O que é a depressão?

Pergunta sobre Transtorno Depressivo Maior

O que é a depressão?

Em termos gerais, uma depressão (ou transtorno depressivo) é um distúrbio do humor, caracterizado por uma incapacidade de experimentar prazer, perda de interesse na vida, diminuição da capacidade de concentração ligada à sensação de fadiga intensa, mesmo após pequenos esforços.
No entanto, é preciso ter em mente que este quadro possui causa múltipla. Isso significa que os melhores resultados no tratamento são alcançados geralmente com a combinação de terapia psicológica e auxílio medicamentoso. A depender do caso, muitas vezes o tratamento psicológico por si só alcança resultados sem a necessidade de intervenção medicamentosa. O ideal é procurar a avaliação de ambos os profissionais (psicólogo e psiquiatra) para determinar o melhor caminho para o tratamento.

a depressão pode variar um pouco de pessoa para pessoa, mas em geral é uma falta de animo e alegria, ideias de que coisas ruim possam ocorrer. pode envolver um sofrimento mental intenso. uma depressão pode ser classificada de acordo com os sintomas e sua intensidade como leve, moderada ou grave. a depressão pode estar ligada a algum evento ou simplesmente pode aparecer, inclusive em crianças. hoje há muitos tratamentos efetivos, incluindo psicoterapia e medicações, que precisam ser indicadas caso a caso.

Olá. A depressão é um estado em que a pessoa experimenta um desânimo sem causa aparente, vontade de ficar mais sozinha, deixa de fazer coisas simples de rotina, falta prazer ou motivação para atividades básicas, pode ter dificuldade de memória devido ao prejuízo da atenção, choro fácil e desmotivado, sentir-se triste sem causa específica, não conseguir enfrentar atividades ou tarefas que sempre fizeram parte da realidade da mesma, irritabilidade, apatia, também ocorre descompasso nos hábitos alimentares para mais ou para menos, pensamentos negativos podem ser recorrentes, sensação de incapacidade no trabalho, medos, dentre outros sintomas. Períodos estressores de longa duração podem favorecer o desencadear da depressão. Os sintomas podem ocorrer não na totalidade, persistem por um período de 2 ou 3 meses, e buscar ajuda psicoterápica favorece a rápida intervenção no caso de ser confirmado esse diagnóstico. Sentindo-se assim, procure ajuda.

Existe um fator de humor envolvido quando se trata de depressão, a tristeza é um sentimento normal na vida do individuo quando se depara com perdas, derrotas e decepções,porem a tristeza é algo muito alem da tristeza em si, seria quando esta tão acima da normalidade que o individuo não consegue seguir sua vida sozinho,muitas vezes chega a perder a vontade de viver encontrando se em um vazio tão grande que não sente mais desejo por nada,dirianos uma apatia total pela vida.
Porem existe tratamento terapêutico e medicamentoso para amenizar essa tristeza e levar até mesmo a cura o importante é você se conscientizar que precisa procurar ajuda e seguir um tratamento sério.
me deixo a disposição....

A depressão é um transtorno de humor e caracteriza-se, sobretudo, por alterações na saúde mental. A pessoa sofre de um humor diminuído e oscilante, de falta de energia, de melancolia, de baixa autoestima, de perturbações do sono e de uma certa incapacidade para efetuar as tarefas diárias, das mais simples às mais complexas.
Pode ter um único episódio ou repetir-se, de intensidade leve, moderada ou grave e durar semanas, meses ou anos. Se os sintomas persistirem por anos, é chamada de crônica. Se for leve ou moderada, a pessoa ainda consegue realizar suas atividades com esforço, algo que ela não irá conseguir se ela for grave.
É apropriado que a pessoa receba logo tratamento adequado (psicoterapia e havendo necessidade, uso de medicação), pois quanto mais demorar o diagnóstico e o tratamento, maior serão os danos que a depressão vai deixando na vida diária.
Tendo sido feito um diagnóstico correto levando todo os fatores envolvidos, podemos esperar uma melhora total no quadro.

Pode ser classificado em leve, moderado e grave.É necessário que a pessoa experimente por um determinado período de tempo mínimo, humor deprimido, perda interesse ou prazer e energia reduzida. Podendo ser acompanhada de outros sintomas: Concentração, atenção e auto-estima reduzido, perda de apetite e libido, agitação ou retardo psicomotor, falta de sono ou sono excessivo, sentimento de desvalia ou de culpa inapropriada, por vezes idéias de morte ou de suicídio. Somente um profissional da saúde pode avaliar e encaminhar para o tratamento mais adequado dependendo da classificação caso a caso. Existe tratamento e funciona! Muitas vezes assumimos essa condição por assumirmos pensamentos distorcidos das situações ou estar passando por alguma vivência congruente com esses sentimento, também é necessário checar condições clinicas. Procure ajuda e melhore sua saúde mental.

Ver as 28 perguntas sobre Transtorno Depressivo Maior

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtorno Depressivo Maior?

Nossos especialistas responderam 28 perguntas sobre Transtorno Depressivo Maior.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.