Respiração Bucal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Respiração Bucal

Os especialistas falam sobre a Respiração Bucal

Geralmente associada à pacientes com interposição de língua e de lábio. As principais causas da respiração bucal podem ser: - Obstruções das vias aéreas superiores; - Desvios do septo; - Inflamação da membrana basal; - Cornetos inflamados; - Adenoides, etc. O que ocorre é que durante a expiração e inspiração o ar só passa pela cavidade bucal dando como consequência um aumento da pressão aérea intra bucal. O palato vai se aprofundando e ao mesmo tempo, como o ar não transita pela cavidade nasal, deixa de penetrar nos seios maxilares que ficam atrésicos dando um aspecto característico ao paciente. Como consequência pode-se notar uma atresia maxilar e uma mordida cruzada posterior.
Dra. Ana Carolina Matos
Dra. Ana Carolina Matos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Rio de Janeiro

Tem perguntas sobre Respiração Bucal?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Respiração Bucal:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! O primeiro profissional a ser consultado deverá ser o otorrinolaringologista. Ele solicitará exames e determinará a causa da respiração bucal. A respiração bucal do adulto já implica algumas alterações ósseas, podendo ser sérias ou não (a depender da gravidade do problema e da idade do paciente) e então os tratamentos poderão ser propostos, muito provavelmente cirurgicos. A boca também estará comprometida com algum tipo de atresia, pálato (céu da boca) profundo, apinhamento de dentes... Apenas com exame clínico poderemos avaliar e propor plano de tratamento. Por isso é tão importante tratar a questão respiratória na primeira infância! Essa prevenção dará condições de desenvolvimento facial, das arcadas dentárias e da função mastigatória adequada. E melhor qualidade de vida!

  • 11
  • 5
  • 1
Dra. Naia Tonhá Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São Paulo

Marcar consulta