Transtorno da Ansiedade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtorno da Ansiedade

Os especialistas falam sobre a Transtorno da Ansiedade

A ansiedade é a uma sensação bastante presente na vida das pessoas. Essa ansiedade desmedida a ponto de interferir nas relações afetivas e profissionais pode ser tratada por meio da psicoterapia (análise). Nas sessões de análise o paciente encontra um espaço para trabalhar essa questão e também os vários elementos da sua vida que lhe causam sofrimento.
Nadir Lara Junior
Nadir Lara Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

O Transtorno de Ansiedade Generalizada se espalha pelo mundo a passos largos. Por vários motivos, físicos e emocionais. A Fitoterapia vem obtendo ótimos resultados no tratamento da ansiedade. Usando plantas medicinais, de maneira consciente e de acordo sempre com a individualidade do paciente. Várias plantas hoje nos ajudam na melhora dos sintomas de ansiedade, que são bem desconfortáveis, quem tem o transtorno sabe bem do que falo.
Dra. Ana Paula Moura
Dra. Ana Paula Moura Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista, Terapeuta alternativa

|

Rio de Janeiro

A ansiedade faz parte da contemporaneidade, mais de 50% da população mundial se sentirá ansioso em algum momento da vida. A ansiedade é capaz de desencadear a depressão, portanto cuidar dos sintomas de ansiedade pode ser uma forma de preveni-la. Com as crianças a ansiedade pode ser trabalhada através de jogos, baralhos, histórias, desenhos e diálogo. Com os adultos podem ser trabalhadas através de técnicas de atenção, autopercepção, autoconhecimento, valores e atitudes, além da mudança de comportamentos. O controle da ansiedade é fundamental para melhores resultados no trabalho, estudos, relações sociais e qualidade de vida.
Sônia Portes
Sônia Portes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Psicopedagoga

|

São Paulo

A ansiedade tem sido considerada um mal da nossa época, porém, é passível de tratamento, que pode ser psicoterapeutico, medicamentoso e outros. A ansiedade ou transtorno de ansiedade pode se apresentar em diversos níveis e em algum destes se faz necessário o uso de medicamento e acompanhamento de um psiquiatra. No caso do tratamento psicoterapeutico, o objetivo é investigar e compreender a dificuldade do indivíduo em lidar com o aqui agora e estar se voltando ao passado ou se remetendo ao futuro. A compreensão das causas e o envolvimento do paciente no processo psicoterapeutico objetiva a remissão dos sintomas apresentados, possibilitando ao indivíduo, uma melhor qualidade de vida.
Cláudia Guimarães
Cláudia Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Belo Horizonte

Aprender a lidar com a ansiedade, com uso de técnicas de respiração e tomadas de consciência.
Daniela Sarmento
Daniela Sarmento Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtorno da Ansiedade?

Nossos especialistas responderam 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, Você já reconheceu que sua relação com a comida está alterada por conta da ansiedade demasiada que tem sentido recentemente. Reconhecer o problema é o primeiro passo! Mas se queremos resolvê-lo, o segundo é procurar uma ajuda profissional. Você já sabe que este jeito de lidar com a ansiedade não é nada funcional. Ainda que traga um alívio momentâneo, depois pode haver culpa e arrependimento, além de questões fisiológicas como alteração de peso ou desequilíbrio de nutrientes. Recomendo que procure um psicólogo. Juntos, vocês entenderão o que tem acontecido e traçarão estratégias para lidar com esta ansiedade de uma maneira mais eficaz, que não traga efeitos negativos, como é o caso de "descontar" na comida. Abraço!

  • 52
  • 51
  • 99
Marjorie Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Florianópolis

Essa ansiedade que você sente tão intensamente, localizando ela no peito e que te afasta das pessoas pode estar ligada a algum tipo de medo, mas não sei se necessariamente uma fobia. Da forma como eu entendo, a timidez é sempre baseada em um medo, mas geralmente o medo de "o que vão pensar de mim?". Creio que um processo de psicoterapia com um bom psicólogo, que seja capaz de te compreender e que te faça sentir acolhido e respeitado pode te ajudar muito no seu processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

  • 26
  • 48
  • 26
Diogo Lana Monte-Mór

Psicólogo

Belo Horizonte

Olá! O medo é uma forma de reagir a algo que o organismo sente como ameaça. "Enlouquecer" ou "ficar esquizofrênico" podem ser lidos como ameaças à saúde mental, mas sentir medo de que isso aconteça não faz com que essas possibilidades não ocorram. Para efetivamente evitar isso, é necessário entender o que está por trás desse medo. Doenças mentais não são sentenças de morte; elas precisam de tratamento, mas com o acompanhamento correto e o interesse do paciente é possível levar uma vida saudável e produtiva. Tente também pensar no seguinte: o que em sua rotina está te afetando e te levando a pensar que pode perder a sanidade mental? Um psicólogo pode te ajudar nesse ponto e, se for necessário medicamentos, o profissional te encaminhará também para um psiquiatra. Espero ter ajudado, boa sorte!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 15
  • 11
  • 7
Alana Zanlorenzi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

Bom, esse sentimento de asfixia pode ser sim um indicativo de que está passando por um período de ansiedade/angústia. Entretanto, não é possível afirmar baseado somente nesse sintoma. Não deixe de procurar um/a profissional da psicologia pois o auto diagnóstico não é indicado. Você já parou pra pensar o que te asfixia? Uma escuta psicanalítica poderá lhe ajudar a elaborar melhor tal ansiedade dando um melhor destino para isso que agora lhe aflige.

  • 104
  • 130
  • 49
Thiago de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade