Varizes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Varizes

Informação sobre Varizes

O que é?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele. Com o volume aumentado, tornam-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser consideradas pequenas, médias ou de grande calibre. As veias mais atingidas por esse problemas ficam nos pés, pernas e coxas com a possibilidade de apresentar coloração vermelhada ou arroxeada. Algumas levam a problemas mais graves, mas a maioria causa apenas preocupações estéticas a seus portadores.

Qual é a causa?

Hereditariedade, envelhecimento e obesidade são as principais causas apontadas para formação de varizes. Nas mulheres, onde o problema é mais comum, a gravidez e a menopausa também são apontadas como fator desencadeador das varizes. Alguns outros fatores são apontados como contribuidores para o aparecimento das varizes: traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado), tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As varizes são formadas por desgaste no sistema circulatório. O coração envia o sangue, através das artérias, para todo o corpo. Cabe às veias mandar o sangue de volta ao coração para manter o sistema funcionando. Essa função é executada pelas válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Quando funcionam normalmente, essas válvulas se abrem para o sangue descer. Quando ele segue em direção ao coração, elas se fecham para evitar o refluxo. Com o passar do tempo, essas válvulas podem apresentar problemas em algumas pessoas levando as veias a perder elasticidade. Com isso, as válvulas se dilatam e não se fecham mais de forma eficiente. Por isso, o sangue passa a refluir e fica parado nas veias. Isso provoca mais dilatação e refluxo levando à formação das varizes.

Quais os sintomas?

Na grande maioria das vezes, a maior queixa das pessoas é em relação à estética. As manchas roxas ou avermelhadas formadas as incomodam. Porém, alguns outros sintomas são relatados: - queimação nas pernas e planta dos pés- inchaço, especialmente nos tornozelos - coceira-sensação de cansaço nas pernas- sensação de peso nas pernas - pernas inquietas (que não param de se mover)- câimbras

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as varizes. Para fazer uma avaliação do refluxo venoso, pode ser realizado um exame chamado ecodopller venoso.

Qual o tratamento?

Há várias maneiras de tratamento das varizes. A escleroterapia química é um deles. É mais utilizada para as varizes de pequeno calibre. Ela consiste na aplicação de injeções com substâncias esclerosantes. Essas substâncias entopem as veias com problemas e mandam o sangue para as veias que funcionam perfeitamente. Como as varizes podem trazer complicações futuras como a formação de edemas, dermatites, pigmentações, endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação na parede da veia com formação de coágulo), a cirurgia é a outra opção. Normalmente a cirurgia de varizes é realizada sem internação hospitalar. Uma terceira opção seria a utilização de aparelhos de raio laser. Porém, a técnica ainda está em desenvolvimento e não substitui a escleroterapia.

Possui uma dúvida concreta sobre Varizes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Varizes

Cirurgia de Varizes a Laser:O procedimento se destaca entre os pacientes por ser minimamente invasivo e consiste na introdução de fibra ótica conduzida ao interior da veia varicosa para causar o fechamento do vaso. O método é rápido, com menos chances de causar hematomas e de menor grau de complicação. Cirurgia de Varizes por Espuma: Também conhecido por Escleroterapia de Espuma consiste na aplicação feita via seringa e agulha com medicamento semelhante a uma espuma. Ao ser injetada na veia, a substância provoca uma fibrose elevando ao fechamento e inutilização da mesma. Escleroterapia de Vasinhos:