Transtorno da Ansiedade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtorno da Ansiedade

Os especialistas falam sobre a Transtorno da Ansiedade

A ansiedade é a uma sensação bastante presente na vida das pessoas. Essa ansiedade desmedida a ponto de interferir nas relações afetivas e profissionais pode ser tratada por meio da psicoterapia (análise). Nas sessões de análise o paciente encontra um espaço para trabalhar essa questão e também os vários elementos da sua vida que lhe causam sofrimento.
Nadir Lara Junior
Nadir Lara Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

O Transtorno de Ansiedade Generalizada se espalha pelo mundo a passos largos. Por vários motivos, físicos e emocionais. A Fitoterapia vem obtendo ótimos resultados no tratamento da ansiedade. Usando plantas medicinais, de maneira consciente e de acordo sempre com a individualidade do paciente. Várias plantas hoje nos ajudam na melhora dos sintomas de ansiedade, que são bem desconfortáveis, quem tem o transtorno sabe bem do que falo.
Dra. Ana Paula Moura
Dra. Ana Paula Moura Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista, Terapeuta alternativa

|

Rio de Janeiro

A ansiedade faz parte da contemporaneidade, mais de 50% da população mundial se sentirá ansioso em algum momento da vida. A ansiedade é capaz de desencadear a depressão, portanto cuidar dos sintomas de ansiedade pode ser uma forma de preveni-la. Com as crianças a ansiedade pode ser trabalhada através de jogos, baralhos, histórias, desenhos e diálogo. Com os adultos podem ser trabalhadas através de técnicas de atenção, autopercepção, autoconhecimento, valores e atitudes, além da mudança de comportamentos. O controle da ansiedade é fundamental para melhores resultados no trabalho, estudos, relações sociais e qualidade de vida.
Sônia Portes
Sônia Portes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Psicopedagoga

|

São Paulo

Antes de tudo, vale destacar que a ansiedade é algo normal, que faz parte da vida de todos. Porém, quando ela atinge níveis elevados e por um tempo prolongado, uma série de sintomas que acompanham tal condição, sejam psíquicos e/ou físicos, passa a atrapalhar o funcionamento do indivíduo em sua rotina. A partir daí, a ansiedade deixou de ser algo normal e passou a se configurar como um transtorno. E, como tal, merece uma maior atenção e uma intervenção no sentido de se evitar as muitas consequências negativas que isso pode trazer. O tratamento envolve estratégias farmacológicas e não farmacológicas, sendo individualizado de acordo com as características do quadro apresentado pelo paciente.
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

São Paulo

A ansiedade é um estado de humor desconfortável, uma preocupação excessiva com o futuro, que gera um mal estar inclusive físico, com sintomas como taquicardia, tremor, tontura. É também um mal estar psíquico que impede o indivíduo inclusive de realizar desde atos simples como sair de casa para passear ou trabalhar como também dar atenção a tarefas importantes na vida, como concluir um projeto, trabalhar ou estudar. Já a angústia tem características muito parecidas, também costuma trazer sensações físicas como aperto no peito e na garganta e falta de ar por exemplo, mas está mais relacionada com aspectos do passado. É também capaz de paralisar a pessoa tanto quanto a ansiedade dita patológica
Lissandra Fieltz
Lissandra Fieltz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtorno da Ansiedade?

Nossos especialistas responderam 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sentir ansiedade é normal, ela passa a ser preocupante quando traz prejuízos para a vida da pessoa (profissional, social, ambiental etc.), e pela sua fala você mesmo já perdeu que há prejuízos, então neste caso é momento de buscar por ajuda sim, psicológica e também médica para o descarte de possíveis causas orgânicas. Um abraço

  • 91
  • 120
  • 45
Janaina Aparecida de Oliveira Augusto

Psicóloga

Campinas

Essa ansiedade que você sente tão intensamente, localizando ela no peito e que te afasta das pessoas pode estar ligada a algum tipo de medo, mas não sei se necessariamente uma fobia. Da forma como eu entendo, a timidez é sempre baseada em um medo, mas geralmente o medo de "o que vão pensar de mim?". Creio que um processo de psicoterapia com um bom psicólogo, que seja capaz de te compreender e que te faça sentir acolhido e respeitado pode te ajudar muito no seu processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

  • 26
  • 49
  • 26
Diogo Lana Monte-Mór

Psicólogo

Belo Horizonte

Olá! O medo é uma forma de reagir a algo que o organismo sente como ameaça. "Enlouquecer" ou "ficar esquizofrênico" podem ser lidos como ameaças à saúde mental, mas sentir medo de que isso aconteça não faz com que essas possibilidades não ocorram. Para efetivamente evitar isso, é necessário entender o que está por trás desse medo. Doenças mentais não são sentenças de morte; elas precisam de tratamento, mas com o acompanhamento correto e o interesse do paciente é possível levar uma vida saudável e produtiva. Tente também pensar no seguinte: o que em sua rotina está te afetando e te levando a pensar que pode perder a sanidade mental? Um psicólogo pode te ajudar nesse ponto e, se for necessário medicamentos, o profissional te encaminhará também para um psiquiatra. Espero ter ajudado, boa sorte!

  • 29
  • 37
  • 16
Alana Zanlorenzi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

Possivelmente esse é um sintoma psicossomático de ansiedade. Um sintoma psicossomático é uma sensação que normalmente a pessoa relaciona à algum mal estar físico e normalmente procura um médico, como foi no seu caso. Mas ao fazer os exames, nada de biológico é constatado, sendo esse um sintoma que está estreitamente relacionado ao seu psicológico. Dessa forma, eu te oriento a procurar um ou uma psicanalista para você compreender os motivos que estão te levando a sentir esses sintomas que se assemelham com ansiedade.

  • 4
  • 6
  • 7
Pâmela Mizurini da Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

Rio de Janeiro

Ver as 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade