Dente Impactado - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dente Impactado

Informação sobre Dente Impactado

O que é?

Dente impactado, que também recebe os nomes de dente encravado ou dente incluso, é o dente que não conseguiu “nascer” no período esperado e assumir sua posição na arcada dentária. O problema não é apenas estético. O surgimento de dentes impactados aumenta a possibilidade da formação de tumores e, por isso, eles precisam ser tratados.

Qual é a causa?

São apontadas como causa dos dentes impactados: - falta de espaço na arcada dentária para o correto desenvolvimento do dente - dentes muito grandes- obstáculos estruturais ou criados pelos dentes vizinhos - resistência do tecido ósseo- densidade do tecido que o encobre - permanência exagerada dos dentes de leite (decíduos) na arcada - perda prematura dos dentes de leite alterando o posicionamento dos dentes permanentes

Quais os sintomas?

Normalmente não são apresentados sintomas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para diagnosticar o problema. É possível a utilização de raios-X para visualizar melhor o posicionamento do dente. Isso também ajudará na hora do tratamento.

Qual o tratamento?

É possível apenas acompanhar a situação desde que ela não esteja causando nenhum problema para o paciente. Todavia, a melhor opção costuma ser a remoção do dente impactado. Essa cirurgia é feita com anestesia local e no próprio consultório do dentista. Posteriormente há a possibilidade da colocação de uma prótese para ajudar a realizar as funções que deveriam ser realizadas pelo dente extraído.

Possui uma dúvida concreta sobre Dente Impactado? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Dente Impactado

Podemos tracionar os dentes impactados através de uma micro-cirurgia realizada em ambiente de consultório mesmo ,com anestesia local (e sedação, se necessário). O tempo para tracionamento pode variar, chegando até a 24 meses em alguns casos mais severos. Também é fundamental que seja solicitada uma tomografia computadorizada do local para checar a posição exata do dente incluso/impactado. Algumas vezes, pode estar indicada sua remoção cirúrgica. Agende uma consulta para tirar suas dúvidas.
Dr. Gustavo Zanardi
Dr. Gustavo Zanardi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Balneario Camboriu

O dente impactado, também denominado incluso, é aquele que, por falta de força de irrupção, não conseguiu romper a camada fibrosa para surgir na cavidade bucal. Há também os dentes semi-impactados, ou semi-inclusos, que se situam em uma situação intermediaria, isto é, não nasceram nem estão encravados no osso. É ocasionado pela falta de espaço na arcada dentária, devido à perda prematura de dentes decíduos ou, ainda, por deficiência de crescimento ósseo. Os dentes que mais apresentam essa anomalia são os terceiros molares (superiores e inferiores) e os caninos superiores. Somente o tratamento ortodôntico aliado a cirurgia poderá corrigir tal problema.
Marcio Roberto de Avila
Marcio Roberto de Avila Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Curitiba

Os dentes impactados ou dentes inclusos ainda são bastante comuns e podem provocar grandes desconfortos. O dente impactado nada mais é do que um elemento dentário sem espaço para erupcionar na arcada dentária. Ao permanecer incluso, estes elementos podem se transformar em lesões císticas e até mesmo tumorais, o que não acontece na maioria dos casos. Normalmente os dentes inclusos ou impactados causam dores locais que podem irradiar para região de ouvido e cabeça, também podem causar infecções locais quando estão parcialmente erupcionados na boca devido ao acumulo de alimento e a difícil higienização da região. Estes dentes devem sempre ser removidos, de preferência na idade de 18 aos 25 anos.
Dr. Jucelio Freitas
Dr. Jucelio Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

|

Caruaru

É todo dente que, por alguma razão, não conseguiu ocupar seu lugar na arcada dental. Os dentes mais comumente acometidos são os terceiros molares, por serem os últimos a erupcionar.
Prof. Arlei Cerqueira
Prof. Arlei Cerqueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

|

Salvador

Os dentes impactados são aqueles que, durante o seu processo eruptivo, acabam encontrando uma barreira física que impede a erupção normal. A remoção do dente incluso tem como objetivo a prevenção da saúde bucal. O objetivo dessa conduta é evitar que outras patologias se instalem, como doença periodontal, cárie, pericoronite, cistos e tumores odontogênicos, reabsorção radicular, fratura de mandíbula, dor de etiologia desconhecida e maloclusão. A cirurgia será, na maioria das vezes, realizada sob anestesia local. A anestesia geral será reservada para os dentes mais difíceis, para os procedimentos muito longos e para os pacientes que apresentem dificuldade de colaboração.
Dr. Leonardo Monteiro
Dr. Leonardo Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Dente Impactado?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Dente Impactado.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Realmente não pertence a você identificar essa situação. Seu dentista é que vai dizer se o dente está ou não impactado, analisando uma radiografia panorâmica ,

  • 8
  • 14
  • 54
Eliana Avelãs

Dentista

São Paulo

Procure um cirurgião-dentista para que possa avaliar a possibilidade de remover o dente. Dentes dos siso podem irromper em posição não apropriada.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 19
  • 26
  • 32
Dr. Pedro Berenguer Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

Salvador

Ver as 2 perguntas sobre Dente Impactado