Estresse - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Estresse

Informação sobre Estresse

É a reação de defesa fisiológica ativada para enfrentar uma situação de risco frente à ameaça da secreção de substâncias como a adrenalina. Quando o estresse se torna um problema constante, gera uma série de sintomas como dor de cabeça, insônia, indigestão, batimentos cardíacos rápidos ou nervosismo. Você pode até mesmo desenvolver outras doenças graves, como hipertensão, gastrite, úlceras de estômago, depressão, ansiedade, dermatite, disfunção sexual, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Estresse? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Estresse

A síndrome de burnout e o estresse são fatores muito comuns na nossa sociedade atualmente. O estresse é muito relacionado a outras doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade. Pode apresentar uma necessidade intensa de autoafirmação, dores de cabeça, dores no corpo, insônia, fadiga, oscilações de humor, desatenção e até queixas gastrointestinais. O tratamento é feito com antidepressivos e psicoterapia. Há grande melhora do quadro com retomada da normalidade desde que feito tratamento correto. A demora em procurar ajuda piora os sintomas levando a depressão e outras doenças psiquiátricas.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São José dos Campos

Identificação de fatores estressantes em sua vida, em todos os setores, desde o ambiente familiar ao ambiente de trabalho.
Daniela Sarmento
Daniela Sarmento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Você já sentiu aquela vontade de simplesmente abandonar tudo? Você não sabe bem o porquê, mas a confiança que tinha em si mesmo já não está igual e, de repente, sente que não será capaz de fazer nada direito. Seu senso de humor já não é mais o mesmo, nem sua vontade de sexo. Além disso, trabalhar tornou-se penoso, sente-se sempre cansado e, sem causa nenhuma, irrita-se intensamente com qualquer coisa. Então, estes são sintomas de estresse. A psicoterapia é a forma mais eficaz de tratamento do estresse, pois buscará suas causas pela investigação de como você mesmo contribui para seu agravamento e trará mais clareza para pensar e agir de diferentes formas sobre o que vive e sente.
Rogério Cogo
Rogério Cogo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Campinas

Estresse é um termo que foi importado da física para a medicina. Na física significa as alterações ambientais que um objeto ou material sobre, como elevação ou diminuição da temperatura, mudanças na pressão atmosférica, vibração, impacto, eletricidade. A capacidade de um material de manter suas características frente aos estresses do meio é chamada de resiliência. Quando o estresse supera a resiliência do material, este se deforma. Como uma barra de metal que você esquenta até ela se derreter. Ainda é metal, só que deformado. Na medicina é o mesmo conceito. Se o estresse que uma pessoa sofre é maior que a capacidade de resiliência da pessoa, a pessoa começa a se deformar (adoecer).
Willian Rezende do Carmo
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

As pessoas conhecem bem o que é estresse, suas causas e a contribuição que a vida moderna acarreta.O transito caótico, excesso de trabalho, cumprimento de metas e problemas de relacionamento entre outros. Mas quais as razões que levam o indivíduo a continuar sofrendo, mesmo com uma gama de tratamentos e medicamentos? Os motivos aparentes são uma pequena parte do que é conhecido ou vivenciado por serem inconscientes. O estresse pode chegar a níveis intoleráveis ocasionando adoecimento psíquico e físico e a Psicoterapia poderá ser uma grande aliada e ajudá-lo a se conhecer e a dar novos significados em sua vida. Pense nisso!
Roseane Pereira Santos Corso
Roseane Pereira Santos Corso Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Mogi das Cruzes

Ver mais

Tem perguntas sobre Estresse?

Nossos especialistas responderam 24 perguntas sobre Estresse.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Suas escolhas são muito boas. A orientação que lhe indico é que procure um profissional que tenha como diretriz estimular o crescimento da saúde em seu organismo. Parece estranho mais muitos profissionais de saúde são focados apenas em tratar a doença. Tratar a doença apenas, pode dar mais força ao crescimento da mesma. BUSQUE A SAÚDE !!! "A doença não resistirá à saúde!!!" Um abraço e paz profunda.

  • 94
  • 31
  • 124
Dr. Paulo Henrique C. Araujo

Fisioterapeuta, Osteopata

Goiânia

Bem, um psicólogo o ajudaria a entender estas emoções disfuncionais. Desta forma voce lidaria melhor com o estresse que seu trabalho provoca. Vamos trabalhar a resiliência ou seja controlar estes sentimentos que te incomodam ok?Grande Abraço.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 51
  • 28
  • 31
Dra. Rosana Mazzon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Olá, o estresse entre outras modificações hormonais apresenta alteração do cortisol que ajuda na irritabilidade, atrapalha o sono por diminuição da melatonina que é secretada a noite e restaura o sono e o cérebro para o dia seguinte. Além disso aumentamos os gastos de adrenalina e serotonina,ligadas ao humor

  • 255
  • 67
  • 173
Jose Juarez De Oliveira Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Barueri

Olá, O estresse é um processo de desgaste do organismo que em exaustão não consegue lidar de forma saudável com as exigências da rotina diária. Pode influenciar na desregulação da pressão arterial, pois o estresse ocasiona diversos sintomas físicos como fadiga, enxaquecas, ardência nos olhos dentre outros. Sugiro que busque avaliação do psiquiatra para verificar se o diagnóstico é adequado e a necessidade de medicação. E também auxílio do psicólogo para aprender estratégias para lidar com as suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Abraços

  • 51
  • 44
  • 35
Bruna Dionisio Manoel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Ver as 24 perguntas sobre Estresse