Garganta inflamada - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Garganta inflamada

Informação sobre Garganta inflamada

O que é uma dor de garganta?

Uma dor de garganta é causada geralmente por faringite ou amigdalite. A faringo-amigdalite é uma doença localizados principalmente na área das amígdalas. Ela pode ser causada por um vírus ou bactérias. A dor de garganta de inflamação nesta área pode ser também uma consequência de outras doenças como a gripe ou mononucleose infecciosa (doença do beijo).

A doença ocorre geralmente em crianças e jovens, mas pode acontecer em qualquer idade. As características da doença são dor de garganta que aumenta com a deglutição. Se a doença for causada por uma bactéria pode ser tratada com antibióticos. Normalmente não há complicações.

Como você começa uma dor de garganta?

A dor ocorre após a infecção com um vírus ou bactérias que causam faringo-tonsilar inflamação. A infecção pelo vírus pode ser devida ao mesmo vírus que causa frio ou vírus Epstein-Barr (mononucleose infecciosa que produz ou doença do beijo). A infecção se espalha em gotículas no ar e nas mãos, que transmitem a infecção de pessoa para pessoa.

Entre as bactérias que causam dor de garganta, o estreptococo do grupo A é o mais comum. Esta bactéria causa  faringo amigdalite aguda, mais típico, e quase todos sofreram em algum momento. O período de incubação desde o contato com o agente infeccioso, até que a doença se desenvolva é de dois a quatro dias, e às vezes menos.

Quais são os sinais de infecção?

  • Dor de garganta e dificuldade para engolir.
  • A dor pode se espalhar para os ouvidos.
  • A garganta é avermelhada, as amígdalas estão inchadas e podem ser cobertas com uma descarga de substâncias (muco) ou pus esbranquiçado.
  • Possivelmente uma febre e aumento dos gânglios linfáticos sob a mandíbula ou no pescoço
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção viral, os sintomas são geralmente mais leves e geralmente se manifesta como um resfriado comum.
  • Se a dor de garganta é devido ao vírus coxsackie, podem apresentar pequenas bolhas nas amígdalas e palato mole. As bolhas explodem em poucos dias e são seguidos por uma ferida (úlcera) que podem ser muito dolorosas.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, as amígdalas, muitas vezes incham e as placas da garganta inflamada  são cobertas com pus. O paciente desenvolve febre, tem mau hálito e pode se sentir muito doente.

É importante notar que, se os sinais de uma dor de garganta ficarem por mais de alguns dias ou o paciente tem significativa dificuldade em engolir, febre alta ou vômitos, você deve consultar um médico. Bebidas quentes e alimentos moles podem atenuar os problemas de deglutição. Você deve beber líquidos em abundância.

Como o médico faz o diagnóstico?

O seu médico irá geralmente ver os sintomas da doença, mas ocasionalmente podem ser coletadas com um cotonete amostras das secreções da garganta e pode exigir uma amostra de sangue para identificar a causa.

Que complicações podem ocorrer?

Uma dor de garganta geralmente não causa problemas e só dura uma semana, mas pode causar as seguintes complicações:

  • A infecção secundária do ouvido médio ou seios.
  • Se a dor de garganta é devido a uma infecção por estreptococos, pode haver uma erupção cutânea generalizada (febre escarlate).
  • Uma complicação rara é um abscesso na garganta, o que geralmente ocorre apenas em um lado.
  • Em casos raros, pode desenvolver doenças como a febre reumática ou doença renal (glomerulonefrite).

Como você pode tratar uma dor de garganta e que a medicação pode ajudar?

Na maioria dos casos, uma dor de garganta causada por uma infecção por vírus só precisa ser tratada com paracetamol para baixar a febre.

Em uma pequena minoria de pacientes, uma dor de garganta causada por bactérias é tratada com penicilina ou eritromicina (este último em casos de alergia à penicilina).

