Roseola Infantil - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Roseola Infantil

Informação sobre Roseola Infantil

O que é roséola infantil?

  Roseola Infantil é uma doença contagiosa, que parece benigna, auto-limitada em crianças menores de três anos. Esta doença é também conhecida como febre e exantema súbito três dias.

Quem é o agente patógeno produtor de roseola infância?

A doença é causada por um vírus pertencente à família de entrovirus, um grande grupo de agentes patogênicos; é um subtipo conhecido como echovirus 16.

Que grupo da população é afetada por roseola infância?

Como o próprio nome sugere afeta crianças, geralmente entre seis meses e três anos. Há casos frequentes  muitos seqüencialmente em uma família, e um quarto das crianças que tiveram contato com o paciente desenvolve a doença.

Como a doença é?

Roseola infantil é altamente contagiosa e é transmitida através das vias respiratórias, através de gotículas de saliva.

Quais são os sintomas da doença?

A doença é caracterizada por um período de incubação variável, geralmente de 10 a 15 dias, durante o qual o paciente não tem nenhum sintoma.

  • Em seguida, a doença aparece geralmente com uma subida repentina de temperatura, às vezes até 40 ° C. A febre costuma durar três dias, daí a doença também é conhecida como "febre dos três dias."
  • A febre pode estar associada (nem sempre faz), a crises, que muitas vezes alarmam os pais da criança. A epilepsia não é causada por vírus, mas a febre. Normalmente sequelas não existem e não significa que o paciente irá apresentar epilepsia ao longo da vida.
  • Quando a febre desaparece, a criança começa a ter de repente uma erupção no tronco e extremidades,( raramente na face), é o aparecimento de manchas vermelhas pálida que duram entre 12 e 14 horas, e depois desaparecem. Esta erupção também explica que a doença é conhecida como "rash súbita".

Qual é a diferença entre roseola e sarampo nas crianças?

  Deve ser distinguido o sarampo da roseola, pois às vezes a confusão entre as duas doenças produz erros menores, assim, por exemplo, há pais que dizem que seus filhos tiveram sarampo, duas vezes, quando isso é impossível.

A roséola infantil, ao contrário do que acontece no sarampo não  começam geralmente com um quadro catarral, mas com uma febre alta. No sarampo a febre sobe quando a erupção aparece e na  roseola a febre desaparece quando as lesões de pele aparecem.

No sarampo erupção inicia-se na face, enquanto na roseola  começa no tronco e, geralmente, poupa a face.

Qual é o tratamento de roseola da infância?

Porque a doença é causada por um patógeno viral, não há tratamento específico para ela. Deve assegurar a abundância dos líquidos para evitar a desidratação do paciente.

Não é necessário administrar qualquer medicamento para controlar a erupção, que geralmente não coça.

Há alguma vacina preventiva contra a doença?

Até à data não temos vacina contra a doença.

Quais são as complicações da doença?

  Roseola Infantil é uma auto-limitação benigna e não deixa nenhuma seqüela ou complicações.

A resposta imune impede que a doença seja contraida uma segunda vez.

Possui uma dúvida concreta sobre Roseola Infantil? Pergunte aos nossos especialistas.

Tem perguntas sobre Roseola Infantil?

Nossos especialistas responderam 27 perguntas sobre Roseola Infantil.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, na roséola infantil a febre alta persiste em geral por 3 a 5 dias e logo que ela desaparece as manchas vermelhas aparecem, não coçam e não causam dor. Não é comum que a febre reapareça depois de um tempo afebril. Nesse caso é importante que um pediatra avalie seu filho! Atenciosamente, dra Jessica

  • 35
  • 8
  • 14
Dra. Jessica Loekmanwidjaja Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Pediatra

São Paulo

Roseola é uma virose, que não precisa de antibióticos, pois irá melhorar sozinha. Porem junto a quadros virais pode acontecer alguma infecção secundaria, como otites, pneumonia, etc, que precisam do antibiotico. A necessidade de continuar tomando dependera do diagnostico.

  • 62
  • 33
  • 37
Dr. Leandro Dimasi Buck Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Gastroenterologista, Pediatra

São Paulo

Marcar consulta

Olá! Sim, pois muitos vírus diferentes causam Quadro de exantema (manchas na pele). Classicamemte, o que chamamos de roséola é o exantema súbito, mas outras viroses posem ser confundidas com ela sim e então ter o mesmo diagnóstico 2 vezes. O tratamento dos exantemas independe da causa; como é viral, o corpo combate sozinho, damos apenas sintomáticos.

  • 297
  • 35
  • 40
Dra. Helen Sasake Takagi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nefrologista, Pediatra

São Paulo

Marcar consulta

A Roséola ou sexta doença ,também chamada febre dos 3 dias, porque apos 2 ou 3 dias de febre alta ao baixar a temperatura ,a criança se brota ( manchinhas na pele) ,normalmente deixa imunidade definitiva . Em casos muitos raros pode haver um novo surto ,que é considerados como uma reativação do vírus que estava latente no paciente e não como uma nova infeção.

  • 9
  • 0
  • 4
Dra. Cecilia Kotsifas

Pediatra

Maringá

Ver as 27 perguntas sobre Roseola Infantil