Roseola Infantil - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Roseola Infantil

Informação sobre Roseola Infantil

O que é roséola infantil?

  Roseola Infantil é uma doença contagiosa, que parece benigna, auto-limitada em crianças menores de três anos. Esta doença é também conhecida como febre e exantema súbito três dias.

Quem é o agente patógeno produtor de roseola infância?

A doença é causada por um vírus pertencente à família de entrovirus, um grande grupo de agentes patogênicos; é um subtipo conhecido como echovirus 16.

Que grupo da população é afetada por roseola infância?

Como o próprio nome sugere afeta crianças, geralmente entre seis meses e três anos. Há casos frequentes  muitos seqüencialmente em uma família, e um quarto das crianças que tiveram contato com o paciente desenvolve a doença.

Como a doença é?

Roseola infantil é altamente contagiosa e é transmitida através das vias respiratórias, através de gotículas de saliva.

Quais são os sintomas da doença?

A doença é caracterizada por um período de incubação variável, geralmente de 10 a 15 dias, durante o qual o paciente não tem nenhum sintoma.

  • Em seguida, a doença aparece geralmente com uma subida repentina de temperatura, às vezes até 40 ° C. A febre costuma durar três dias, daí a doença também é conhecida como "febre dos três dias."
  • A febre pode estar associada (nem sempre faz), a crises, que muitas vezes alarmam os pais da criança. A epilepsia não é causada por vírus, mas a febre. Normalmente sequelas não existem e não significa que o paciente irá apresentar epilepsia ao longo da vida.
  • Quando a febre desaparece, a criança começa a ter de repente uma erupção no tronco e extremidades,( raramente na face), é o aparecimento de manchas vermelhas pálida que duram entre 12 e 14 horas, e depois desaparecem. Esta erupção também explica que a doença é conhecida como "rash súbita".

Qual é a diferença entre roseola e sarampo nas crianças?

  Deve ser distinguido o sarampo da roseola, pois às vezes a confusão entre as duas doenças produz erros menores, assim, por exemplo, há pais que dizem que seus filhos tiveram sarampo, duas vezes, quando isso é impossível.

A roséola infantil, ao contrário do que acontece no sarampo não  começam geralmente com um quadro catarral, mas com uma febre alta. No sarampo a febre sobe quando a erupção aparece e na  roseola a febre desaparece quando as lesões de pele aparecem.

No sarampo erupção inicia-se na face, enquanto na roseola  começa no tronco e, geralmente, poupa a face.

Qual é o tratamento de roseola da infância?

Porque a doença é causada por um patógeno viral, não há tratamento específico para ela. Deve assegurar a abundância dos líquidos para evitar a desidratação do paciente.

Não é necessário administrar qualquer medicamento para controlar a erupção, que geralmente não coça.

Há alguma vacina preventiva contra a doença?

Até à data não temos vacina contra a doença.

Quais são as complicações da doença?

  Roseola Infantil é uma auto-limitação benigna e não deixa nenhuma seqüela ou complicações.

A resposta imune impede que a doença seja contraida uma segunda vez.

Possui uma dúvida concreta sobre Roseola Infantil? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Roseola Infantil?

Nossos especialistas responderam 17 perguntas sobre Roseola Infantil.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia. Pode, não há contraindicação em aplicação de vacinas em crianças com roséola infantil.

  • 29
  • 8
  • 34
Dr. Thiago Santos Hirose Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Pediatra

Ribeirão Preto

A roséola também conhecida como exantema súbito é uma doença viral que acomete crianças pequenas e gera um quadro de febre muito alta entre 39 e 41 graus, que dura em media dois dias. Assim que a febre desaparece as manchinhas avermelhadas por todo corpo aparecem e duram pelo menos 7 dias. Normalmente as lesões de pele não coçam e não é necessário aplicar nenhum tipo de substância na pele, elas somem sozinhas. A criança fica bem durante a doença e só fica pouco enjoada durante a febre mas continua se alimentando e brincando quando a febre some. O melhor tratamento é oferecer muito líquido, uma alimentação leve que inclua sucos, fritas e sopas e medicação pare febre que pode ser o paracetamol usado de 8 em 8 horas quando a febre aparece. Se a doença não melhorar em no máximo 7 dias, procure seu pediatra para um exame físico.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 5
  • 5
  • 7
Livia Maria Gennari

Pediatra

A roséola é uma doença viral. O período de incubação do vírus é de 6 a 10 dias. A doença tem duração de 3 a 7 dias aproximadamente. Após esse período, estando bem, em bom estado geral, sem febre e sem as machas vermelhas já está liberada para ir à escolinha normalmente.

  • 12
  • 2
  • 3
Dra. Maici Ciari Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Pediatra

São Paulo

Shoppings não são locais muito indicados para uma criança pequena que está se restabelecendo de uma roséola,devido a grande quantidade de pessoas e variação grande de temperatura devido ar condicionado. É uma questão de bom senso e não uma proibição médica.

  • 20
  • 0
  • 33
Dra. Dra Neila Perezi

Pediatra

Monte Aprazivel

Ver as 17 perguntas sobre Roseola Infantil