Ceratocone - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ceratocone

Os especialistas falam sobre a Ceratocone

Além da adaptação de lentes rígidas para ceratocone, oferecemos LENTES ESCLERAIS, que permitem conforto e uma boa qualidade visual, mesmo em casos avançados de ceratocone. É fundamental que se evite a progressão, realizamos mapas diferenciais da topografia, permitindo detecção de minimas progressões, que uma vez detectada, será tratada adequadamente. Com os avanços atuais nos exames, lentes e tratamentos como crosslinking, implante de anel e mesmo na técnica do transplante de córnea, é possível manter uma boa qualidade visual, mas para isso, o cuidado é essencial.
Dr. Michel Rubin
Dr. Michel Rubin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

Doença que afeta a córnea e leva à miopia e ao astigmatismo de alto grau, com mudanças de grau em um curto período de tempo. Essa doença afina e encurva a córnea. É comprovado que o ato de esfregar os olhos pode causar afinamento corneano em pacientes predispostos, aumento o ceratocone. Surge com maior frequência na adolescência. O principal sintoma é visão borrada. Uma das possibilidades de cura é o transplante de córnea, mas não há garantias e é indicado em casos extremos pelos riscos. A principal possibilidade de que evita a progressão do ceratocone chame-se crosslinking e associa a riboflavina com radiação ultravioleta, evitando a progressão e o transplante de córnea na maioria dos casos
Bruno Botton
Bruno Botton Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Santa Maria

Ceratocone é uma doença da córnea que se inicia na puberdade/adolescência. A córnea afina e fica mais curva, gerando graus altos de miopia e astigmatismo. O seu principal fator desencadeante é o ato de coçar os olhos (tem muita associação com alergia ocular). Uma vez detectada a progressão da doença deve ser realizado o crosslinking, através do qual endurecemos a córnea e assim interrompemos esse processo. É muito importante também os pacientes não coçarem os olhos. Para melhorar a visão no ceratocone seguimos os seguintes passos: 1 - óculos 2 - lentes de contato 3 - anel intraestromal 4 - transplante de córnea. Até 20% dos pacientes podem precisar de transplante de córnea no ceratocone.
Dr. Rodrigo Reis de Oliveira
Dr. Rodrigo Reis de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Feira de Santana

Ceratocone é uma doença degenerativa hereditária da córnea, não inflamatória, progressiva e assimétrica. A córnea perde a forma esférica, tornando-se pontuda e cada vez mais fina na região do cone levando à redução da visão. Pacientes alérgicos com hábito de coçar os olhos tem mais chance de desenvolver ceratocone na adolescência. O diagnóstico é realizado com a topografia e tomografia corneana. O exame oftalmológico deve ser anual ou semestral. O tratamento é realizado com óculos, lentes de contato, implante de anel estroma, crosslinking da córnea e por último com o transplante de córnea.
Dr. Renato Garcia
Dr. Renato Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

É uma doença degenerativa da córnea que faz com que esta se torne irregular e com isso a visão vai ficando borrada. O tratamento depende de diversos fatores, e envolve desde o controle de doenças predisponentes até a melhora da visão com óculos, lentes ou cirurgia
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Ceratocone?

Nossos especialistas responderam 54 perguntas sobre Ceratocone.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O crosslinking visa estacionar a progressão do ceratocone, com taxa de sucesso próxima de 90%. Mesmo nos raros casos que ainda ocorre a progressão, ela é mais lenta e mais branda, pois a córnea fica aproximadamente 4 vezes mais rígida. A taxa de complicações deste procedimento é baixa. Boa sorte

  • 151
  • 105
  • 100
Dr. Bernardo Kaplan Moscovici

Oftalmologista

São Paulo

Um dos principais fatores de progressão do ceratocone é o prurido (coceira) ocular. Então para evitar a progressão deve tratar adequadamente sua alergia ocular (se tiver) e evitar mesmo coçar os olhos... Para melhores orientações e controle, marque uma consulta com um especialista em córnea para fazer seu acompanhamento.

  • 257
  • 116
  • 138
Dra. Aline Andreza Henderson de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Ananindeua

Marcar consulta

Existe uma quantidade muito grande de modelos e desenhos diferentes de lentes rígidas, e muitos modelos novos de lentes surgem para facilitar a vida do paciente. Adaptação de lente é uma rotina que deve ser realizada com o especialista, e algumas vezes é necessário algum desenho especial. O anel de ferrara (ou outro anel intra-estromal) pode fazer com que seu olho se torne mais plano porém não é garantia de que não seja necessario o uso de correção visual pós operatória A indicação cirurgica só deve ser realizada após a certeza de que não existe boa adaptação às lentes de contato.

  • 12
  • 8
  • 3
Dr. Eduardo Heimart Strobel Von Linsingen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Curitiba

Marcar consulta

Olá O colírio de ciprofloxacina e dexametazona, consiste em antibiótico e corticóide, respectivamente. Deve ser utilizado conforme recomendação médica, em casos de inflamação/infecção ocular. A indicação deve ser avaliada pelo oftalmologista e individualizada, pois a formulação pode causar efeitos colaterais a longo prazo, como catarata e aumento da pressão ocular. O que pode agravar o ceratocone é o ato de coçar os olhos causado pelo prurido. Pacientes com ceratocone podem apresentar associadamente alergia ocular, ambos devem ser tratados e acompanhados periodicamente pelo oftalmologista. Adicionalmente, o ato crônico de coçar os olhos pode não só agravar a doença, como também induzir ao ceratocone. Em caso de piora/progressão da doença, está indicado o tratamento com Crosslinking de colágeno corneano, com o objetivo de fortalecer a córnea e, consequentemente, estabilizar a doença.

  • 3
  • 0
  • 0
Dra. Rosane Corrêa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 54 perguntas sobre Ceratocone