Diabetes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Diabetes

Informação sobre Diabetes

Diabetes

Mais informações sobre o diabetes no blog Doctoralia

Possui uma dúvida concreta sobre Diabetes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Diabetes

O Diabetes caracteriza-se por dificuldades do organismo em controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue do paciente, com elevações desta. A glicemia elevada traz várias alterações no organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como Acidentes Vasculares Cerebrais e Infarto Agudo do Miocárdio, além das doenças dos pequenos vasos, como alterações renais e na visão. Seu tratamento baseia-se em orientações dietéticas, exercícios físicos supervisionados e emprego de medicações que permitem o melhor controle dos níveis glicêmicos, reduzindo o risco de doença e melhorando a vida do portador desta doença.
Dr. José Milton Cardoso Jr
Dr. José Milton Cardoso Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Belo Horizonte

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
Dr. Antonio Glauber Teofilo Rocha
Dr. Antonio Glauber Teofilo Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Médico clínico geral

|

Fortaleza

O controle da glicemia de pacientes diabéticos traz de volta não só a melhora da qualidade de vida mais também a chance de manter sobre controle as possíveis comorbidades trazidas pela doença como alterações cardiovasculares, renais, oftalmológicas entre outras. Evite que a evolução silenciosa do diabetes comprometa sua saúde.
Dra. Ana Carolina Nader Vasconcelos Messias
Dra. Ana Carolina Nader Vasconcelos Messias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Endocrinologista pediátrica

|

Niterói

O diabete mais comum no adulto é chamado de tipo 2. Neste caso os órgãos não respondem a ação da insulina que tenta colocar o açúcar dentro deles para que seja usado como fonte de energia. Comumente os sintomas instalam-se muito lentamente e o paciente pode não se dar conta de estar doente: uma certa fraqueza, excesso de de urina durante a noite, alguma indisposição geral que é atribuída ao excesso de trabalho e assim por diante. Não sendo feito o diagnóstico o que o diabete faz é basicamente danificar traiçoeiramente quase todos os órgãos do organismo e causando várias doenças: AVC, infarto do miocárdio, cegueira e muitas outras. Diagnosticado e tratado precocemente previne-se tudo isto.
Dr. Irineu Umberto Librenza
Dr. Irineu Umberto Librenza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

|

Paranavaí

Diabetes mellitus é uma doença complexa e multifatorial, caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue devido a uma resistência à ação da insulina e/ou diminuição na produção de insulina. Seu diagnóstico precoce é fundamental, pois existe um retardo no diagnóstico dos pacientes. A consulta com um especialista é fundamental para que, de forma individualizada, seja oferecido a melhor opção terapêutica. O tratamento adequado previne o aparecimento das complicações crônicas.
Dr. José Anderson da Silva
Dr. José Anderson da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Maceió

Ver mais

Tem perguntas sobre Diabetes?

Nossos especialistas responderam 135 perguntas sobre Diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Outras doenças além do diabetes tipo 2 tem o infortúnio de acometer nervos e vasos sanguíneos (arteríolas). A qualidade da ereçao peniana tem sido considerada um grande avaliador da saúde do homem, um termômetro. A fisiopatologia da ereção engloba o envolvimento nervoso e de vasos sanguíneos, portanto, refletem o padrão neurovascular do paciente. Outros órgãos merecem nossa atenção e investigação, como olhos, coração, rins e extremidades como pés. O controle da glicemia, associado ao uso medicamentoso, prática de atividade física, emagrecimento podem ser o início do sucesso no tratamento. Sugiro agendar uma consulta para avaliação clínica. Um abraço.

  • 2678
  • 591
  • 3477
Dr. Daniel Luís Pinto Ferreira

Urologista

Rio de Janeiro

Sim, tem tratamento, o qual irá depender das causas da disfunção erétil. Sugiro consultar presencialmente um urologista.

  • 1152
  • 509
  • 1777
Dr. Luiz De Almeida

Endocrinologista

Nova Iguaçu

Sim! Claro que vai depender da sua genética, percentual de gordura corporal, estresse, etc, mas uma dieta não equilibrada é fator de risco sim para o diabetes futuro.

  • 20
  • 9
  • 15
Dra. Marília Camelo Espíndola Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Brasilia

Marcar consulta

Dentre os critérios para o diagnóstico de diabetes está a hemoglobina glicada. Duas dosagens acima de 6,4% ou uma dosagem associada a uma glicemia de jejum maior ou igual a 126 ou glicemia após 2h de sobrecarga de glicose (teste de tolerância oral a glicose) maior ou igual a 200 também já classificam como diagnóstico de diabetes melitus. À disposição.

  • 19
  • 15
  • 12
Dra. Marcela Vaisberg Cohen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 135 perguntas sobre Diabetes