Bruxismo - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bruxismo

Os especialistas falam sobre a Bruxismo

O bruxismo é o mal do século. Trata-se de um distúrbio parafuncional e multifatorial, ou seja, apresenta diversas causas. E, portanto, merece um tratamento multidisciplinar (diversas especialidades). Sugiro realizar uma avaliação completa com seu Dentista de confiança para avaliar as causas do bruxismo, se há contatos prematuros, se está indicado ortodontia ou ajustes oclusais seletivos ou ainda se pode estar indicada uma placa interoclusal (Placa de Michigan) para proteger os dentes e diminuir possíveis dores e distúrbios articulares (DTM). São muitos os tratamentos possíveis. Procure um profissional qualificado.
Dr. Gustavo Zanardi
Dr. Gustavo Zanardi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Balneario Camboriu

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir: Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão) Outros problemas do sono, como a apneia do sono Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças) Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos.
Marcio Roberto de Avila
Marcio Roberto de Avila Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Curitiba

Bruxismo é o ranger dos dentes durante o sono e trismo é o apertar forte dos dentes durante o sono. Existem teorias variadas sobre a origem desse distúrbio do movimento durante o sono, mas nenhuma que seja absoluta. O bruxismo e o trismo podem gerar desgaste dos dentes, problemas de ATM, dores dentárias e em musculatura cefálica. O diagnóstico pode ser pelo simples relato, como pela filmagem de familiar, como por polissonografia. O tratamento do bruxismo envolve placa de mordedura, medicamentos antidepressivos e até mesmo aplicação de toxina botulínica na musculatura mastigatória.
Willian Rezende do Carmo
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

Ranger os dentes ou o aperto excessivo dos dentes. O Bruxismo consiste na hiperatividade do músculo masseter, podendo originar dor de cabeça, dor muscular, interrupção do sono, disturbios na articulação temporomandibular, assim como a fratura ou absorção óssea com consequente perda dos dentes. O tratamento é realizado pelo uso de placas oclusais e também pode ser aplicada toxina botulinica neste músculo. O procedimento é praticamente indolor.
Dra. Roberta Papaleo
Dra. Roberta Papaleo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista

|

Belo Horizonte

O Bruxismo é uma patologia dos maxilares causado pela sobrecarga muscular noturna com aparecimento de rangidos noturnos dos dentes, apertamento diurno, tem ligação direta com a qualidade do sono. Estima-se que 40% da população brasileira possuí esse hábito parafuncional que pode causar dores na face e cabeça (cefaleias). A incidência é maior em mulheres, podendo acarretar qualquer faixa etária. O tratamento pode ser com placas miofuncionais, toxina botulínica, medicamentos e em casos extremos com ajuda de outros profissionais (psiquiatra, geriatra e etc.). Os hormônios do estresse munidos de ansiedade podem ser pontos de gatilho para o inicio do quadro clínico, pode envolver também as ATM's
Dr. Thiago Bonifácio de Souza Guimarães
Dr. Thiago Bonifácio de Souza Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Bruxismo?

Nossos especialistas responderam 38 perguntas sobre Bruxismo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia. A melhor opção seria uma avaliação com um especialista em DTM e Dor Oro Facial e também uma avaliação com um(a) psicólogo(a) uma vez que o bruxismo tem origem multifatorial. Esses profissionais podem elaborar um programa de tratamento mais apropriado para o caso. .

  • 43
  • 28
  • 26
Ubirajara Silverio Siqueira

Dentista

Sorocaba

Possivelmente o seu estado emocional esta comprometendo seu sono e a sua vida dentro de um contexto mais amplo. Te oriento a procurar um psicólogo cognitivo comportamental para te auxiliar nessas questões e te ajudar a construir maneiras eficazes de superar esse momento.

  • 73
  • 87
  • 68
Thiago Caltabiano Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

São Paulo

Marcar consulta

O Bruxismo pode ser causado por inumeros fatores sendo mais comprovado por fatores de strees e ansiedade. Quando alguma patologia é dita como hereditária ela deve ser comprovadamente ligada a um dos familiares. Pensando que questões familiares que geram ansiedade e stress podem contaminar uma famila toda pode sim estar ligado porem não ser "hereditario". Agende uma consulta com um profissinal para uma melhor avaliação.

  • 10
  • 2
  • 2
Pedro Henrique Faria Denofrio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

São Paulo

Marcar consulta

Olá, o bruxismo do sono não acontece pelo fato de ter extraído os dentes. Se dá quando acontecem micro despertares, e é o seu Sistema Nervoso Central que comanda. O fato de vocês terem percebido na mesma época da extração, foi uma coincidência. Para saber mais, procure um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

  • 44
  • 32
  • 14
Dra. Viviane Lopez Blanck Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 38 perguntas sobre Bruxismo