Insônia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Insônia

Informação sobre Insônia

Será que precisamos dormir bem por toda a nossa vida?

Passamos uma grande parte de nossa vida dormindo. Crianças dormem praticamente 24 horas por dia. As crianças pequenas dão cochilos freqüentes. Jovens e adolescentes dormem cerca de oito ou nove horas por noite, enquanto a maioria dos adultos pode ter sete ou oito horas, às vezes menos. Muitas pessoas mais velhas precisam de menos horas ainda, talvez cinco ou seis, e também tendem a ter um sono mais leve.

Por que as pessoas mais velhas dormem menos?

Pessoas mais velhas  podem não precisar ou ser capaz de dormir tanto quanto os jovens. Isto poderia ser porque eles têm uma vida relativamente inativa, ou porque eles dormem mais durante o dia.

O que é insônia?

A insônia é o termo que refere-se à incapacidade de adormecer ou continuar dormindo por um período de tempo. Isso pode causar fadiga crônica que afeta negativamente a nossa vida diária.

Dito isto, é importante ressaltar que quase todo mundo tem problemas para dormir em um momento ou outro em suas vidas. Estresse, depressão e preocupação são bem conhecidas como causas da insônia. A doença é outra causa possível, especialmente se houver dor ou desconforto.

Que precauções devo tomar ao utilizar pílulas para dormir?

Existem muitos tipos de comprimidos disponíveis para dormir . No entanto, é importante não utilizar pílulas para dormir com muita freqüência. Com elas, o corpo torna-se dependente de medicação e você pode achar que é muito difícil parar de tomá-la. Você também pode precisar de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo efeito desejado porque o seu corpo torna-se tolerante, e está pedindo uma dose mais elevada da substância que provoca o mesmo efeito. Você pode também sentir uma sensação de sonolência e letargia da manhã.

Dicas úteis para pessoas com insônia

  • Exercício muitas vezes ajudam a dormir, mas evite o exercício imediatamente antes de deitar.
  • Anote as preocupações no papel ao invés de se preocupar com eles enquanto tenta dormir.
  • Um banho morno antes de deitar pode ajudar.
  • Tente não comer muito antes de ir para a cama.
  • O álcool pode interromper o sono durante a noite, apesar de que uma pequena bebida pode ajudar a conciliar o primeiro sonho.
  • Cortar em bebidas que contenham cafeína (café, chá, cacau e colas), especialmente no final da tarde.
  • Verifique se você tem uma cama confortável. O quarto deve ser bem ventilado e fresco, scuro e o mais silencioso possível.
  • Não vá para a cama até você se sentir cansado.
  • Sexo antes de dormir pode tanto promover e dificultar o sono. Os homens podem dormir bem depois do sexo, enquanto muitas mulheres ficam acordadas.
  • Ler um livro até sentir sono. Sentar, ler o jornal, ouvir música e ir para a cama meia hora mais tarde, caso não consiga dormir..
  • Levantar todas as manhãs, ao mesmo tempo. Definir o alarme e sair da cama rapidamente, mesmo se for ficar acordado até tarde ou não puder dormir. Assim, no final do dia, provavelmente vai se sentir cansado e com sono apenas na hora certa. Se você fizer isso por um número suficiente de dias, será bem-sucedido em ajustar seu relógio interno e estará cansado quando você precisar do sono.
  • Durante viagens longas de ônibus ou avião, pode valer a pena tomar um comprimido para dormir, se você acha que tem problemas de sono. Esta pílula deve agir rápido e com um efeito de tempo limitado, cerca de cinco ou seis horas. De qualquer maneira deve ser o seu médico que irá prescrever a pílula para dormir que é melhor para você.

A maioria das pessoas pode vencer a insônia se seguir as orientações acima. Se você ainda não vê nenhuma solução para o problema, consulte o seu médico de família.

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Os especialistas falam sobre a Insônia

Estudos recentes demonstraram que a prevalência da insônia tem aumentado a cada ano, chegando a atingir quase 40% da população. É a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a sensação de que o sono não foi de boa qualidade, levando a consequências no funcionamento do indivíduo durante o dia. Ela pode ser aguda, relacionada a algum fato recente ou situação de estresse passageira e, nesse caso, melhora espontaneamente. Se for uma insônia persistente, por mais de 1 mês e com interferência na qualidade de vida, vale a pena procurar uma investigação médica especializada. Para o tratamento adequado é preciso identificar a causa e avaliar os hábitos da pessoa.
Dr. Douglas Motta Calderoni

Psiquiatra

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São Paulo

-planejamento estratégico personalizado para o processo de desmame de medicações usadas para insônia que causam dependência (benzodiazepinicos) - orientações para o tratamento da insonia sem a necessidade de medicamentos a longo prazo
Dra. Christianne Martins Corrêa da Silva Bahia
Dra. Christianne Martins Corrêa da Silva Bahia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Neurologista

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Rio de Janeiro

Costumo tratar insonia como parte de um problema que esteja acontecendo com o paciente seja ele: depressão, ansiedade, transtornos psicóticos, stress relacionados a traumas. Na consulta há investigação de histórico pessoal e familiar completo, rotinas e condições de trabalho. Evito o uso de benzodiazepinicos que costumam aliviar os sintomas de insonia rapidamente, mas a longo prazo trazem dependencia e tolerancia (aumento da dose para obter o mesmo efeito), alem de prejuizos na memória. O tratamento da CAUSA da insonia é o alvo do tratamento.
Dra. Vivian Machado
Dra. Vivian Machado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Rio de Janeiro

O Transtorno da Insônia(TI) é um distúrbio do Sono descrito como dificuldade para iniciar E/OU manter o sono, despertar precoce E/OU sono não reparador. Como resultado, frequentemente observamos sonolência excessiva diurna, irritabilidade/impulsividade, oscilações de humor e disfunções cogitivas( atenção e memória principalmente). Muitos pacientes sequer se queixam aos médicos deste sintoma, e por outro lado, grande parte dos médicos não valoriza e/ou não sabe abordar de forma clara o transtorno.Para o diagnóstico,é necessário uma história completa sobre comportamentos durante o sono,doenças clínicas ou psiquiátricas , uso de medicações deve estar presente 3x/semana durante 6 meses.
Dra. Ana Paula Peixoto Bravo de Souza
Dra. Ana Paula Peixoto Bravo de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Psiquiatra

|

Rio de Janeiro

Uma das maiores causas de procura ao consultório do Psiquiatra é a insônia. Para caracterizar insônia não importa apenas a redução da quantidade (horas dormidas), mas também da qualidade (a sensação de um sono reparador). Alguns medicamentos podem ser prescritos para casos em que, mesmo com uma higiene do sono relativamente adequada, perpetuam-se as queixas de insônia. São os indutores do sono e os ansiolíticos: medicamentos que devem ter um uso criterioso e assistido pelo Psiquiatra, já que possuem potencial de dependência quando mal utilizados.
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses
Dr. Pedro Henrique Costa Meneses Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

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Vitoria

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  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Entre as medidas de higiene do sono podemos citar: avaliar as condições do quarto de dormir em relação a, por exemplo, ruídos, conforto, temperatura e organização; ter um horário regular para deitar e levantar; não permanecer na cama durante o dia; realização de exercícios físicos, evitando até 4 horas antes de deitar; não ingerir álcool; não ingerir estimulantes até 4 horas de antes de deitar como chá preto, café, bebidas a base de cola, cigarro; evitar ingerir líquidos em excesso antes de dormir.

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Dr. Leonardo Gazzi Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Porto Alegre

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Olá, infelizmente sim. Podem afetar logo após a tomada da medicação como também a longo prazo. Não somente os antipsicóticos, benzodiazepínicos causam declínio cognitivo a longo prazo também. Essas informações são obtidas através de estudos médicos, sendo sólidas e confiáveis.

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Dr. Franco Chies Martins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Pneumologista

São Paulo

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Olá! Em primeiro lugar, você precisa conversar com seu médico psiquiatra a respeito do uso ou não desta medicação e seguir corretamente a orientação dele. Depois disto, seria importante o apoio de um psicólogo que lhe ajudará a identificar a causa das suas preocupações e medos e como superá-los.

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Gisele Gasparetto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Olá! Sugiro um acompanhamento médico para o desmame da medicação (que é sempre bom diminuir o uso de medicação controlada) e a inserção de um fitoterápico. Existem algumas opções, mas somente um médico em consulta, avaliando o seu caso específico, que poderá medicar e orientar de forma segura. Mas além disso, considero importante olhar para as causas dessa insônia, além de apenas minimizar os sintomas dela. Entender o que causa, se tem alguma doença física ou se são aspectos emocionais que geram a insonia. Se houverem fatores emocionais o tratamento psicoterapêutico pode ser muito benéfico. Espero ter lhe ajudado! Boa sorte!

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Fabiana Fuchs Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

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