Obstrução Nasal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Obstrução Nasal

Informação sobre Obstrução Nasal

O que é?

A obstrução nasal é caracterizada pela diminuição do fluxo de ar que passa pelas fossas nasais. Ela acontece com muita frequência, em especial nos períodos mais frios.

Qual é a causa?

As obstruções nasais são classificadas em dois grupos: funcionais e anatômicas. As funcionais são causadas pelas diversas formas de rinite e infecções. Desvio de septo, aumento dos cornetos nasais, formação de pólipos nasais e tumores estão entre as principais obstruções nasais anatômicas.

Quais os sintomas?

Dores de cabeça, respiração bucal, boca seca, doenças na garganta, alterações respiratórias (especialmente durante o período do sono), redução do olfato, perda do apetite e febres estão entre os sintomas mais comuns.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar a obstrução nasal.

Qual o tratamento?

No caso das infecções virais, não há necessidade de medicação. O paciente se recuperará sozinho em um período de até dez dias. Drogas podem ser usadas para diminuir os sintomas e deixar o indivíduo mais confortável. No caso das rinites não alérgicas, medicamentos podem resolver a situação. Todavia, rinites alérgicas costumam ser crônicas e não podem ser curadas. Apenas seus sintomas são controlados. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”); evitar o contato com substâncias que provocam a alergia; não ter animais em casa; usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora; não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados; lavar o nariz com soro fisiológico; e utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes. Já nos casos de obstrução nasal anatômica, a cirurgia é uma das opções para sanar o problema.

Possui uma dúvida concreta sobre Obstrução Nasal? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Obstrução Nasal

A obstrução nasal prejudica direta e indiretamente a qualidade de vida daqueles que a possuem, uma vez que interfere nas atividades diárias, atividade física e, principalmente, na qualidade do sono. A obstrução pode ocorrer por doenças alérgicas e inflamatórias associadas ou não a alterações da estrutura (formato interno) do nariz como o desvio do septo nasal e o aumento dos cornetos. A partir do diagnóstico é possível oferecer o tratamento adequado para cada caso que pode ser clínico ou cirúrgico. Hoje em dia existem técnicas cirúrgicas por videoendoscopia que nos possiblitam corrigir estes defeitos trazendo uma melhor respiração ao paciente e consequentemente mais qualidade de vida.
Dra. Paula De Oliveira Oppermann
Dra. Paula De Oliveira Oppermann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Porto Alegre

Tem perguntas sobre Obstrução Nasal?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Obstrução Nasal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O ideal é inicialmente descobrir a origem da obstrução. Pode ter origem em desvios de septo nasal, aumentos das conchas nasais(cornetos) e na mucosa nasal(rinite). Conforme a origem pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia.

  • 9
  • 15
  • 71
Dr. Eduardo Wiethorn Rodrigues

Cirurgião plástico

Itajai

Caso seu problema seja exclusivamente a obstrução nasal e não o aspecto estético, o Otorrinolaringologista é o especialista melhor indicado.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 130
  • 61
  • 179
Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Mogi das Cruzes

Marcar consulta

O ideal para o diagnóstico de corpo estranho no nariz seria exame físico pelo otorrinolaringologista no qual na maioria das vezes ja pode ser visutilizado o objeto. Se ainda houver dúvidas, pode ser feita a endoscopia nasal que consiste na introdução de uma pequena câmera pelas narinas para inspeção até suas porções mais posteriores. Os sintomas mais comuns para corpo estranho nasal seriam rinorréia (secreção pela narina) amarelada e fetida geralmente por apenas umas das narinas .

  • 6
  • 8
  • 3
Manuela Dowsley Arcoverde Guttemberg Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Brasilia

Marcar consulta

Prezado paciente, em geral, as estruturas que podem ser perceptíveis à visão direta quando inspecionamos ou mesmo palpamos as nossas fossas nasais são o septo e os cornetos ou conchas nasais inferiores, estas sim, sensíveis aos fenômenos alérgicos. Recomendamos avaliação de um especialista - otorrino, para que um exame físico (rinoscopia) seja executado e se detecte a real causa da sua obstrução.

  • 869
  • 339
  • 653
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Obstrução Nasal