Caspa - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Caspa

Descrição

O que é caspa?

A pele está constantemente se renovando e células mortas do couro cabeludo se descamam e isso é chamado de caspa. Isso acontece em todas as pessoas, mas quando a descamação é excessiva pode tornar-se um problema. O nome médicos dizem que este distúrbio pode ser pitiríase capilar.

Qual é a causa da caspa?

Em alguns casos, a caspa é devido ao ressecamento do couro cabeludo, que pode ser causado por repetidas lavagens do cabelo com xampu agressivo. Em outros momentos, pode ser devido à infecção por fungos denominados dermatófitos (Tinea capitis), psoríase (às vezes como o único local da doença), ou dermatite seborréica.

Este último, também chamado de eczema seborréica, pode ser leve e causar problemas somente no inverno, ou ser tão grave que provoca escamação em outras partes do corpo, e durante todo o ano.

Dermatite seborréica são placas gordurosas como farelo de áreas seborréica (pele do couro cabeludo, ao redor do nariz, rugas do rosto, sobrancelhas, orelhas e parte superior do tronco). Essas placas podem ter coceira e ficarem vermelhas.

A condição piora no inverno e tende a melhorar durante o verão, quando a luz do sol alivia os sintomas.

Os fatores mais importantes nesta doença estão o estresse e um fungo chamado Pityrosporum ovale (os antifúngicos tratamentos antifúngicos, ajudar a resolver o problema).

Doença grave pode aumentar o problema. A forte tendência à dermatite seborréica ou descamação aparece de repente em uma pessoa de meia-idade que nunca havia feito tais distúrbios podem ser um sinal de infecção pelo HIV.

Você pode evitar a caspa?

Às vezes é difícil evitar completamente a caspa, mas pode ser mantida sob controle. O distúrbio também pode melhorar com a idade.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Alguns shampoos contêm substâncias antifúngicas que controlam o germe envolvido na dermatite seborréica. Nos casos refratários ou devido à psoríase, são necessários shampoo com ácido salicílico. Luz solar ou artificial raios UV pode melhorar a dermatite seborréica. No entanto, tomar sol em excesso pode causar rugas ou câncer de pele.

Qual é o tratamento da caspa?

Um tratamento antifúngico com um shampoo suave, mas eficaz. Pessoas com problemas graves devem pedir ao médico para enviá-los a um dermatologista (especialista da pele).

      Tem perguntas sobre Caspa?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Caspa receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 7 perguntas sobre Caspa. Estas são as mais populares:

      Estou com descamação no couro cabeludo que segue para a testa, é uma especie de uma capa no couro, que desgrudam sozinhas, ou quando as tiro, fica machucado. O que faço?

      Resposta de Dra. Hilda Kusel: Provavelmente nao eh caspa e sim psoriase. Marque consilta com um dermatologista para diagnostico.

      Qual o melhor shampoo contra caspa?

      Resposta de Dra. Manuela Reis: Infelizmente essa pergunta não tem uma resposta... O melhor shampoo depende do seu caso! A dermatite seborréica (caspa) tem vários estágios... Cada um deles tem um tratamento específico! Com a variedade de opções escolheremos o melhor para o seu caso! Procure um especialista!

      Tenho caspa persistente, aderente ao couro cabeludo e as vezes acompanhado de coceira. Uso o Kerium DS, mas não vi resultado. O que devo fazer?

      Resposta de Dra. Manuela Reis: O melhor a ser feito é voltar ao Dermatologista que te atendeu e examinou pra que ele possa avaliar novamente. Muitas vezes é necessário associar outras medicações ou aumentar, gradativamente a potência do shampoo!

      Qual é o especialista a consultar por caspa persistente?

      Resposta de Dra. Mariana Modesto Dantas de Andrade Lima: A caspa nada mais é do que uma manifestação leve da dermatite seborreica, uma doença inflamatória da pele, de base genética. Muitos fatores inflenciam no seu aparecimento como o estresse emocional, algumas medicações e também algumas doenças neurológicas. É importante procurar um...

      Ver as 7 perguntas sobre Caspa