Autismo - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Autismo

Informação sobre Autismo

O autismo é um transtorno genético do desenvolvimento neurológico que é detectado na infância, quando a criança é incapaz de produzir habilidades sociais: comportamentos verbais e não verbais, interação com os outros, bem como criar emoções e ideias. Especificamente, os especialistas recomendam que tem que se deve estar atento ao progresso da criança entre 18 e 36 meses.

Possui uma dúvida concreta sobre Autismo? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Autismo

A criança com Transtorno do Espectro Autista apresenta dificuldades na interação e comunicação social, padrões de comportamentos restritos e repetitivos, além de prejuízo na comunicação social. Há existência de movimentos motores, falas repetitivas, inflexibilidade quanto a sua rotina, rituais padronizados de linguagem, muita ou pouca resposta a estímulos sensoriais e interesses fixos e anormais em determinados objetos. Também há dificuldade em estabelecer uma conversa normal, iniciar ou continuar uma interação, anormalidades no contato visual, expressões e também de linguagem. Faço a investigação, acompanhamento e tratamento dessa condição visando melhora do comportamento social e pessoal.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São José dos Campos

Trata-se de uma estruturação subjetiva em que o indivíduo não entra no laço social ou o faz de modo muito fragmentado, mesmo com os pais e cuidadores. O diagnóstico normalmente é feito pelo pediatra e quanto mais cedo, melhores são as perspectivas do tratamento psicanalítico, que buscará meios de encontrar a subjetividade do sujeito e criar modos possíveis de estar na relação pela palavra, o jogo, o gesto compartilhado. A parceria do psicanalista com o(a) cuidaror(a) é fundamental ao longo do trabalho.
Beatriz Chnaiderman

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

A prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem aumentado de forma significativa nas últimas décadas, no entanto, este diagnóstico nem sempre é feito precocemente.O apoio de instrumentos padronizados podem auxiliar na decisão diagnóstica, na comunicação entre os profissionais e a monitorar a resposta a intervenções terapêuticas.Para crianças pequenas com suspeita de Autismo, a avaliação é o diferencial para o diagnóstico clínico.Você suspeita que seu filho (a) tenha Autismo?Ou está em investigação diagnóstica?Deixe-me uma mensagem que podemos conversar mais sobre isso.Casos tardios ou suspeitas tardias de TEA também são avaliados, satisfazendo os critérios diagnósticos do DSM-5.
Dra. Marlene Galdino
Dra. Marlene Galdino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Campinas

No autismo, o principal comprometimento está nas áreas de habilidade social, linguagem e comportamentos repetitivos. As crianças são, em sua grande maioria, incapazes de reconhecer o pensamento dos outros, de modo que não conseguem prever o que estariam pensando. Em crianças mais novas, é comprometido o “brincar de faz de conta”. O diagnóstico do autismo é clínico, dependente da avaliação do Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Não há cura conhecida. Todavia, avanços são encontrados quando há um investimento o mais precoce possível na criança. O uso de medicamentos não é obrigatório, mas pode ser necessário com o objetivo de capacitar a criança a participar da escola e da família.
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Vitoria

Processo diagnóstico de Autismo em todas as idades com uso de instrumentos de rastreio (quando dentro da faixa etária atendida) e/ou técnicas especializadas tendo em conta as características diagnósticas do quadro.
Ana Carolina Praça Cirino
Ana Carolina Praça Cirino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Autismo?

Nossos especialistas responderam 44 perguntas sobre Autismo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A criança do espectro autista realmente tem comprometimento na linguagem mas também em outros aspectos. Somente dificuldade na linguagem não necessariamente se configura em autismo. Por isso, para diagnosticar é necessário uma avaliação com psicólogo, médico , fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional para assim fechar o espectro autista. Te oriento a leva-lo primeiramente a um fonoaudiólogo, posteriormente vai levando aos outros profissionais conforme suas condições. Fico a disposição. Boa sorte!

  • 63
  • 37
  • 32
Dra. Idenise Naiara Lima Soares

Psicóloga

Maceió

O ideal é um acompanhamento com psicólogo e neurologista. A homeopatia entraria como tratamento alternativo.

  • 179
  • 36
  • 671
Dr. Carlos Eduardo Baptista de Aguiar

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Somente estas características são insuficientes para fechar um diagnóstico de autismo. Existem pessoas que são mais introvertidas, e mantém certo grau de isolamento. Caso este tipo de introversão e isolamento esteja causando algum tipo de sofrimento ou prejuízos para a pessoa, penso que o mais adequado seria ele procurar uma ajuda profissional.

  • 8
  • 14
  • 0
Luciano Mesquita de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Salvador

Marcar consulta

Olá! Me parece que ele tem a cognição preservada já que conseguiu terminar uma faculdade. Diante disso, ele tem muitas possiblidades. É importante que ele tenha um acompanhamento psicológico e a família também precisa de orientação para lidar da melhor maneira com o quadro.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 9
  • 4
  • 0
Ana Celma Dantas Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Aracaju

Ver as 44 perguntas sobre Autismo