Tenho bruxismo á muito tempo , mas só agora eu percebe esse problema ,...

O primeiro profissional a procurar deve ser o dentista. A partir daí ele vai propor um "tratamento controle" do bruxismo (placa miorrelaxante, toxina botulínica entre outros) e depois tratar suas consequências como por exemplo desgaste dos dentes. Verificará a necessidade de encaminhar para outros profissionais de acordo com seu caso (Ortodontista, psicólogo, dentista buco-maxilo, fisioterapeuta etc)

Prezado (a), a assimetria facial pode ser causada por diversos fatores, um deles inclusive seria a força da musculatura mastigatória (mastigar mais de um lado do que de outro por exemplo). Seria interessante procurar um profissional capacitado, especialista em ATM, para uma avaliação minuciosa e individual. Caso seja um problema muscular ou articular a fisioterapia pode ajudá-la(o)

Espero ter ajudado, melhoras!

Precisa procurar um profissional em ATM para tratar e se orientar com relação ao maxilar, também fazer psicoterapia com psicólogo(a) para entender a origem dessa doença e o bruxismo é uma doença que também está atrelada a ansiedade, oriento a fazer atividades físicas como fazer caminhadas(firmes e contínuas - ouvindo música), danças(shiban, aérobicas e outras) ou lutas(muhai tay, caratê, boxe e outros).

Você deve procurar um profissional especialista em ATM para avaliar o seu caso e, se houver necessidade, ele te encaminhará para outras especialidades, como reconstruir os dentes desgastados, reposicionar melhor os dentes através de aparelho ortodôntico, etc. Mas respondendo o seu questionamento, só usar uma placa para o bruxismo não vai recuperar o posicionamento da sua mandíbula, vai apenas impedir os desgastes dentários e a sobrecarga muscular que ocorre no apertamento dos dentes.
Att.
Dra Danielle Frota

Ver as 35 perguntas sobre Bruxismo

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Bruxismo?

Nossos especialistas responderam 35 perguntas sobre Bruxismo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.