Dificuldade na tomada de decisões - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dificuldade na tomada de decisões

Os especialistas falam sobre a Dificuldade na tomada de decisões

Algumas decisões são fáceis de serem tomadas; outras são muito difíceis e geram bastante ansiedade e medo. Devo comprar uma moto ou fazer uma viagem? Permaneço num emprego estável e chato ou mudo para um emprego instável e dos "sonhos"? Continuo casado ou me separo? Estes são comportamentos que precisam de bastante reflexão e muitas pessoas apresentam dificuldades para fazer escolhas, pois qualquer escolha envolve ganhos e perdas. Se você está confuso e não sabe que decisões tomar, busque a ajuda de um profissional que possa lhe ajudar neste processo.
Dra. Luciana Gurjão Santos
Dra. Luciana Gurjão Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

Toda e qualquer decisão implica em um ganho, mas também em uma perda por parte de quem está decidindo e, por isso, pode se tornar difícil fazer uma opção por algo em detrimento de outras possibilidades pensadas ou imaginadas. Decidir por algo solicita de quem decide um certo posicionamento frente à vida, frente a seus relacionamentos e frente a si próprio. Na psicoterapia de base psicanalítica, o psicanalista auxilia o paciente a tomar a decisão por si mesmo, ou seja, a ideia não é dizer ao paciente o que ele deve fazer, mas sim mobilizar seus recursos para que encontre o próprio caminho.
Clara Kislanov
Clara Kislanov Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Investiga-se quais os pensamentos disfuncionais e as crenças que impedem o paciente de tomar decisões assertivas. Depois é utilizado, principalmente, o treinamento comportamental para tomadas de decisões e técnicas cognitivas que auxiliem o auto-conhecimento e uma reestruturação cognitiva.
Edith Vieira Carneiro Andrade
Edith Vieira Carneiro Andrade Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Nova Iguaçu

Toda escolha implica perdas. É por isso que é difícil decidir. Podemos dar um singelo exemplo quando vamos a um restaurante. São tantas possibilidades no cardápio que ficamos um tanto perdidos quanto a decisão sobre o prato a ser solicitado. Muitas vezes na vida somos instados a decidir sobre questões delicadas e difíceis. Uma terapia dessa natureza aborda as ansiedades geradas por essa situação, ensina a lidar com o luto gerado pela perda da outra alternativa, além de ensinar algumas técnicas que orientam o decisor nesse processo, entre outras ferramentas.
Paulo Joau
Paulo Joau Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Salvador

E necessário ouvir o cliente saber o porque de seus medos, e inseguras, para começar uma terapia, nunca o julgando-o estabelecer um relacionamento de confiança, entre terapeuta e o cliente, aonde aos poucos, com a técnica certa , ir devolvendo a confiança, a segurança de que o paciente precisa , após se conhecer, e se conectar com ele mesmo, trazendo pensamento de que ele e capaz de superar qualquer obstáculo em sua vida.
Tatiana Cristina
Tatiana Cristina Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Bernardo do Campo

Ver mais

Tem perguntas sobre Dificuldade na tomada de decisões?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.