Dificuldades no relacionamento - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dificuldades no relacionamento

Os especialistas falam sobre a Dificuldades no relacionamento

As muitas variáveis presentes na união de um casal podem passar despercebidas, acarretando embaraços futuros. O projeto Oficina Vivencial Construindo Um Relacionamento Feliz visa elucidar os aspectos psíquicos envolvidos na relação de casal e propor soluções para as dificuldades que este possa apresentar. É destinado a todos os casais (namorados, noivos, recém-casados ou unidos há tempos) que desejem aprimorar sua relação. Ao final da Oficina (sessões de 2 horas, 1 vez ao mês com, somente, um casal por atendimento),espera-se que os dois estejam conscientes do que desejam para o relacionamento, da influência da família de origem e tracem estratégias para resolver suas demandas mais imediatas.
Dra. Ivana Rocha
Dra. Ivana Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Belo Horizonte

Podemos citar vários exemplos, casamentos por aparências, festas acompanhadas de frustração e tristeza, por considerar sua vida vazia, que “falta algo”. O desgaste emocional na tentativa de “apresentar ser muito mais, do que se é ou têm”, se torna prisioneiro. Muitas vezes acompanhada da falsa sensação de liberdade, pois toda vez que estiver sozinho com seus pensamentos, a dúvida, a incerteza e a necessidade de ser compreendido aparecerá. Pessoas que vivem nessa busca de aprovação e reconhecimento sofrem tanto quanto qualquer outro problema psicológico. Não podemos delimitar e mensurar a dor baseada somente no que se vê mais agressivo ao ego, mas se difere na forma.
Cleunice Paez Borges
Cleunice Paez Borges Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

Após o período da paixão, do encantamento inicial, o relacionamento entra em contato com a realidade. Outros elementos entram na história, e fazem com o casal traga insatisfações e frustrações para o ambiente afetivo. A grande dificuldade é conciliar as diferenças e formas com que cada um lida com seu espaço e necessidades. Imprescindível a cada um, identificar que não pode desejar que o outro seja o responsável por sua felicidade. O preenchimento é interno, pesado para qualquer um ter que corresponder o tempo todo à expectativa do outro. Lidar com a frustração de maneira sadia é reconhecer que cada um vai dar o que é capaz, dentro de seu próprio universo emocional. Tudo o mais é exigência.
Rita K. A.Costa
Rita K. A.Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

Inteligência emocional é a capacidade de usar as emoções a seu favor e a favor de seus objetivos. Algumas vezes as pessoas reagem de forma desmedida às coisas e isso traz consequências ruins. Interpretam a realidade de forma errada e não percebem que podem fazer escolhas. Um padrão de relacionamento ou um comportamento pode ser elaborado e transformado. Os encontros terapêuticos mediam a escuta e promovem encontros verdadeiros. Técnicas comportamentais e inventários de personalidade podem ser ferramentas relevantes.
Dra. Betânia Tassis
Dra. Betânia Tassis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Existe um mito sobre o amor. O mito de "Ser um" com seu parceiro ou parceira. Muitas vezes atribuído com a máxima do ato sexual. Porém, o corpo que desfruta da presenta de outro corpo e suas subjetividades só consegue absorver aquilo que pertenci a si mesmo, com seus sentidos e seu psiquismo. Não é possível absorver o que o outro sente, porque não se tem o poder de sentir pelo outro. O que pode acontecer é de traduzirmos o que pode ser que o outro sinta. E na tentativa de traduzir o que se passa, seja no amor, nas amizades, nas relações em geral, a pessoa acaba por passar por um funil de dúvidas: O que você quer de mim? Sendo necessário separar o que é fantasia e o que é realidade.
Leandro Winter

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Dificuldades no relacionamento?

Nossos especialistas responderam 33 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! Essa dificuldade é comum, para quem passou por abuso, mas sugiro que você procure ajuda psicológica, para que possa conseguir lidar com o ocorrido de uma forma menos traumatizante e sofrida, possibilitando que possa reaver o contato com seu marido e ter uma relação prazerosa e sadia. Somente em tratamento, essa questão poderá ser trabalhada e elaborada. Desejo melhoras. Abraços!

  • 35
  • 44
  • 30
Danielle dos Santos Junqueira

Psicanalista, Psicóloga

Olá. A situação que você conta parece bastante grave e penso em diversas perguntas para lhe fazer para que vc reflita: O que de pior poderia ocorrer caso vc entrasse em contato com alguém? Será que isso mesmo que vc pensou (provavelmente algo negativo) ocorreria? E, o que vc faria para resolver caso isso (algo ruim) ocorresse? Não sei quais serão suas respostas mas acredito que devido essa dificuldade, a probabilidade é baixa de você procurar uma psicoterapia, mas assim como todos os profissionais que vão escrever aqui: é necessário que você busque psicoterapia para sentir-se mais seguro para enfrentar os momentos difíceis e os pensamentos que você tem tido sobre interagir com as pessoas. Acredito que uma boa psicoterapia pode mudar sua vida.

  • 128
  • 85
  • 53
Ana Paula Gonçalves Donate Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Olá, primeiramente seria importante vocês procurarem ajuda de um psicólogo para entender o que se passou com vocês. Abraços.

  • 48
  • 30
  • 20
Kênia Marjori Cunha Dickow Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Este assunto também incomoda o seu marido? Uma terapia com Psicólogo não necessariamente a Psicanálise pode ajudar o seu marido a se entender, ou ainda entender o que ele acaba reproduzindo de comportamento e de pensamentos que acabam mantendo ele neste movimento de não se fixar em trabalhos e de não concluir a faculdade. Também é importante que você busque ajuda para aprender a lidar com estas questões que andam pairando na sua cabeça. Espero ter ajudado. Até breve.

  • 41
  • 36
  • 22
Rodrigo Vogas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 33 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento