Estresse - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Estresse

Informação sobre Estresse

É a reação de defesa fisiológica ativada para enfrentar uma situação de risco frente à ameaça da secreção de substâncias como a adrenalina. Quando o estresse se torna um problema constante, gera uma série de sintomas como dor de cabeça, insônia, indigestão, batimentos cardíacos rápidos ou nervosismo. Você pode até mesmo desenvolver outras doenças graves, como hipertensão, gastrite, úlceras de estômago, depressão, ansiedade, dermatite, disfunção sexual, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Estresse? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Estresse

Estresse é o conjunto de reações físicas e mentais de um indivíduo frente a certos estímulos externos, que seriam necessárias para o enfrentamento das exigências do meio ambiente. Quais são alguns dos sinais de que algo não vai bem e que podem indicar estresse? SENSAÇÃO DE CANSAÇO CONSTANTE ALTERAÇÕES DE SONO (INSÔNIA OU EXCESSO DE SONO) ALTERAÇÕES DE APETITE (PERDA OU EXCESSO DE APETITE) DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA IRRITABILIDADE DORES DE CABEÇA E NO CORPO PROBLEMAS DE PELE AUMENTO DE PRESSÃO ARTERIAL Esses são alguns dos sintomas.Se vc se identificou procure as causas, faça atividade física, evite situações que sejam estressoras e que possam ser cortadas, respire.
Dr. Douglas Motta Calderoni
Dr. Douglas Motta Calderoni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São Paulo

O estresse é o nome dado aos sintomas e efeitos sobre o nosso organismo quando temos que encarar situações que exigem muito de nossa capacidade de adaptação. Identificar os elementos que produzem o estresse na vida de cada um é o ponto de partida para aprender a gerencia-los ou até mesmo elimina-los, quando possível. Existem muitas técnicas específicas para reduzir os sintomas de estresse e são trabalhadas em conjunto a estratégias para aprender a lidar de forma mais adequada os estressores do dia a dia, desenvolvendo um conjunto de habilidades que permite ao paciente sofrer menos em situações em que é exigido ao seu máximo, em qualquer situação que esteja vivenciando.
Rodrigo Puppi
Rodrigo Puppi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Curitiba

Estresse é um termo que foi importado da física para a medicina. Na física significa as alterações ambientais que um objeto ou material sobre, como elevação ou diminuição da temperatura, mudanças na pressão atmosférica, vibração, impacto, eletricidade. A capacidade de um material de manter suas características frente aos estresses do meio é chamada de resiliência. Quando o estresse supera a resiliência do material, este se deforma. Como uma barra de metal que você esquenta até ela se derreter. Ainda é metal, só que deformado. Na medicina é o mesmo conceito. Se o estresse que uma pessoa sofre é maior que a capacidade de resiliência da pessoa, a pessoa começa a se deformar (adoecer).
Willian Rezende do Carmo
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

A síndrome de burnout e o estresse são fatores muito comuns na nossa sociedade atualmente. O estresse é muito relacionado a outras doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade. Pode apresentar uma necessidade intensa de autoafirmação, dores de cabeça, dores no corpo, insônia, fadiga, oscilações de humor, desatenção e até queixas gastrointestinais. O tratamento é feito com antidepressivos e psicoterapia. Há grande melhora do quadro com retomada da normalidade desde que feito tratamento correto. A demora em procurar ajuda piora os sintomas levando a depressão e outras doenças psiquiátricas.
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas
Dr. Luís Guilherme De Oliveira Labinas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São José dos Campos

A TCC, no tratamento do estresse, tem como objetivo identificar os estressores internos avaliá-los e gerar alterações no estilo de vida do indivíduo, através da mudança de hábitos e comportamentos potencialmente nocivos, tendo como foco principal quatro áreas: nutricional (nutrição anti-estresse), relaxamento da tensão mental e física, exercícios físicos e mudanças cognitivo-comportamentais. Desta forma, ele aprende a lidar melhor nas diversas áreas de atuação, evitando que o estresse se torne excessivo e prejudique sua saúde e sua qualidade de vida.
Dra. Ana Luisa Sedlmaier
Dra. Ana Luisa Sedlmaier Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Estresse?

Nossos especialistas responderam 23 perguntas sobre Estresse.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Suas escolhas são muito boas. A orientação que lhe indico é que procure um profissional que tenha como diretriz estimular o crescimento da saúde em seu organismo. Parece estranho mais muitos profissionais de saúde são focados apenas em tratar a doença. Tratar a doença apenas, pode dar mais força ao crescimento da mesma. BUSQUE A SAÚDE !!! "A doença não resistirá à saúde!!!" Um abraço e paz profunda.

  • 94
  • 28
  • 88
Dr. Paulo Henrique C. Araujo

Fisioterapeuta, Osteopata

Goiânia

Olá! Seu tipo de trabalho é extremamente estressante. E você não pode perdê-lo , obviamente. Te dou duas orientações. A primeira é que consulte sim um psicólogo para você poder formular lidar melhor com suas dificuldades e estresse. A segunda é que procure um psiquiatra. Um antidepressivo seria excelente e ele seria seu apoio; seu bem estar. Psicoterapia e Psquiatria juntas no seu caso é sucesso!!! Boa sorte! Tudo ficará bem!

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 308
  • 61
  • 153
Dra. Laura Alice Boaventura Lima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Belo Horizonte

Olá, O estresse é um processo de desgaste do organismo que em exaustão não consegue lidar de forma saudável com as exigências da rotina diária. Pode influenciar na desregulação da pressão arterial, pois o estresse ocasiona diversos sintomas físicos como fadiga, enxaquecas, ardência nos olhos dentre outros. Sugiro que busque avaliação do psiquiatra para verificar se o diagnóstico é adequado e a necessidade de medicação. E também auxílio do psicólogo para aprender estratégias para lidar com as suas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida. Abraços

  • 45
  • 32
  • 25
Bruna Dionisio Manoel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Caro Internauta, dores pelo corpo são sintomas de várias doenças, uma delas pode ser a fibromialgia. Mas o relato de ganglios na garganta é muito importante e deve ser valorizado e investigado, pois a fibromialgia e doenças psíquicas não causam gânglios aumentados. E tem várias doenças sistêmicas que evoluem com dor no corpo e gânglios aumentados, especialmente as da área da reumatologia e da infectologia. Atenciosamente

  • 416
  • 138
  • 264
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 23 perguntas sobre Estresse