Anemia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Anemia

Informação sobre Anemia

Quando há uma diminuição de eritrócitos sanguíneos, representada na análise como uma diminuição da hemoglobina, falamos da anemia. O paciente apresenta fadiga, palidez da pele e das mucosas e taquicardia (aumento da frequência cardíaca). O tratamento deve ser direcionado para o tipo de anemia diagnosticada e pode até mesmo exigir transfusões de sangue. Em caso de uma anemia grave, a ausência de células portadoras de oxigênio podem levar a episódios de isquemia do tecido.

Possui uma dúvida concreta sobre Anemia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Anemia

O principal tópico sobre anemia é que ela não é uma doença mas sim o sinal de uma doença. O ponto básico é: o que está causando esta anemia? Assim como uma febre pode ter como causa algo tão simples como um resfriado comum que vai curar sozinho ou uma meningite iniciando e que vai matar o paciente em 36 horas assim é a anemia: pode ser algo simples e fácil de resolver ou pode ser algo complexo e as vezes grave. Deve ser sempre investigada por um médico. Não fique tomando vitaminas nem ferro que a tua amiga ou o teu vizinho ou o balconista da farmácia sugeriu. Vá a um médico. Tem que achar a causa.
Dr. Irineu Umberto Librenza
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

|

Paranavaí

Anemia não é uma doença, mas sim uma manifestação de doença. O que define o estado anêmico é a queda dos níveis de hemoglobina abaixo dos valores normais. O exame indicado para o diagnóstico da anemia é o hemograma; nele, há também os índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW), que dão pistas sobre o tipo e a causa da anemia. Com base no hemograma, o Hematologista pode solicitar exames complementares para confirmar a causa da anemia, e assim escolher o tratamento adequado. As causas e os mecanismos são muito variados e complexos, e o Hematologista é o profissional mais indicado. Os sintomas mais comuns são a palidez, o cansaço, a sonolência.
Dr. Alexandre Mello de Azevedo
Dr. Alexandre Mello de Azevedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Hematologista

|

São Paulo

A anemia é um dos principais achados que levam uma pessoa a procurar um hematologista. Ela é caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos, as hemácias, no sangue periférico. A anemia tem inúmeras causas, contudo a causa mais comum é por deficiência de ferro. E nestes casos, o tratamento também é bem simples, a maioria das vezes com medicação oral. Para definir a causa da anemia, são feitos alguns exames laboratoriais e, as vezes, pode ser necessário a realização de exames de imagem específicos.
Dra. Ticiane Marques da Costa Carvalho
Dra. Ticiane Marques da Costa Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Hematologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Anemia?

Nossos especialistas responderam 95 perguntas sobre Anemia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Não, a beterraba, ao contrário do que a crença popular diz, não é um alimento rico em ferro.

  • 59
  • 57
  • 82
Dra. Carolina Oliboni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

São Paulo

Microcitose e hipocromia significam que suas hemácias (glóbulos vermelhos) estão pequenas e com pouca hemoglobina. Pode haver anemia ou não. Existem milhares de causas para isso, a mais comum é a deficiência de ferro. Você precisa de um médico que o acompanhe para tentar descobrir a causa dessa alteração laboratorial e trará-la se for possível.

  • Obrigado 96
  • 1 especialista está de acordo
  • 22
  • 6
  • 146
Dr. André Salgado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Intensivista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Marcar consulta

A eosinofilia pode estar associada a patologias alérgicas como asma / dermatites ou a presenta de parasitoses intestinais (também conhecido como verminoses). Existem outras patologias mais raras associadas a eosinofilia. Anisocisotose e estomatocitos + (pode chegar até ++++) pode estar associado a aumento da produção das células do sangue com liberação de células mais rápido de vários tamanhos e em formato de boca, geralmente associado a anemia o que você não cita na sua pergunta. O importante é investigar a causa da eosinofilia e verificar a necessidade de tratamento.

  • 31
  • 8
  • 20
Dra. Fernanda de Oliveira Santos

Hematologista

São Paulo

Somente se a causa das plaquetas baixas for uma doença chamada "Anemia Perniciosa". Esta doença caracteriza-se por uma baixa absorção da vitamina b12 dos alimentos e sua consequente deficiência no organismo. Como a vitamina b12 é essencial para a fabricação de hemácias, leucócitos e plaquetas todos estes elementos apresentam-se diminuídos no sangue com destaque para os glóbulos vermelhos ( as hemácias ) e é daí porque o seu nome enfatiza a anemia. Mas causa também baixa de plaquetas. O tratamento com vitamina b12 corrige todos os problemas e deve ser feito com injeções intramusculares de vitamina b12 já que ela não é absorvida no intestino. A doença não tem cura mas uma injeção periódica de vitamina b12 ( geralmente a cada 3 meses ) mantém a pessoa completamente sadia com plaquetas, leucócitos e hemácias em número normal.

  • 316
  • 84
  • 3150
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

Paranavaí

Ver as 95 perguntas sobre Anemia