Paciente tem 77 anos foi indicado operação por prótese qual o risco pe...

A cirurgia de aneurisma deve ter um risco menor do que de não fazer nada. Ou seja, se não operar, o risco de romper deve ser maior do que o risco da cirurgia de operar. O problema é que isso é muito teórico. Varia muito de paciente a paciente e principalmente com as comorbidades (ou seja, doenças associadas). A cirurgia endovascular trouxe uma alternativa menos invasiva, mas não é isenta de complicações. Existem casos onde a cirurgia aberta ainda é melhor. Resumindo, é preciso avaliar os exames e o paciente para estimar os riscos. À disposição.

O tratamento cirúrgico do aneurisma de aorta por técnica endovascular (com prótese), apresenta um risco menor que a cirurgia convencional. No entanto se faz necessária uma boa avaliação clínica do paciente além de uma avaliação do tamanho/diâmetro do aneurisma para avaliar o risco de complicações.

Com técnica endovascular, o tratamento de aneurismas de aorta com implante de endoprótese diminuiu muito os riscos da cirurgia. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Ficamos à disposição.

Ver as 38 perguntas sobre Aneurisma

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Aneurisma?

Nossos especialistas responderam 38 perguntas sobre Aneurisma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.