Bulimia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bulimia

Informação sobre Bulimia

O que é?

A bulimia é um transtorno alimentar. A pessoa come compulsivamente e depois se utiliza de ferramentas inadequadas para perder peso rapidamente. O mais comum desses métodos é a indução ao vômito. O uso de laxantes, dietas inadequadas, drogas como a cocaína e o consumo excessivo de cafeína também são incluídos entre essas ferramentas que visam reduzir o peso. A doença é bem mais comum em mulheres, especialmente em jovens e adolescentes.

Qual é a causa?

A causa exata da bulimia não é conhecida. São apontados alguns fatores que podem aumentar a possibilidade do desenvolvimento da doença. O aspecto ambiental é considerado o principal motivador. Especialmente no caso das mulheres a pressão social para ter um corpo mais magro levaria ao desenvolvimento dessa condição. Não são descartados fatores genéticos.

Quais os sintomas?

- Exagero na ingestão de alimentos sem que o peso acompanhe esse hábito alimentar - indução ao vômito- uso em excesso de laxantes ou diuréticos - dietas severas seguidas por perda de controle na alimentação- depressão - ansiedade- automutilação- comportamento obsessivo compulsivo - problemas nos dentes e gengivas- desidratação- fadiga- ressecamento da pele - arritmia cardíaca- irregularidade ou perda da menstruação- prisão de ventre - sono em excesso- baixa autoestima- perfeccionismo - dificuldade em encontrar atividades prazerosas- insatisfação constante

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista com o paciente é suficiente para fazer o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Há possibilidade de uso de medicamentos antidepressivos e psicoterapia no combate a essa doença.

Possui uma dúvida concreta sobre Bulimia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos,geralmente ricos em calorias,seguida por métodos compensatórios.Na bulimia ocorre a compulsão por alimentos seguida por métodos compensatórios. Na anorexia a pessoa deixa de se alimentar,perdendo peso rapidamente, chegando às vezes a um estado de desnutrição severa que pode levar à morte.Alguns pacientes podem apresentar também fadiga, desmaios,ressecamento da pele, oscilações de humor e depressão.A bulimia pode ser causada por fatores psicológicos,biológicos, familiares e culturais.A bulimia tem cura e seu tratamento consiste em medicamentos antidepressivos,terapia individual e grupo.
Dra. Monica Araujo Rodrigues Elisiario
Dra. Monica Araujo Rodrigues Elisiario Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Belo Horizonte

A Bulimia e a Anorexia são transtornos considerados alimentares pela comunidade médica, porém o que os pacientes muitas vezes desconhecem são as causas do inconsciente que estão relacionadas a esses comportamentos. É preciso que o paciente crie dentro de si um espaço de continência para dar conta de suas emoções a ponto de quem sabe extinguir tais comportamentos. Quando uso o termo continência quero dizer: Somos um caldeirão de emoções e na bulimia e anorexia o paciente está transbordando de maneira que não consegue lidar com suas emoções. Nosso trabalho vai de encontro com essa ideia no sentido de ou aumentar o tamanho do caldeirão ou acomodar as emoções dentro do que já existe.
Danilo Firmino da Costa

Psicólogo

|

São Paulo

Tem perguntas sobre Bulimia?

Nossos especialistas responderam 9 perguntas sobre Bulimia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Prezada Mãe, A dificuldade em aderir ao tratamento é muito comum. Infelizmente, mais de 50% das pessoas com diagnóstico psiquiátrico não utilizam as medicações da forma preconizada. Daí a importância de uma avaliação criteriosa, em que as alternativas possam ser discutidas e as dúvidas esclarecidas. O contato com o seu médico deve ser estabelecido sempre que vc., mãe, ou sua filha julguem necessário. Quanto mais cedo é realizado o início do tratamento, melhor será o prognóstico e a qualidade de vida. Os estudos comprovam que crianças que sofrem "bullying" tem mais chances de desenvolver outras patologias de ordem emocional e incorrer em tentativas de suicídios. E, respondendo à sua pergunta, que tal deixarmos os estigmas de lado e procurar um Médico-Psiquiatra? Um abraço da Dra. Andrea Della Fávera.

  • Obrigado 38
  • 13 especialistas de acordo
  • 127
  • 103
  • 417
Dra. Andrea Della Favera Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Está pergunta está muito vaga, pois um diagnostico de bulimia envolve uma serie de questões, no entanto algumas coisas são básicas para que você comece a pensar nessa questão. 1- O desejo de inerir alimentos descontroladamente seguido de vomito, abuso de laxantes para impedir o ganho de peso. Pessoas com Bulimia estão sempre preocupadas com a aparência, principalmente com o peso. 2- A causa exata é desconhecida trata-se de um trastorno alimentar. Onde muitos fatores estão envolvidos. Vai desde a mídia com padrões de aparência e estilo, até regras rígidas e padrões familiares. 3- Os transtornos alimentares estão muito relacionados a família com de alto padrão de exigência. A disposição Dra. Sayonara Machado

  • 311
  • 290
  • 177
Dra. Sayonara Machado

Psicóloga

Rio de Janeiro

Bulimia tipo purgativa e Anorexia tipo purgativa são transtornos alimentares que compartilham várias características em comum e por conta disso muitas vezes se confundem. e muitas vezes ocorrem em um mesmo indivíduo em períodos de tempo diferentes. A principal diferença entre Bulimia tipo purgativa e Anorexia tipo purgativa é em relação ao peso. Para ser Anorexia tipo purgativa é necessário que o indivíduo mantenha um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Caso o peso seja normalizado, algumas vezes o melhor diagnóstico passa a ser Bulimia tipo purgativa. Independente do nome do transtorno alimentar, é fundamental um acompanhamento multiprofissional, idealmente com: psicólogos, médicos, nutricionistas, dentistas e educadores físicos. Respeitosamente,

  • 208
  • 555
  • 1913
Dr. Fábio José Pereira da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Pensando na dinamica psiquica do bulimico, podemos notar uma necessidade em destruir: tanto o alimento, quanto o proprio organismo. A bulimia está intimimente ligada com o relacionamento parental. É útil descobrir por meio da terapia quem de fato o bulimico quer destruir? Conhecer a voracidade que o aflige, uma vez que ele quer tudo: quer comer o "mundo", e na mesma medida manter um corpo esbelto. Existem vários enigmas que precisamos desvendar para o bulimico encontrar a cura.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 38
  • 29
  • 30
Léa Michaan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 9 perguntas sobre Bulimia