Caspa - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Caspa

Informação sobre Caspa

O que é caspa?

A pele está constantemente se renovando e células mortas do couro cabeludo se descamam e isso é chamado de caspa. Isso acontece em todas as pessoas, mas quando a descamação é excessiva pode tornar-se um problema. O nome médicos dizem que este distúrbio pode ser pitiríase capilar.

Qual é a causa da caspa?

Em alguns casos, a caspa é devido ao ressecamento do couro cabeludo, que pode ser causado por repetidas lavagens do cabelo com xampu agressivo. Em outros momentos, pode ser devido à infecção por fungos denominados dermatófitos (Tinea capitis), psoríase (às vezes como o único local da doença), ou dermatite seborréica.

Este último, também chamado de eczema seborréica, pode ser leve e causar problemas somente no inverno, ou ser tão grave que provoca escamação em outras partes do corpo, e durante todo o ano.

Dermatite seborréica são placas gordurosas como farelo de áreas seborréica (pele do couro cabeludo, ao redor do nariz, rugas do rosto, sobrancelhas, orelhas e parte superior do tronco). Essas placas podem ter coceira e ficarem vermelhas.

A condição piora no inverno e tende a melhorar durante o verão, quando a luz do sol alivia os sintomas.

Os fatores mais importantes nesta doença estão o estresse e um fungo chamado Pityrosporum ovale (os antifúngicos tratamentos antifúngicos, ajudar a resolver o problema).

Doença grave pode aumentar o problema. A forte tendência à dermatite seborréica ou descamação aparece de repente em uma pessoa de meia-idade que nunca havia feito tais distúrbios podem ser um sinal de infecção pelo HIV.

Você pode evitar a caspa?

Às vezes é difícil evitar completamente a caspa, mas pode ser mantida sob controle. O distúrbio também pode melhorar com a idade.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Alguns shampoos contêm substâncias antifúngicas que controlam o germe envolvido na dermatite seborréica. Nos casos refratários ou devido à psoríase, são necessários shampoo com ácido salicílico. Luz solar ou artificial raios UV pode melhorar a dermatite seborréica. No entanto, tomar sol em excesso pode causar rugas ou câncer de pele.

Qual é o tratamento da caspa?

Um tratamento antifúngico com um shampoo suave, mas eficaz. Pessoas com problemas graves devem pedir ao médico para enviá-los a um dermatologista (especialista da pele).

Possui uma dúvida concreta sobre Caspa? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Caspa

A dermatite seborreica (caspa) é uma doença inflamatória crônica que pode surgir em qualquer idade, e pode atingir algumas áreas do corpo com couro cabeludo, face, sobrancelhas, orelhas e região do tronco. Os sintomas normalmente são descamação e vermelhidão no local que podem piorar em climas frios e secos, estresse emocional e ingestão de bebida alcóolica. O tratamento varia de acordo com o grau do quadro.
Dra. Cíntia Gomes Rocha
Dra. Cíntia Gomes Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

|

Brasilia

A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, caracteriza-se por um quadro de escamação do couro cabeludo. Pode também ser acompanhado por coceira e irritação, e que por vezes causa grande desconforto e constrangimento aos pacientes. O tratamento pode ser realizado com soluções, shampoos, e em casos mais intensos com medicações orais.
Dra. Luiza de Queiroz Ottoni
Dra. Luiza de Queiroz Ottoni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Belo Horizonte

A dermatite seborreica, conhecida como "caspa", é uma doença relacionada ao aumento da produção de sebo ("gordura da pele") levando a inflamação que aparece como vermelhidão e descamação na pele. Não é uma doença contagiosa, ou seja, não se passa e não se pega de ninguém. O indivíduo já nasce predisposto à doença, que costuma ter início na adolescência ou na vida adulta. As áreas mais afetadas são justamente as mais oleosas: couro cabeludo, testa e ao lado do nariz. É uma doença crônica, ou seja, não tem cura. precisa de cuidados diários a serem indicados pelo dermatologista (sabonetes e shampoos) específicos.
Dra. Fabiana Caraciolo
Dra. Fabiana Caraciolo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Caspa?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Caspa.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. Antes de mais nada é importante saber se é caspa mesmo que o seu filho tem. Algumas doenças dermatológicas parecem com a caspa, mas não são. Consulte um dermatologista e tire suas dúvidas. Espero ter ajudado.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 298
  • 67
  • 387
Dra. Cintia Guedes Mendonça Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

São Paulo

Marcar consulta

O melhor a ser feito é voltar ao Dermatologista que te atendeu e examinou pra que ele possa avaliar novamente. Muitas vezes é necessário associar outras medicações ou aumentar, gradativamente a potência do shampoo!

  • 18
  • 21
  • 55
Dra. Manuela Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá. Consulte um dermatologista. O que pode paracer uma caspa pode ser outra coisa. Como ela tem 2 aninhos, não use medicamentos por conta própria, isso pode piorar o quadro. Espero ter ajudado.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 298
  • 67
  • 387
Dra. Cintia Guedes Mendonça Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

São Paulo

Marcar consulta

Pouco provável que o produto tenha lhe ocasionado esse tipo de efeito colateral. Existem diversas doenças do couro cabeludo que podem ocasionar descamação, muitas vezes confundindo o diagnóstico. Sugiro que consulte um dermatologista. Poderá localizar um especialista através do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: www.sbd.org.br Se essas palpitações se mantiveram ou as apresentou outras vezes, deverá também consultar um cardiologista.

  • 131
  • 62
  • 89
Dr. Flavio Leme Ferrari Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio Verde

Ver as 15 perguntas sobre Caspa