Descrição

O que é caspa?

A pele está constantemente se renovando e células mortas do couro cabeludo se descamam e isso é chamado de caspa. Isso acontece em todas as pessoas, mas quando a descamação é excessiva pode tornar-se um problema. O nome médicos dizem que este distúrbio pode ser pitiríase capilar.

Qual é a causa da caspa?

Em alguns casos, a caspa é devido ao ressecamento do couro cabeludo, que pode ser causado por repetidas lavagens do cabelo com xampu agressivo. Em outros momentos, pode ser devido à infecção por fungos denominados dermatófitos (Tinea capitis), psoríase (às vezes como o único local da doença), ou dermatite seborréica.

Este último, também chamado de eczema seborréica, pode ser leve e causar problemas somente no inverno, ou ser tão grave que provoca escamação em outras partes do corpo, e durante todo o ano.

Dermatite seborréica são placas gordurosas como farelo de áreas seborréica (pele do couro cabeludo, ao redor do nariz, rugas do rosto, sobrancelhas, orelhas e parte superior do tronco). Essas placas podem ter coceira e ficarem vermelhas.

A condição piora no inverno e tende a melhorar durante o verão, quando a luz do sol alivia os sintomas.

Os fatores mais importantes nesta doença estão o estresse e um fungo chamado Pityrosporum ovale (os antifúngicos tratamentos antifúngicos, ajudar a resolver o problema).

Doença grave pode aumentar o problema. A forte tendência à dermatite seborréica ou descamação aparece de repente em uma pessoa de meia-idade que nunca havia feito tais distúrbios podem ser um sinal de infecção pelo HIV.

Você pode evitar a caspa?

Às vezes é difícil evitar completamente a caspa, mas pode ser mantida sob controle. O distúrbio também pode melhorar com a idade.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Alguns shampoos contêm substâncias antifúngicas que controlam o germe envolvido na dermatite seborréica. Nos casos refratários ou devido à psoríase, são necessários shampoo com ácido salicílico. Luz solar ou artificial raios UV pode melhorar a dermatite seborréica. No entanto, tomar sol em excesso pode causar rugas ou câncer de pele.

Qual é o tratamento da caspa?

Um tratamento antifúngico com um shampoo suave, mas eficaz. Pessoas com problemas graves devem pedir ao médico para enviá-los a um dermatologista (especialista da pele).

Tem perguntas sobre Caspa?

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os profissionais especialistas em Caspa receberão sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

Nossos especialistas responderam 4 perguntas sobre Caspa. Estas são as mais populares:

Existe tratamento medicamentoso ( drogas e não shampoos) para eliminar a caspa???

Resposta de Dra. Mariana Modesto Dantas de Andrade Lima: Sim, existem várias opções de tratamento para a de...

Qual é o especialista a consultar por caspa persistente?

Resposta de Dra. Mariana Modesto Dantas de Andrade Lima: A caspa nada mais é do que uma manifestação leve d...

Ver as 4 perguntas sobre Caspa

Últimas mensagens no fórum Caspa

Não há temas neste fórum. Seja o primeiro!

Gostaria de compartir com outros usuários alguma experiência relacionada com Caspa? Visite fórum de Caspa ou inicie um novo tema