Doenças Do Colo Do Útero - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Doenças Do Colo Do Útero

Descrição

O que é?

O útero é parte do aparelho reprodutor feminino. No Brasil, o câncer desenvolvido nessa região é o mais comum entre as mulheres. Ele corresponde a 24% de todos os cânceres. As principais patologias que atingem o colo do útero são:

Câncer do colo do útero

Embora o câncer do útero seja o responsável pela grande maioria dos cânceres em mulheres no Brasil, seu índice de cura é muito próximo a 100% quando o diagnóstico é feito precocemente. Durante o exame ginecológico anual, os médicos devem fazer a coleta de material para o Papanicolau. Esse exame consiste na raspagem do colo do útero para análise em laboratório patológico. As células retiradas indicarão se há o desenvolvimento de algum tumor. Quando o tumor é detectado, há três opções de tratamento: quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Os dois primeiros oferecem a possibilidade de a mulher continuar fértil.

Cercivite

É uma irritação no colo do útero. Sua origem pode ser congênita, hormonal (no período de gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais) ou bacteriana (infecções). As infecções podem ser causadas pelas bactérias que já fazem parte da flora do corpo da mulher ou transmitidas através do ato sexual. Eventualmente as cercivites podem ser desenvolvidas pela sensibilidade do colo do útero a produtos químicos como o látex dos preservativos, espermicidas e tampões. Após o parto a mulher pode desenvolver cercivite crônica. Normalmente, a cercivite não apresenta sintomas. Em algumas mulheres, no entanto, causa corrimento vaginal, dor intensa na região e sangramento durante a relação sexual. O diagnóstico pode ser feito através do exame ginecológico e o tratamento, no caso de indícios de infecção, deve utilizar medicamentos antibióticos. As cercivites podem causar o aparecimento de lesões (feridas, erosão ou ectrópio) que precisam ser tratadas com a cauterização do colo do útero.

Feridas no colo do útero

Embora sejam popularmente como feridas ou lesões, naturalmente não é uma ferida comum. Trata-se de um trecho do colo do útero que se vira e deixa o tecido do canal cervical exposto. As feridas do útero podem sangrar, especialmente após o relacionamento sexual. A condição normalmente é consequência de alterações hormonais em mulheres no período fértil e motivada, na grande maioria das vezes, pela utilização de medicamentos anticoncepcionais. O tratamento deve ser feito a partir da suspensão do uso de contraceptivos hormonais. Antibióticos em forma de creme devem ser aplicados na vagina. Depois de sanado o problema da infecção, a cauterização do colo do útero pode acabar com as feridas.

      Tem perguntas sobre Doenças Do Colo Do Útero?

      • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
      • Os profissionais especialistas em Doenças Do Colo Do Útero receberão sua pergunta e responderão.

      A sua pergunta se publicará de forma anônima.

      • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
      • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
      • Seja breve e conciso.
      • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
      • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

      Nossos especialistas responderam 49 perguntas sobre Doenças Do Colo Do Útero. Estas são as mais populares:

      Nódulos no Colo do Útero, quais os riscos?

      Resposta de Dr. Christóvão Damião Júnior: Depende das características desses nódulos. Há necessidade de controle citológico e colposcópico se for o caso.

      ferida no colo do utero pode ser cancer? as feridas só podem ser vistas atraves do papa e da colpo?? ou a olho tbm da qdo o medico examina no consultorio?

      Resposta de Dr. Gustavo Kröger: Não necessariamente, muitas feridas não são câncer, mas é importante realizar uma investigação quando há feridas no colo do útero. As feridas podem ser vistas durante o exame ginecológico, mas é importante colher o papanicolau sempre, e a colposcopia pode ser necessário as vezes.

      o que é um quisto de nabot?

      Resposta de Dr. Fabiano Malzac Franco: É um cisto benigno que se origina da cobertura de uma glândula por um tecido novo. Tecido novo esse que se desenvolve para proteger o colo de agressões externas como as relações sexuais, o ph ácido vaginal. Esse tecido surge cobrindo a glândula que secreta muco, que fica...

      estou com dois nodulos nas paredes dentro da vagina o que pode ser e o que eu tenho que fazer mais rapido?

      Resposta de Dr. Renato Gil Nisenbaum: Existem diferentes possibilidades para cistos na vagina. Em determinadas situações é indicada cirurgia, especialmente se a paciente apresenta sintomas. Em caso de cistos assintomáticos há a possibilidade de apenas observar Atenciosamente Dr Renato Gil Nisenbaum

      Ver as 49 perguntas sobre Doenças Do Colo Do Útero