Infecção da pele por candida albicans - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é isso?

A infecção da pele por um fungo semelhante ao fermento. Destes fungos, principalmente Candida albicans.

O que ela faz?

O corpo humano contém um grande número de diferentes microrganismos (incluindo fungos). Alguns destes microrganismos são benéficos e outros não têm efeito até que uma mudança ocorra na natureza, ou há uma diminuição na resistência do corpo a eles. Isso permite que um tipo pode crescer excessivamente, causando uma infecção fúngica da pele.

Em princípio, o fungo Candida albicans pode afetar todas as áreas da pele e as membranas mucosas, mas prefere locais quentes e úmidos. Candida albicans infecciosa, ou seja, a variação encontrada nas membranas mucosas (cavidade oral, intestino, etc ...) ou nos órgãos genitais, são contagiosas. Elas podem variar de uma pessoa para outra pelo contato direto (contato sexual, por exemplo) ou indiretamente através de toalhas ou luvas molhadas.

Quais são os sintomas?

O fungo é encontrado geralmente em dobras da pele sob as mamas das mulheres, a virilha, genitais ea área ao redor da abertura anal.

Os sintomas são:

  • Coceira, manchas vermelhas na pele que se parecem com eczema. A coceira nessas áreas é maior nas bordas.
  • Uma pequena quantidade de descamação
  • Manchas vermelhas em todo o manchas vermelhas.

Quem está em risco?

  • Bebês com uma erupção na área da fralda
  • Pessoas com uma doença metabólica, diabetes ou
  • Pessoas que estão acima do peso
  • Mulheres grávidas e mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais 
  • Pessoas que trabalham em ambientes úmidos
  • Pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou que sofrem de outras imunodeficiências.

Que medidas podem ser tomadas em casa?

Um alto grau de higiene e boa saúde geral são essenciais na prevenção da infecção do fungo. A infecção é mais provável quando uma pessoa tem outros problemas de pele ou outras doenças.

  • Lavar a pele com regularidade (não excessivamente) e secar cuidadosamente depois. Pessoas acima do peso devem secar cuidadosamente todas as dobras cutâneas.
  • Evite usar toalhas de outras pessoas.
  • Use roupas de algodão ou lã. Isto irá permitir  a pele respirar e liberar-se da umidade excessiva. Alterar cuecas e meias regularmente, por isso sempre vestir roupas secas.
  • Usar sandálias ou sapatos de couro em vez de tênis.
  • Lavar as mãos cuidadosamente depois de tocar a área afetada, após aplicar o creme anti-fúngico.

Como é diagnosticado?

O diagnóstico é feito depois de observar a aparência da pele e obter uma amostra, raspando-a. É importante localizar, se possível, a causa precipitante.

E se os sintomas piorarem?

Em pessoas que trabalham em ambientes úmidos, os fungos podem causar algumas alterações desagradáveis ??do tipo eczema. Ela também pode levar à infecção das unhas, causando-lhes o engrossamento, depois adquirindo um amarelo ou até mesmo caindo.

Em pessoas que têm algum tipo de imunodeficiência, o fungo pode se espalhar por todo o corpo, criando uma situação grave chamada candidíase mucocutânea generalizada.

Previsões

Se a causa da infecção pode ser controlada, a infecção desaparece após tratamento antifúngico. No entanto, como em outras infecções fúngicas, se você criar novas condições favoráveis e esta infecção pode ocorrer novamente.

Qual é o tratamento?

Verificar a causa da infecção pode significar a perda de peso, melhor higiene ou regulação da diabetes de uma pessoa.

O médico também pode fornecer tratamento local do fungo, com algum tipo de medicação citadas abaixo. O médico, muitas vezes, escolhe um tratamento combinado composto por um creme com corticosteróides e antifúngicos (anti-inflamatório hormonal), o que reduz a coceira e as manchas desaparecem.

Em casos difíceis, ou quando a infecção é generalizada, o médico deverá realizar um tratamento sistêmico (oral ou injeções).

Que medicamentos podem ser usados?

Antifúngicos, tais como cremes, pomadas, loções, xampus, comprimidos ou injeções.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - infecção da pele por candida albicans

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Thalita Machado Carlesso

Thalita Machado Carlesso

Dermatologista

Uberlândia

Bruna Sabatovich Villarejo

Bruna Sabatovich Villarejo

Dermatologista

Rio de Janeiro

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas sobre Infecção da pele por candida albicans

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Infecção da pele por candida albicans

Olá. As lesões fúngicas classicamente se apresentam como placas eritematosas (vermelhas) e descamativas, circulares, com algumas lesões periféricas, e associam-se a prurido (coceira). As manchas…

Boa noite! Candidíase não dá manchas! Esta infecção causa coceiras vaginais e corrimento! Após tratamento, não fica nenhum sinal ou mancha! Procure seu ginecologista e faça seus exames periódicos!…

Acredito que deve levá-lo para uma reavaliação. Alguns problemas podem acontecer no período pós opertório como infecções e alergias. O dermatologista conseguirá ajudar.

Quais profissionais tratam Infecção da pele por candida albicans?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.