Dor Nas Costas - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Dor Nas Costas

Informação sobre Dor Nas Costas

Cada vez, mais e mais pessoas vão ao médico devido a dores nas costas que é a parte do corpo mais punida e menos cuidada. Para localizar a dor, temos que dividir as costas em três áreas: cervical (cabeça e pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (inferior do tronco). Além disso, a dor pode ser por causas vertebrais, musculares, nervosas ou de outros órgãos tais como rins e ovários. A dor nas costas pode ser dividida em dois graus: aguda (por causa de um gesto ruim, uma queda, rigidez) ou crônica (reumatismo). Os tipos de dor nas costas comum são: hérnia de disco, dor ciática, artrite, artrose , lombalgia, dorsalgia, reumatoide, escoliose.

Possui uma dúvida concreta sobre Dor Nas Costas? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Dor Nas Costas

A Dor lombar, conhecida também como dor nas costas, é a segunda maior causa de procura ao médico. No Brasil, estima-se que 90% das pessoas, apresentarão em algum momento de suas vidas, dor lombar (dor nas costas) importante a ponto de afastá-las de suas atividades por alguns dias. A imensa maioria dos paciente com dor lombar (dor nas costas) melhoram totalmente dentro de 2 semanas. Poucos permanecem com dor por mais de 6 semanas. A cirurgia da coluna lombar tem um papel importante em algumas afecções, principalmente quando ocorre a compressão de estruturas nervosas acarretando déficits neurológicos.
Dr. Thiago Rodrigues
Dr. Thiago Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

|

São Paulo

A dor nas costas é uma condição dolorosa na coluna, cervical, torácica, lombar ou sacroilíaca, comum hoje em dia que afeta mais de 80% da população em algum momento da vida. Pode aparecer de forma aguda, como um trauma, sobrecarga mecânica, alteração postural, e permanecer de forma crônica por mais de três meses se não investigada. A fisioterapia oferece um diagnóstico funcional que avalia as disfunções do movimento, bloqueios articulares, e corrige com técnicas de mobilização articular, exercícios e educação terapêutica. É imprescindível uma avaliação da Fisioterapia para entender o mecanismo de dor e corrigir a causa do problema com a melhor técnica e raciocínio clínico.
Dr. Marcel Bello
Dr. Marcel Bello Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

São Paulo

Faz parte também da especialidade da neurocirurgia o tratamento da coluna vertebral e da medula espinhal. A maior parte da população que sofre com dores crônicas nas costas apresenta problemas degenerativos na coluna. A maioria das dores crônicas da coluna com problemas degenerativos nascem das suas articulações, sendo que as dores musculares são secundárias a estas, assim os espasmos musculares patológicos são geralmente reflexo do problema articular crônico. Não o contrário. Outro dado que é muito importante saber é que o disco também tem inervação sensitiva e não só seus envoltórios. O terço posterior dos discos intervertebrais são ricamente inervados, sobretudo o anel discal posterior.
Dr. Alessandro Blassioli Barbosa

Neurocirurgião

|

São Paulo

Atendo há 10 anos pacientes com dor nas costas no setor de Reumatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ . Esta minha experiência utilizo para o cuidado especial dos pacientes com bons resultados de resolução dos quadros dolorosos. Na consulta individual iremos fazer uma diagnóstico clínico e radiológico, programar e efetuar um plano teratêutico e também esclarecer dúvidas. Canal aberto para comunicação após consultas ( via telefone ou mensagens).
Dr. Leonardo Romeiro
Dr. Leonardo Romeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral, Reumatologista

|

Rio de Janeiro

90 % da população em algum momento da vida terá dor na coluna sendo que a maioria sem uma causa especifica Para nós é importante separar as dores agudas das crônicas pois terão acompanhamento totalmente diferenciados A maioria das dores de coluna dura um tempo determinado curto de dias ou semanas caracterizamos este tipo de dor como aguda e 90% dos pacientes com dor aguda terão espontaneamente resolução da dor, caso dure mais de 3 meses classificamos como dor crônica e uma avaliaçãode um especialista médico é necessáriaApesar da alta tecnologia o mais importante e obter uma boa historia e um bom exame físico.
Dr. Paulo Rogerio Cortez
Dr. Paulo Rogerio Cortez Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Niterói

Ver mais

Tem perguntas sobre Dor Nas Costas?

Nossos especialistas responderam 31 perguntas sobre Dor Nas Costas.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Dormir com a postura inadequada, devido a colchão inapropriado por exemplo, pode causar serias dores musculares e levar a problemas mais sérios da coluna. Atividade física e alongamento podem melhorar quadros leves de dorsalgias, porém se mantiver dores importantes é importante consultar com médico que trate coluna (neurocirurgião ou ortopedista) e em caso de tratamento clínico, acompanhamento com fisioterapeuta e RPG podem ajudar no caso.

  • 74
  • 13
  • 25
Dr. Werllen Maia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Fortaleza

Marcar consulta

Oriento que procure um Fisioterapeuta para realizar a avaliação de seu quadro . Pelo relato que fez pode ser um espasmo muscular , uma contratura, ou algo mais grave. Realmente é necessária uma avaliação para identificar o problema. Me coloco à disposição para sana eventual dúvida que possa vir a ter . Atenciosamente !

  • 143
  • 74
  • 93
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Deve se evitar ao máximo “estalar” as costas por conta própria . Pode favorecer o aparecimento de lesões . A quiropraxia assim como a fisioterapia identifica a causa e trata assim os sintomas . Sugiro que marque uma consulta com o Fisioterapeuta ou quiropraxista.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 143
  • 74
  • 93
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Prezado (a), a estrutura a qual você está se referindo posteriormente é a escápula, local esse que ficam muitos importantíssimos para a relação funcional com o complexo do ombro que são os músculos do manguito rotador. Como já foi citado, a sintomatologia pode ser decorrente de uma fraqueza muscular, sendo necessário avaliação minuciosa com testes específicos de ombro pra identificar melhor o problema para só assim montar um plano de tratamento mais eficaz a sua disfunção tendo em vista o tratamento sempre individualizado. Seria interessante também exames complementares como uma ressonância ou ultrassonografia da estrutura citada. Indicaria que você procurasse seu ortopedista de confiança para em conjunto com o fisioterapeuta especializado o tratamento ser eficaz. Espero ter ajudado, melhoras!!!

  • 56
  • 23
  • 35
Dra. Thaynara Nascimento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Recife

Marcar consulta

Ver as 31 perguntas sobre Dor Nas Costas