Dislexia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dislexia

Informação sobre Dislexia

A Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.

Sintomas principais:

  • Dificuldade com a linguagem e escrita.
  • Dificuldades com a ortografia.
  • Dificuldade na aprendizagem da leitura.

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Os especialistas falam sobre a Dislexia

Segundo a ABD: A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).
Carine Cruz Ferreira
Carine Cruz Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

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São Paulo

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Nossos especialistas responderam 20 perguntas sobre Dislexia.

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Estas são as mais populares:

Não, mesmo porque nessa idade a criança ainda esta desenvolvendo sua linguagem verbal.

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Dr. Sebastião Nascimento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo, Sexólogo

Manaus

A dislexia não tem cura, mas é muito importante fechar este diagnóstico conclusivo, ele é feito por uma equipe de profissionais, neurologista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagoga. A partir deste diagnóstico é possível traçar um plano de tratamento viabilizando as potencialidades do indivíduo a fim de amenizar as dificuldades. Gde abraço!

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Denise Prado Teixeira de Carvalho

Psicóloga

São Paulo

A escola não pode se negar a acolher as crianças em suas demandas, uma vez que o laudo médico fechou o diagnóstico. Para as crianças, o sucesso pedagógico, social e emocional depende, inclusive, de fatores ambientais que lhes garanta plenas condições de desenvolvimento saudável. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a inclusão de alunos com necessidades especificas deve ser observada, sem que haja o caráter discricionário. Fale com a coordenação pedagógica e diretoria, para conseguir deles, por escrito a conduta da escola. E na irredutibilidade, leve-os a outra instituição, que ofereça melhor tratamento à causa. Boa sorte e forte abraço

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Rita K. A.Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

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Olá querida mamãe! Conforme o que você relatou sobre o aprendizado de seu filho, a minha orientação, é que você o leve para fazer uma avaliação neuropsicológica. Essa avaliação, é um exame realizado por um neuropsicólogo, para avaliar as funções cognitivas da criança. Um abraço! Atenciosamente, Dra. Cirene Valadão

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Dra. Cirene Ayres Valadao Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Goiânia

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