Gostaria de confirmar/saber se a fibromialgia causa inchaço nos tornoz...

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa caracterizada por apresentar diversos sinais e sintomas como; dor crônica. pontos dolorosos a palpação, alteração na qualidade do sono, fadiga, rigidez matinal, sensação de edema em extremidades (mãos , pés , tornozelos) não confirmado pelo médico ao exame, síndrome do colon irritável (diarréia persistente), parestesias (sensação de formigamento em mãos e pés), memória e concentração alteradas, cefaléia (dor de cabeça), piora dos sintomas com o frio.

E só para lembrar que a fibromialgia esta muito associada a sintomas emocionais, geralmente, depressão.

A fibromialgia é uma manifestação patológica conhecida, mas de etiologia que carece de estudos mais detalhados. Acomete nervos e músculos da economia, tendo como sintoma principal a dor. Não se trata de dor de patologias que envolvam articulações e ossos. Portanto, apesar da referência de dor que o paciente reclama, tal sintoma é mais abrangente envolvendo as regiões neuromusculares. Na minha experiência, as queixas relacionadas a tendões e/ou ossos se devem a doenças especificas e localizadas (tenossinovite, bursite, entesopatia etc). Levando-se em conta o que foi dito, não tenho observado pacientes com fibromialgia, com edema (inchaço) em tornozelos e/ou pulsos.

Att,

Não a Fibromialgia não costuma provocar sinais inflamatórios articulares. Nestes casos deve-se pesquisar os diversos tipos de artrite.

Sobre o tratamento, deve haver mudança de estilo de vida (exercícios,higiene do sono, alimentação, treinamento emocional); pode ser necessário o uso de alguma medicação,e, é claro, a acupuntura é uma ferramenta muito poderosa para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Ver as 43 perguntas sobre Fibromialgia

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Fibromialgia?

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os profissionais especialistas em Fibromialgia receberão sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.