Gostaria de entender um pouco a diferença de uma ansiedade normal e o...

A ansiedade é considerada normal quando não traz nenhum prejuízos para a vida da pessoa (pessoal, social, profissional). Um abraço

A ansiedade é uma reação natural das pessoas diante a situações de estresse (medo, dúvida, expectativa), mas quando ela traz prejuízos a sua rotina (sono, alimentação, atividades de vida diária) pode ser considerada um transtorno e é importante buscar ajuda para enfrentar essa situação.

Existe sim uma diferença entre Ansiedade e Transtorno de Ansiedade.
Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que são relacionados a momentos de perigo real ou imaginário. Ficamos ansiosos com o que não conhecemos ou não sabemos como acontecerá.
Todos nós temos ansiedade. Mas o que difere de uma característica normal de um transtorno são os sintomas físicos, tais como: taquicardia, sudorese, desmaios, aperto no tórax, entre outros. E também quando nos impede de viver a vida normalmente, ou seja, ficamos limitados a tais sintomas e medos e não conseguimos reagir. Interferindo na vida diária de maneira angustiante.
Procurar ajuda é sempre importante, até mesmo para que o psicologo possa avaliar com testes ou escalas o grau deste comportamento.

um abraço
Nivea Loza

A ansiedade é normal quando está relacionada, por exemplo, a algo desconhecido, ameaça ou perigo e; quando resolvida a situação; logo passa.
Precisamos identificar se este estado se prolonga e se está afetando e prejudicando nosso dia a dia. Pessoas ansiosas ficam, muitas vezes, com o pensamento voltado para o "objeto" provocador da ansiedade, durante horas e por vezes, dias e semanas. Perdem o foco no que tem que fazer, a concentração nas atividades e pessoas e se "consomem" com pensamentos persistentes. No transtorno de ansiedade podemos observar também a presença de diversos sintomas como: taquicardia, distonia, insônia, fadiga, boca seca, tensão muscular entre outros. Caso você desconfie que esteja sofrendo deste transtorno; procure um profissional para avaliar seu caso, orientá-lo e se necessário ajuda-lo a superar sua dificuldade.

A ansiedade considerada normal não acarreta quaisquer prejuízos na vida da pessoa, tanto no seu âmbito pessoal quanto profissional. É normal nos sentirmos ansiosos diante de algo novo, ou algo desconhecido, pois temos espectativas, medos etc. O transtorno de ansiedade é quando essa ansiedade provoca algum problema na sua vida, por exemplo, quando te impede de realizar determinas atividades, quando esse medo te paralisa.

Caríssimos,
Utilizamos o termo ansiedade para caracterizar algumas doenças que causam nervosismo, preocupação, medo...A ansiedade num nível leve pode causar inquietação e desatenção.Em níveis elevados pode ser extremamente debilitante trazendo um grande impacto na vida das pessoas.Identificar este ponto em que a ansiedade deixou de ser normal e que passa a tomar conta da sua vida, te paralisando, não é fácil. Ela pode aparecer de diferentes formas como uma fobia social, num ataque de pânico, numa ansiedade social...enfim, de muitas maneiras. fique atento a esses sintomas e veja se estão paralisando sua vida. Neste caso, vale a pena buscar uma orientação psicológica. Boa sorte.

A ansiedade é um mecanismo neurofisiológico, foi essencial à nossa sobrevivência humana. Logo além de ter um função protetiva faz parte de todos ser humano. Esse mecanismo quando acionado e percebido de diversas formas, boca seca, o trato digestório fica alterado, etc.aumenta a taxa de gilcose, que é uma energia rápida acelera o coração, sudorese...Mas hoje o perigo não é físico, mas de avaliação de perigo diante de uma situação real ou imaginária. Se for real, ex; entregue de um trabalho,etc.. neste caso poder útil. Mas uma interpretação de ameaça quando não há perigo real, ocorrerá o mecanismo e desecadeando uma enxurrada de hormônios Preparando a luta ou fuga. Caso seja alarme falso, gera sintomas, levando prejuízo gerando transtonos, criando uma porta de entrada para muitas doenças.A ansiedade ruim. tem um fator aculativo como uma panela depressao.
Abraços,
Maria

Todos nos de algum modo já passamos pelas mais variadas situações que provocam certo grau de ansiedade normativa, ativando alguns "sintomas" fisiológicos como aumento dos batimentos cardíacos, variações no ritmo respiratório, tremores ... a algum estímulo considerado ameaçador, sendo uma reação automática necessária e imediata ao perigo. Essa reação imediata é uma herança de nossos ancestrais, a ansiedade existe essencialmente para a proteção, funcionando de forma independente da nossa vontade, portanto é normal o ser humano sentir ansiedade em certo grau. Os transtornos de ansiedade, apresentam a ansiedade "patológica" se diferenciando da normativa pela intensidade e frequência, caracterizando-se por um sentimento desagradável de apreensão negativa em relação ao futuro, apresentando a etiologia comportamental de evitação, preocupação e/ou medo, causando prejuízo significativo na vida do indivíduo e o incapacitando, necessitando de ajuda.

Olá! A ansiedade normal não traz prejuízo na vida da pessoas, como escola, trabalho, convívio social e assim por diante. Transtorno de ansiedade causa prejuízo em alguma área da vida da pessoa, como o Pânico, a Fobia Social e outros.

Ver as 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtorno da Ansiedade?

Nossos especialistas responderam 97 perguntas sobre Transtorno da Ansiedade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.