Que especialista devo procurar para suor excessivo?

Pergunta sobre Doenças Das Glândulas Sudoríparas

Que especialista devo procurar para suor excessivo?

O suor excessivo ou hiperidrose é uma condição complexa e seu tratamento deve ser individualizado de acordo com as características de cada paciente.
Levam-se em conta fatores como a intensidade e a localização do problema, bem como a associação com o odor desagradável no local (bromidrose), entre outros.
Dentre as opções terapêuticas estão os medicamentos de uso local e oral, a toxina botulínica (botox) e o tratamento cirúrgico.
Procure sempre um médico especialista.

Há de se definir se sua hiperhidrose é difusa ou localizada. Se difusa sugiro consultar com especialista em clínica médica a fim de que sejam afastados distúrbios que cursem com sudorese excessiva. Agora se seu suor reside principalmente na face, mãos e axilas o tratamento cirúrgico com cirurgião torácico deve ser realizado.

Contamos com várias novidades no tratamento, como desodorantes específicos, toxina botulínica e até comprimidos. Procure um dermatologista! Ok?

A hiperidrose ou sudorese excessiva é uma doença de tratamento multidisciplinar. Os dermatologistas e cirurgiões torácicos são os profissionais que mais tratam o problema. Uma avaliação especializada é muito importante antes da indicação do tratamento que pode ser paliativo (toxina botulínica, medicações de uso local) ou definitivo (tratamento cirúrgico).

Se seu caso for de Hiperidrose localizada ou primária(mãos, axilas, pés, face ou couro cabeludo isoladamente ou combinadas entre si), você poderá procurar um cirurgião torácico ou dermatologista, na dependência do que os métodos de tratamento que cada um pode utilizar possa lhe oferecer.
No caso de hiperidrose generalizada( secundária), o caminho deverá ser clínico para avaliar qual a causa e tratá-la.

O suor excessivo é tratado em por algumas especialidades. Quando existe o interesse de tratamento cirúrgico deve-se procurar o cirurgião torácico. Se quiser o tratamento clínico atráves do uso de toxina botulínica deve-se procurar um Cirurgião Plástico ou Dermatologista que realize este tratamento.

Ver as 20 perguntas sobre Doenças Das Glândulas Sudoríparas

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Doenças Das Glândulas Sudoríparas?

Nossos especialistas responderam 20 perguntas sobre Doenças Das Glândulas Sudoríparas.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.