Diabetes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Diabetes

Informação sobre Diabetes

Diabetes

Mais informações sobre o diabetes no blog Doctoralia

Possui uma dúvida concreta sobre Diabetes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Diabetes

O Diabetes caracteriza-se por dificuldades do organismo em controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue o paciente, com elevações desta. A glicemia elevada traz várias alterações no organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como Acidentes Vasculares Cerebrais e Infarto Agudo do Miocárdio, além das doenças dos pequenos vasos, como alterações renais e na visão. Seu tratamento baseia-se em orientações dietéticas, exercícios físicos supervisionados e emprego de medicações que permitem o melhor controle dos níveis glicêmicos, reduzindo o risco de doença e melhorando a vida do portador desta doença.
Dr. José Milton Cardoso Jr
Dr. José Milton Cardoso Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Belo Horizonte

Tratamento de Diabetes tipo I e II
Dra. Welica Primão
Dra. Welica Primão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Guarulhos

Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose que leva à complicação dos vasos sanguíneos levando a doenças como Infarto do Miocárdio, Derrame Cerebral, Doença Obstrutiva Arterial dos Membros Inferiores, Cegueira, Doença dos Nervos Periféricos, Demência. Um acompanhamento regular de 3/3 meses, para verificar a dosagem da Hemoglobina Glicada e ajuste das medicações, evita a maioria das complicações. No idoso o cuidado maior é com a Hipoglicemia, que traz complicações graves. A orientação do tratamento é fundamental. No idoso a abordagem é peculiar devido a determinadas complicações e características nesta fase e o objetivo do tratamento é diferente de um paciente mais jovem.
Dr. Espedito Rocha de Carvalho Junior
Dr. Espedito Rocha de Carvalho Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Niterói

No tratamento do Diabetes Mellitus tipo 1 ou 2 faço um exame físico minucioso, avaliação laboratorial necessária, prescrevo medicamentos testados e aprovados para o tratamento do Diabetes Mellitus. Faço os ajustes do tratamento para que aquele paciente consiga o controle adequado de sua doença e evite as complicações que podem ocorrer devido a descompensação da doença. Faço orientações alimentares e com relação a prática de atividade física levando em considerações as limitações de cada paciente. Faço o gerenciamento de condutas que devem ser adotadas periodicamente para o paciente diabético como avaliação de fundo de olho, pé diabético, avaliação renal, vacinação
Dr. Lincoln Alves dos Santos
Dr. Lincoln Alves dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Belo Horizonte

O tratamento do Diabetes Mellitus depende de diversos fatores, sendo necessária uma consulta com anamnese (entrevista) detalhada e solicitação de exames (geralmente laboratoriais, podendo-se solicitar exames funcionais ou de imagem concomitantes). Usualmente os pacientes passam por avaliações com nutricionista, exercícios físicos e possivelmente uso de medicamentos.
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Preventiva, Médico clínico geral

|

Brasilia

Ver mais

Tem perguntas sobre Diabetes?

Nossos especialistas responderam 125 perguntas sobre Diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, tem tratamento, o qual irá depender das causas da disfunção erétil. Sugiro consultar presencialmente um urologista.

  • 1152
  • 472
  • 1449
Dr. Luiz De Almeida

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Muito provavelmente tais sintomas não tê a ver com o quadro de diabetes. Entretanto, é comum pacientes diabéticos (e não diabéticos também) apresentarem transtornos de ansiedade. Um especialista nesta área seria o mais adequado.

  • 33
  • 10
  • 17
Ricardo De Andrade Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Para o diagnóstico de Diabetes é preciso a confirmação com dois exames (glicemia de jejum, hemoglobina glicada ou teste de tolerância oral a glicose). Infelizmente, até hoje, não existe cura para o diabetes. Na maioria das vezes, quando a glicose no sangue já está alta, além da resistência a insulina, existe uma deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. Entretanto, com mudanças alimentares e atividade física, é possível normalizar a glicemia, algumas vezes até reverter a resistência a insulina, sem o uso de medicações. Embora a enorme maioria das sociedades médicas ainda recomendem uma alimentação rica em carboidratos, igual a da população geral, diversos estudos demonstram que uma dieta low carb (pouca quantidade de carboidrato) é melhor para o tratamento do diabetes. Converse com o seu endocrinologista e esclareça as suas dúvidas. Atenciosamente, Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista

  • 77
  • 35
  • 45
Rodrigo Bomeny Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Infelizmente até hoje a única "cura" para o diabetes é o transplante de pâncreas. Ao diagnóstico a maioria dos pacientes já apresentam uma deficiência da produção de insulina e, por isso, mesmo que através de mudanças do estilo de vida, você consiga melhorar a resistência a insulina e consequenemente o controle do diabetes, não podemos considerar isso como cura. Entretanto, as pessoas com diabetes e controle adequado, tem uma incidencia de complicações semelhante a da população geral. Alimentação, atividade fisica, educação em diabetes e a medicação são os pilares do tratamento. Converse com o seu médico e esclareça as suas dúvidas. A informação é um importante remédio no tratamento do diabetes. Atenciosamente, Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 77
  • 35
  • 45
Rodrigo Bomeny Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Ver as 125 perguntas sobre Diabetes