Caspa - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Caspa

Informação sobre Caspa

O que é caspa?

A pele está constantemente se renovando e células mortas do couro cabeludo se descamam e isso é chamado de caspa. Isso acontece em todas as pessoas, mas quando a descamação é excessiva pode tornar-se um problema. O nome médicos dizem que este distúrbio pode ser pitiríase capilar.

Qual é a causa da caspa?

Em alguns casos, a caspa é devido ao ressecamento do couro cabeludo, que pode ser causado por repetidas lavagens do cabelo com xampu agressivo. Em outros momentos, pode ser devido à infecção por fungos denominados dermatófitos (Tinea capitis), psoríase (às vezes como o único local da doença), ou dermatite seborréica.

Este último, também chamado de eczema seborréica, pode ser leve e causar problemas somente no inverno, ou ser tão grave que provoca escamação em outras partes do corpo, e durante todo o ano.

Dermatite seborréica são placas gordurosas como farelo de áreas seborréica (pele do couro cabeludo, ao redor do nariz, rugas do rosto, sobrancelhas, orelhas e parte superior do tronco). Essas placas podem ter coceira e ficarem vermelhas.

A condição piora no inverno e tende a melhorar durante o verão, quando a luz do sol alivia os sintomas.

Os fatores mais importantes nesta doença estão o estresse e um fungo chamado Pityrosporum ovale (os antifúngicos tratamentos antifúngicos, ajudar a resolver o problema).

Doença grave pode aumentar o problema. A forte tendência à dermatite seborréica ou descamação aparece de repente em uma pessoa de meia-idade que nunca havia feito tais distúrbios podem ser um sinal de infecção pelo HIV.

Você pode evitar a caspa?

Às vezes é difícil evitar completamente a caspa, mas pode ser mantida sob controle. O distúrbio também pode melhorar com a idade.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Alguns shampoos contêm substâncias antifúngicas que controlam o germe envolvido na dermatite seborréica. Nos casos refratários ou devido à psoríase, são necessários shampoo com ácido salicílico. Luz solar ou artificial raios UV pode melhorar a dermatite seborréica. No entanto, tomar sol em excesso pode causar rugas ou câncer de pele.

Qual é o tratamento da caspa?

Um tratamento antifúngico com um shampoo suave, mas eficaz. Pessoas com problemas graves devem pedir ao médico para enviá-los a um dermatologista (especialista da pele).

Possui uma dúvida concreta sobre Caspa? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Caspa?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Caspa.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O melhor a ser feito é voltar ao Dermatologista que te atendeu e examinou pra que ele possa avaliar novamente. Muitas vezes é necessário associar outras medicações ou aumentar, gradativamente a potência do shampoo!

  • 18
  • 12
  • 42
Dra. Manuela Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio de Janeiro

Olá! A dermatite seborréica, principal causadora daquilo que se chama popularmente caspa, pode acometer outras áreas além do couro cabeludo. Qualquer área pode ser acometida, mas há áreas preferenciais, como atrás das orelhas, entre as sobrancelhas, na base dos cílios, ao lado do nariz, e outras. A psoríase pode ser muito semelhante e pode ocorrer conjuntamente com a dermatite seborréica. Procure seu dermatologista para que ele faça seu diagnóstico preciso e lhe oriente o tratamento mais adequado.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 10
  • 2
  • 11
Dr. Emmanuel Pereira Benevides Magalhães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Fortaleza

A descamação em couro cabeludo pode corresponder a um quadro de dermatite seborréia , a famosa caspa que também pode afetar a face e outras áreas do corpo . É necessário uma avaliação com o dermatologista para avaliar melhor o caso da sua filha , já que descamação branca tambem pode estar associado a dermatites de contato e infecções por fungos. Marque uma consulta .

  • 68
  • 11
  • 29
Dra. Kaliandra Vanni Cainelli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio de Janeiro

Depende muito do tipo de dermatite seborreica e se você tem mesmo a doença

  • 7
  • 2
  • 3
Dr. Marcelo Berman

Dermatologista

Marabá

Ver as 10 perguntas sobre Caspa