Diabetes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Diabetes

Informação sobre Diabetes

Diabetes

Mais informações sobre o diabetes no blog Doctoralia

Possui uma dúvida concreta sobre Diabetes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Diabetes

O Diabetes caracteriza-se por dificuldades do organismo em controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue do paciente, com elevações desta. A glicemia elevada traz várias alterações no organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como Acidentes Vasculares Cerebrais e Infarto Agudo do Miocárdio, além das doenças dos pequenos vasos, como alterações renais e na visão. Seu tratamento baseia-se em orientações dietéticas, exercícios físicos supervisionados e emprego de medicações que permitem o melhor controle dos níveis glicêmicos, reduzindo o risco de doença e melhorando a vida do portador desta doença.
Dr. José Milton Cardoso Jr
Dr. José Milton Cardoso Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Belo Horizonte

Tratamento de Diabetes tipo I e II
Dra. Welica Primão
Dra. Welica Primão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Guarulhos

O tratamento do Diabetes Mellitus depende de diversos fatores, sendo necessária uma consulta com anamnese (entrevista) detalhada e solicitação de exames (geralmente laboratoriais, podendo-se solicitar exames funcionais ou de imagem concomitantes). Usualmente os pacientes passam por avaliações com nutricionista, exercícios físicos e possivelmente uso de medicamentos.
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha
Dr. Gabriel Luan Queiroz Alves da Cunha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Preventiva, Médico clínico geral

|

Brasilia

O diabete mais comum no adulto é chamado de tipo 2. Neste caso os órgãos não respondem a ação da insulina que tenta colocar o açúcar dentro deles para que seja usado como fonte de energia. Comumente os sintomas instalam-se muito lentamente e o paciente pode não se dar conta de estar doente: uma certa fraqueza, excesso de de urina durante a noite, alguma indisposição geral que é atribuída ao excesso de trabalho e assim por diante. Não sendo feito o diagnóstico o que o diabete faz é basicamente danificar traiçoeiramente quase todos os órgãos do organismo e causando várias doenças: AVC, infarto do miocárdio, cegueira e muitas outras. Diagnosticado e tratado precocemente previne-se tudo isto.
Dr. Irineu Umberto Librenza
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

|

Paranavaí

Diabetes é caracterizado por aumento da glicose no sangue (glicemia). Existem diversos tipos de diabetes, sendo os principais o diabetes tipo 1 e tipo 2. Outros tipos incluem: LADA, MODY, neonatal, gestacional. Para diferenciar cada tipo de diabetes, a história de como foi feito o diagnóstico acompanhada ou não de alguns exames laboratoriais e genéticos são utilizados pelo endocrinologista. Cada tipo de diabetes tem seu tratamento. Para diabetes tipo 1 é sempre insulina, já para o tipo 2, existem inúmeras medicações no mercado que se adequam melhor a cada perfil de paciente. A educação em diabetes, atividade física e alimentação adequada são fundamentais no tratamento.
Dra. Suzana Vieira
Dra. Suzana Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Diabetes?

Nossos especialistas responderam 126 perguntas sobre Diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, tem tratamento, o qual irá depender das causas da disfunção erétil. Sugiro consultar presencialmente um urologista.

  • 1152
  • 477
  • 1583
Dr. Luiz De Almeida

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Muito provavelmente tais sintomas não tê a ver com o quadro de diabetes. Entretanto, é comum pacientes diabéticos (e não diabéticos também) apresentarem transtornos de ansiedade. Um especialista nesta área seria o mais adequado.

  • 33
  • 12
  • 19
Ricardo De Andrade Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Pode consumir estes alimentos e quaisquer frutas, pois este grupo de alimentos é rico em fibras e fitoquímicos que protegem a saúde contra essa e outras doenças crônicas. A questão é que, dependendo de todo o conjunto de alimentos que a pessoa está ingerindo ao dia, pode estar desbalanceado ou com excesso de carboidratos, sendo necessário em alguns casos restringir as frutas mais doces, reduzindo sua quantidade. Por isso é importante avaliação detalhada do caso, de tudo que se está ingerindo para poder fazer os ajustes individuais. Nunca uma orientação genérica deve ser seguida.

  • 59
  • 53
  • 78
Dra. Carolina Oliboni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

São Paulo

Marcar consulta

Para o diagnóstico de Diabetes é preciso a confirmação com dois exames (glicemia de jejum, hemoglobina glicada ou teste de tolerância oral a glicose). Infelizmente, até hoje, não existe cura para o diabetes. Na maioria das vezes, quando a glicose no sangue já está alta, além da resistência a insulina, existe uma deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. Entretanto, com mudanças alimentares e atividade física, é possível normalizar a glicemia, algumas vezes até reverter a resistência a insulina, sem o uso de medicações. Embora a enorme maioria das sociedades médicas ainda recomendem uma alimentação rica em carboidratos, igual a da população geral, diversos estudos demonstram que uma dieta low carb (pouca quantidade de carboidrato) é melhor para o tratamento do diabetes. Converse com o seu endocrinologista e esclareça as suas dúvidas. Atenciosamente, Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista

  • 112
  • 58
  • 72
Rodrigo Bomeny Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Ver as 126 perguntas sobre Diabetes