Possui uma dúvida concreta sobre Garganta inflamada? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Garganta inflamada

Sempre gosto de ensinar tudo para meus clientes sobre sua doença, e em especial sobre a garganta inflamada, que parece ser algo tão simples e NÃO É. Ao fazer a analise das tonsilas palatinas(amigdalas) olhamos se há aspecto de ser viral ou bacteriano; se há abscesso ao redor da amigdala o que é um sinal de gravidade. Outra coisa importante é sobre a relação da amigdalite com problemas cardiacos! Etaa isso é sério! alguns casos pode ter como agente a bacteria Streptococcus beta-hemolitico grupo A e esta, quando nao tratada, pode desencadear a Febre Reumática. Esta por sua vez, leva à varias doenças do coração como lesões inflamatorias no mesmo, inflamaçoes nas articulaçoes do corpo. Se cuidem
Dra. Liliane Mendes
Dra. Liliane Mendes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Médica clínica geral

|

Belo Horizonte

Tem perguntas sobre Garganta inflamada?

Nossos especialistas responderam 202 perguntas sobre Garganta inflamada.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A rouquidão é uma afecção da laringe e/ou das pregas vocais, e quando superior a 2 semanas deve-se procurar um otorrino para fazer uma avaliação detalhada.

  • 121
  • 80
  • 244
Dr. Joao Renato Poli Swensson

Otorrino

Sorocaba

Olá!!! A quantidade de infecções repetidas das amígdalas nas crianças pode acarretar diversas complicações , tanto relacionadas ao fato de usar medicamentos muitas vezes como pela possibilidade de em alguma dessas infecções lesar outros órgãos...Isso tem que ser interrompido quer seja com tratamento clínico após a identificação do fator causal (intolerâncias alimentares, alergia respiratória de difícil controle, refluxo gástrico,entre outros) ou com o tratamento cirúrgico.Habitualmente quando nenhum tipo de terapêutica conservadora (remédios) dá bons resultados a opção única acaba sendo a cirurgia. Boa parte das vezes a criança tem aumento das amígdalas e também das adenoides sendo respiradora bucal que gera um quadro respiratório de difícil controle clínico e além das infecções pode surgir o ronco e dificuldade para ingerir alimentos mais sólidos.Uma boa avaliação clínica pelo especialista em consulta médica de rotina pode definir bem o diagnóstico e o tratamento adequado.

  • 40
  • 30
  • 37
Dr. Guido Bighetti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Otorrino

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Prezado/a paciente-internauta, Vivemos uma era em que a maior parte dos adventos da medicina está ao alcance da população. O advento dos antibióticos por exemplo, levou a diminuição da letalidade de várias infecções, antes potencialmente graves, como as amigdalites bacterianas. Hoje em dia, são raros os casos em que culminamos com alguma complicação grave decorrente de uma faringite que, reitero; graças aos avanços, é considerada doença de relativamente fácil manejo e bom prognóstico na imensa maioria dos casos. Procure seu otorrino ou, caso haja dificuldade em acessar um especialista, vá ao pronto-socorro mais próximo. Você não merece e nem precisa passar por isso! Boa sorte!

  • 684
  • 250
  • 415
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Prezado/a paciente internauta, Tratam-se de caseos, que são o resultado do embate entre suas defesas e restos alimentares retidos nas criptas (orifícios) de suas tonsilas palatinas (amígdalas). Ao serem ali aprisionados, não serão digeridos e assim sofrerão processo de putrefação e a ação de enzimas que formarão aquela estrutura branco-amarelada pétrea que em geral apresenta um desagradável cheiro. Em geral, isso depende muito mais da anatomia de cada paciente, eu explico: apenas aqueles portadores de uma compleição física tal das amígdalas que pré-dispõe ao acúmulo de tais restos é que sofrerão tal incômodo. Procure seu otorrinolaringologista!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 684
  • 250
  • 415
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 202 perguntas sobre Garganta inflamada