Tenho ardência na língua e no céu da boca o que pode estar a provoca-lo?

A Ardência bucal tem causa multifactorial, que pode ir desde o uso contínuo de determinados medicamentos até alterações das glândulas salivares. É interessante que o seu caso seja visto de perto para melhor elucidação diagnóstica,

Você pode ser portador da patologia conhecida como "síndrome da ardência bucal". Consulte seu dentista, de preferência com experiência em patologia/estomatologia.

Ardência bucal é um sintoma que pode se inter-relacionar com vários fatores desencadeantes como os próprios do organismo (alteração de metabolismo por disfunção endócrina, idade...); adquiridos (efeito adverso de medicamentos de uso contínuo e necessários para compensação de distúrbios orgânicos de maior expressividade, efeito adversos de terapia oncológica - necessária para controle da patologia...); fatores desestabilizadores do equilíbrio orgânico (stress, processos patológicos - às vezes subclínicos - ...).
Portanto, condutas devem ser instituídas após diagnóstico da causa (etiologia) o que determinará a técnica a ser empregada, que pode ser local ou sistêmica, por um único profissional ou em equipe multidisciplinar (profissionais de mais de uma clínica como dentista e médico).

Atenciosamente,

Ver as 86 perguntas sobre Doenças Da Boca

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Doenças Da Boca?

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os profissionais especialistas em Doenças Da Boca receberão sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.