Qual o período de janela imunológica para ter certeza do resultado?

Deve colher os exames pelo menos 15 dias depois da exposição.

Com os métodos atuais tem-se muito o diagnóstico precocemente. O tradicional teste ELISA, agora disponivel na sua 4 geração, são cerca de 15 dias o tempo entre o contato de risco e a positivação. Os testes moleculares devem ser feitos para confirmar o resultado do ELISA. Caso permaneça a dúvida repetir a sequencia em um mes, ou seja, a metodologia atual não não necessita mais extender a pesquisa por seis meses, como foi nos começos da doença.

A janela imunológica é o período que decorre entre a infecção pelo vírus e o surgimento de marcadores da infecção na circulação. Os testes habituais são baseados na detecção de anticorpos contra o vírus (teste ELISA é o mais utilizado), associada ou não à detecção de partículas virais (antígeno). Normalmente os anticorpos da fase aguda (IgM) demoram um mínimo de 15 dias para serem detectados, enquanto os da fase crônica (IgG) podem levar entre 3 a 4 semanas. Os testes de 4a geração incluem detecção de antígeno e podem ser utilizados após 15 dias da exposição. Os testes moleculares,detectam fragmentos do genoma viral, e normalmente exigem entre 10 e 15dias para se mostrar positivos

Ver as 926 perguntas sobre HIV e AIDS

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre HIV e AIDS?

Nossos especialistas responderam 926 perguntas sobre HIV e AIDS.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.