Hérnia Abdominal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Hérnia Abdominal

Informação sobre Hérnia Abdominal

O que é?

A hérnia é uma saliência de alguma porção do organismo que se exterioriza. Quando essa saliência ocorre na região do abdome, a hérnia é chamada de abdominal. É nessa região que elas são mais frequentes. A cavidade abdominal é formada por uma série de órgãos. Os intestinos, o estômago e o fígado são os mais importantes. Eles são mantidos no lugar pelos ossos, músculos e pele. Quando por algum motivo se deslocam podem formar a hérnia.

Qual é a causa?

As hérnias costumam ser divididas de acordo com o local onde são formadas e seus fatores motivadores são específicos. - Hérnia inguinal: surge na região da virilha. São aproximadamente 75% das hérnias abdominais. Muito mais comuns em homens que em mulheres. Aparecem devido ao esforço. Decorrem da fraqueza do canal inguinal. Isso atinge especialmente pessoas mais velhas, profissionais que submetem o local a esforço de forma constante e em esportistas, por exemplo. Os obesos têm mais chances de desenvolver essa condição. - Hérnia umbilical: surge na região do umbigo devido a um defeito no fechamento da cicatriz umbilical. Em geral, fecha após dois anos. Só se torna preocupante se persistir até a criança chegar aos cinco anos. - Hérnia incisional: ocorre em locais do abdome onde já foi realizada uma cirurgia. São resultantes da cicatrização inadequada. - Hérnia epigástrica: aparece na linha mediana do abdome. Acima ou abaixo da cicatriz umbilical. Surgem quando o paciente faz muita força com o abdome.

Quais os sintomas?

Dor, desconforto na região, vômito, náusea, prisão de ventre e inchaço estão entre os sintomas apresentados.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é capaz de detectar a presença da hérnia. O diagnóstico pode ser completado com exames de imagem como a ecografia e a ressonância magnética.

Qual o tratamento?

As hérnias só podem ser curadas com tratamento cirúrgico. Porém, em boa parte dos casos não há a necessidade da operação. O médico pode acompanhar o desenvolvimento da hérnia no caso de ela não trazer prejuízos graves ao paciente. Em períodos de crise, há a possibilidade do uso de medicamentos para diminuir a dor.

Possui uma dúvida concreta sobre Hérnia Abdominal? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Hérnia Abdominal?

Nossos especialistas responderam 40 perguntas sobre Hérnia Abdominal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existe a possibilidade de que seja uma hérnia umbilical ou as vezes é somente a própria cicatriz umbilical, Para uma melhora avaliação deverá passara por uma consulta com um cirurgião geral.

  • 66
  • 35
  • 141
Dr. Nemer Hajar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Curitiba

Procure um cirurgião geral. A maior parte dos diagnósticos é feita atraves do exame clinico. Se for necessario algum outro exame, ele te orientará.

  • 144
  • 135
  • 157
Marcus Vinicius Menegasse Camara

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Colatina

Boa tarde. Inicialmente você precisa passar por uma avaliação para poder definir as características de seu abdome e sua hérnia. A princípio a correção de hérnias abdominais por laparoscopia (videolaparoscopia) proporciona um retorno às atividades em um curto período de tempo, sendo indicado para àqueles que praticam esportes. Assim, dependendo do caso, e fazendo a cirurgia de imediato, há a possibilidade da prática de abdominais dentro deste período.

  • 1271
  • 195
  • 1221
Dr. Ricardo da Silva Lourenço Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista

São Paulo

Boa tarde, Além de cirurgião também são praticante de jiujitsu e entendo sua preocupação. O sucesso das correções cirúrgicas das hérnias depende de diversos fatores, incluindo a técnica cirúrgica empregada. O quero dizer com isso, a cirurgia das hérnia podem ser feitas por via laparoscópica ou via aberta, existem várias modalidades de tela disponíveis no mercado, o posicionamento da tela na parede abdominal também pode variar (p.ex. na frente ou atrás da musculatura) e irá afetar diretamente, tanto no sucesso da cirurgia quanto no tempo de recuperação. Meu conselho é que procure um cirurgião experiente para tomar as decisões corretas. O tempo de recuperação varia de 30 dias a 6 meses (dependendo da recuperação do paciente e da técnica cirúrgica empregada) Estas decisões são avaliadas caso a caso. seria necessário uma avaliação pessoal para uma resposta mais precisa. À disposição. Dr. Antonio Felipe Santa Maria

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 10
  • 4
  • 8
Dr. Antonio Felipe Santa Maria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Oncologista

Rio de Janeiro

Ver as 40 perguntas sobre Hérnia Abdominal