Síndrome de Down - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Síndrome de Down

Informação sobre Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma doença genética que ocorre no momento da concepção que gera três cromossomos 21 ao invés de dois. As causas são desconhecidas já que qualquer casal pode ter um filho com síndrome de Down e, de acordo com estudos, uma em cada mil crianças nasce com esta síndrome. Esta anomalia congênita é caracterizada pela aquisição de uma deficiência intelectual e certas características faciais.

Possui uma dúvida concreta sobre Síndrome de Down? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Síndrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
Roberta Kelly de Sousa Araújo

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

O acompanhamento de um fonoaudiólogo deve começar desde o nascimento da criança com síndrome de Down, e é de longo prazo. Sua regularidade e seu enfoque, no entanto, vão variar, dependendo das necessidades dos pais e das crianças em diferentes fases da vida. O processo só estará terminado quando a pessoa que tem síndrome de Down tiver condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida.
Carine Cruz Ferreira
Carine Cruz Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

São Paulo

Tem perguntas sobre Síndrome de Down?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Síndrome de Down.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! Existem várias instituições que trabalham com pessoas com síndrome de Down, mas é necessário saber qual a sua cidade e qual foco você está procurando: Um atendimento psicológico? Uma escola com educação especial? Procure o CAPS ou o CREAS da sua cidade para se informar melhor sobre que tipo de ajuda você terá a sua disposição. Desejo Sorte!

  • 17
  • 20
  • 19
Dr. Tibério Régis Mendonça Gurgel

Psicólogo

Fortaleza

Neste caso, o acompanhamento multidisciplinar é muito importante, um profissional psicopedagogo pode ajudar no desempenho cognitivo. Abraços

  • 24
  • 22
  • 11
Rosângela Dagostin

Psicopedagoga

Criciúma

Curitiba e São Paulo tem ambulatórios especializados no atendimento de SD, que estão associados à universidades federais, que atendem todas as pessoas do estado. Creio que o mesmo tipo de serviço (SUS) pode estar disponível em outras cidades ou capitais. Se seu filho ainda é bebe, um pediatra bem informado poderá lhe dar as respostas que procura. Recomendo fortemente a odontologia para avaliar a estrutura óssea que se apresenta má formação em bebes a correção é mais fácil. Igualmente estimulação precoce, avaliação finoaudiologica e orientação com psicólogo. Pois iniciar bem esta caminhada lhe facilitará mais adiante. Forte abraço.

  • 57
  • 78
  • 39
José Luiz Nauiack Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Síndrome é um termo médico que significa "conjunto de características" e no caso de SD, inicialmente indicava as características relacionadas pelo Dr. Down (John Langdon, 1928-1896). As características básicas observadas (fenótipo) são: orelhas com Implantação mais baixa e menores, língua protusa, hipotonia muscular, fenda palmar única, fenda plantar única, fenda palpebral mais oblícua, cabeça mais achatada atrás, comprometimento intelectual, entre outras. No entanto, a intensidade de tais caracteres pode variar de indivíduo para indivíduo sendo que algumas podem até mesmo ser imperceptíveis para alguns. O diagnóstico definitivo só pode ser feito através de um exame de sangue (Cariótipo), usado para uma variedade de indicações, inclusive a existência de um comossomo 21 extra na composição celular do indivíduo (SD = Trissomia do 21). Algumas das características acima podem ser minimizadas com o adequado tratamento e acompanhamento, busque um centro especializado.

  • 57
  • 78
  • 39
José Luiz Nauiack Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Ver as 15 perguntas sobre Síndrome de Down