Embolia E Trombose - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Embolia E Trombose

Os especialistas falam sobre a Embolia E Trombose

A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando uma veia do sistema venoso profundo sofre oclusão (entope). A grande razão de ser motivo de preocupação para os pacientes e para os médicos é o risco de causar tromboembolismo pulmonar (TEP) e à morte. As principais causas são: - Cirurgia recente (principalmente as cirurgias de grande porte) - Imobilização (como em pessoas que têm fraturas e precisam de gesso) - Câncer e tratamento com quimioterapia - Hábito de fumar - Obesidade - Gravidez e pós parto - Uso de anticoncepcional oral e terapia de reposição hormonal - Viagens longas (maior que 6 horas) Se você sentir uma dor forte nas pernas, associado a inchaço, fique atento e procure um médico.
Dra. Livia Lyra
Dra. Livia Lyra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Belo Horizonte

Veias, artérias e coração são suscetíveis a muitas doenças. Três delas são a trombose venosa, trombose arterial e embolia. Todas são causadas por um coágulo de sangue que pode bloquear um vaso sanguíneo em parte ou totalmente. O coágulo que provoca as tromboses se forma quando o fluxo do sangue é mais lento do que deveria ou quando acontece uma coagulação desnecessária no organismo. E pode surgir em qualquer vaso sanguíneo. Quando a coagulação do sangue ocorre na veia, dá origem à Trombose Venosa Profunda (TVP). Quando surge na artéria, suscita a trombose arterial. Se esse coágulo se desprende do vaso onde foi formado e migra para outro local da-se o nome de embolia.
Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Dr. Rodolpho Alves dos Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Brasilia

Qual é a urgência na suspeita de Trombose ? A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença que se caracteriza pela formação de trombos no sistema venoso profundo dos membros inferiores. Pode causar desconforto agudo no paciente, mas a maior preocupação está na possibilidade de migração dos trombos para os pulmões – Tromboembolia Pulmonar (TEP). É importante ressaltar que o caráter de urgência para se iniciar o tratamento da trombose não se traduz em internação imediata ou risco de morte iminente. Há tempo para o diagnóstico adequado e início da terapia com anticoagulantes; procure o Angiologista para informações adequadas!
Dra. Marina Fonseca
Dra. Marina Fonseca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Embolia E Trombose?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Embolia E Trombose.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem dois tipos a trombose venosa que em raros casos leva a amputação ( phlegmasia cerulea dolens) e a trombose arterial que se não tratada pode sim levar a amputação. Com as técnicas de cirurgia vascular e endovascular , as amputações estão cada vez mais raras. A amputação só está indicada quando o membro já não está com nenhuma vitalidade , sem função ou com uma infecção que possa colocar a vida do paciente em risco.

  • 98
  • 33
  • 118
Dr. Fábio Branco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Florianópolis

Marcar consulta

Não é possível saber sem examinar é solicitar alguns exames para avaliar melhor. Inchaço das pernas pode ter inúmeras causas. Na suspeita de trombose venosa vale a pena a realizar um exame chamado Ecodoppler para esclarecer o diagnóstico

  • 29
  • 21
  • 92
Dr. Marcelo Zanoni

Cirurgião vascular, Especialista em Administração em Saúde

Florianópolis

Olá! Você acabou de passar por uma cirurgia e ainda evoluiu com uma trombose. Existem alguns favores que justificam esses sintomas. Em geral o pós operatório de varizes não é muito doloroso, mas dependendo da quantidade de veias retiradas, pode haver algum desconforto que vai melhorando no médio prazo. Em relação à trombose, os sintomas melhoram assim que o tratamento começa a fazer efeito.

  • 54
  • 36
  • 39
Dr. Leonardo Teixeira de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

É ideal sim o uso de meias após trombose. No entanto, meias terapêuticas são vendidas mediante prescrição médica pois existem algumas condições clínicas como isquemia crônica de membro em que o seu uso é contraindicado. Para avaliação clínica e prescrição, consulte o seu cirurgião vascular!

  • 22
  • 9
  • 3
Dra. Monique Fernandes da Silva

Angiologista, Cirurgiã vascular

Brasilia

Ver as 6 perguntas sobre Embolia E Trombose