Sinusite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Sinusite

Informação sobre Sinusite

O que é sinusite?

Os seios são espaços cheios de ar nos ossos do crânio, que drenam para o nariz. Um par está localizado nas bochechas e um na frente. Há também um número variável de seios entre os olhos e o nariz. A sinusite é a infecção destes espaços.

A sinusite pode ser uma breve doença (sinusite aguda) ou  um processo que continua por meses ou anos (sinusite crônica). Sinusite crônica é relativamente incomum hoje em dia.

O que causa a sinusite?

Sinusite aguda geralmente ocorre após um resfriado.

Se a sinusite aguda não estiver completamente curada, pode desenvolver sinusite crônica. Sinusite crônica também pode desenvolver-se sem qualquer doença anterior. Em ambos os casos, a infecção se desenvolve após a abertura do seio bloqueado no nariz.

A infecção pode se espalhar para os seios da face por um abcesso na raiz de um dente. Às vezes, a sinusite pode ser causada por mergulho em águas sujas.

Quais são os sintomas de sinusite?

Dor nas bochechas, testa, ou parte posterior do nariz. Pode haver uma obstrução da respiração nasal e muco esverdeado. A dor é mais intensa na sinusite aguda.

Como é a sinusite diagnosticada?

A sinusite aguda provoca dor, pressionando-se o seio afetado. Sinusite crônica só pode ser diagnosticada por um raio-x ou tomografia computadorizada (scanner) dos seios da face.

Que complicações podem ser resultados de sinusite?

Infecção dos seios da testa ou aqueles entre o nariz e o olho pode se espalhar para áreas adjacentes. A disseminação da infecção para a órbita (o osso que circunda o olho) causa inchaço das pálpebras e os olhos podem ser empurrados para a frente pelo inchaço. Se esta situação for deixada sem tratamento, a visão pode ser afetada. A infecção também pode se espalhar para os ossos do crânio e da cabeça, causando a formação de um abscesso.

Quais são os tratamentos disponíveis?

Sinusite aguda é tratada com um antibiótico e descongestionante. Sinusite crônica geralmente requer drenagem cirúrgica dos seios envolvidos.

Possui uma dúvida concreta sobre Sinusite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Sinusite

A sinusite é uma inflamação, ou inchação da mucosa dos seios nasais. As cavidades estão cheias de ar, mas quando as cavidades são bloqueadas pelo fluído, germes como bactéria e vírus podem se desenvolver e causar uma infecção.Nas crianças, o ambiente é o principal fator que contribui a sinusite, incluindo alergias e doenças transmitidas das outras crianças em um ambiente fechado, como a sala de aula, shopping e entre outros. Nos adultos, sinusite pode ser ocasionadas por infecções e cigarros.
Dr. Eric Thuler
Dr. Eric Thuler Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São Paulo

A sinusite ou rinossinusite está frequentemente associada a rinite alérgica. Decorre normalmente do acúmulo de secreção nos seios da face levando à infecção desse local. Alguns sinais e sintomas são tosse prolongada, saída de secreção amarelada ou esverdeada pelo nariz, dor facial, eventualmente febre. Nesses casos torna-se muito importante o tratamento da crise, porém a prevenção é primordial, ou seja, tratar a causa de base ( rinite alérgica).
Dr. Victor Lioi
Dr. Victor Lioi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

|

Osasco

As Rinossinusites são doenças inflamatórias dos Seios da Face e podem ter origem em diversos fatores. A presença de bactérias, fungos, vírus quando associados a uma anatomia nasal obstrutiva podem ocasionar episódios de secreção abundante, dor facial, febre e até mesmo complicações mais graves. O tratamento pode incluir uso ou não de antibióticos, corticoides nasais e principalmente lavagens nasais com soro fisiológico e só devem ser realizados sob prescrição médica. Os episódios que se repetem várias vezes no ano sempre devem ser investigados já que comumente estão associados a problemas da anatomia nasal (desvio de septo) ou mesmo pólipos nasais. Procure um otorrinolaringologista.
Dra. Paula De Oliveira Oppermann
Dra. Paula De Oliveira Oppermann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Porto Alegre

Ver mais

Tem perguntas sobre Sinusite?

Nossos especialistas responderam 59 perguntas sobre Sinusite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Você deve procurar um otorrinolaringologista. Este profissional deve te avaliar, realizar exames complementares se julgar necessário e, finalmente, um diagnóstico. Caso o diagnóstico seja rinossinusite o médico atualizado decidirá o melhor tratamento: clínico ou cirúrgico.

  • 72
  • 49
  • 166
Dr. Carlos Castilho

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

São José dos Campos

Esta secreção posterior, a qual escorre do nariz para garganta pode ser algum quadro alérgico , inflamatório ,infeccioso nas cavidades nasais, entre outras causas. Para uma melhor avaliação e conduta procure especialista otorrinolaringologista.

  • 10
  • 6
  • 27
Dr. João Marcos Piva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

Marcar consulta

Fez testes imunológicos? Pesquisou refluxo gastro esofagico?

  • 8
  • 0
  • 3
Dra. Sanny Tavares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Estética, Otorrino

Brasilia

Marcar consulta

Prezado paciente internauta, Um dos principais critérios de indicação cirúrgica, talvez "o" principal, para sinusiopatia, talvez o principal deles, é justamente a ocorrência de sintomatologia, seja ela externando-se através de agudizações / crises ou de variáveis graus de desconforto, mas em todos os casos, causando impacto significativo sobre a qualidade de vida do paciente. Por isso, devemos nos questionar bastante se estivermos diante de um achado radiológico em um exame complementar tipo tomografia computadorizada, que revele qualquer tipo de alteração na estrutura, mas que não esteja, na prática, gerando problemas para o paciente. Afinal, estamos aqui para cuidar e tratar de pessoas e não somente de narizes e quão menos de exames. Converse com seu otorrino. Forte abraço!

  • 1104
  • 406
  • 888
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Ver as 59 perguntas sobre Sinusite