Metformina pode ser indicada para pessoas que não tenham DM, mas que t...

Sim. Pode ser usada no tratamento da síndrome dos ovários policísticos, no pré-diabetes, e para aqueles com resistência insulinica mesmo com glicemia ainda normal.
O efeito adverso pode ser gastrointestinal ( náusea ou diarréia). Porisso, sempre deve ser iniciada na dose mais baixa e aumentar a dose gradativamente a cada semana até a dose máxima preconizada ( 2000 mg) por dia, a qual é a dose mais efetiva.

Uma coisa é "poder", outra coisa é "precisar". De fato a metformina pode ser usada em pacientes que apenas possuem resistência à insulina (conforme o colega pontuou, é possível usá-la mesmo em algumas pacientes com síndrome de ovários policísticos).
Por outro lado, embora tenhamos evidências de que a metformina reduza a incidência de diabetes, seu efeito tem melhor demonstração em pacientes acima do peso e com menos de 65 anos de idade. Além disso, sua potência é inferior à mudança de estilo de vida (atividade física moderada 150 minutos por semana e emagrecimento de 7% do peso corporal). Para piorar, não temos certeza de que a introdução da metformina nessa fase da doença seja capaz de prevenir as complicações do diabetes (que é o objetivo no final das contas).
A metformina ocasionalmente provoca desconforto gastrointestinal, pode dificultar a absorção de vitamina B12 e está contra-indicada em indivíduos com insuficiência renal grave. Consulte um endocrinologista de sua confiança!

A Síndrome metabólica , que tem como consequência , a resistência à insulina , pode ser tratada com metformina . Resistencia à insulina significa que não existe um "freio "para parar de produzir insulina , pelo pâncreas . O estímulo para produzir insulina é causado pela ingestão de carbohidratos ( pães , massas , açucares , etc ) . Como a insulina é um hormônio anabolizante . o ganho de peso vai acontecer

Ver as 141 perguntas sobre Diabetes

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Diabetes?

Nossos especialistas responderam 141 perguntas sobre Diabetes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.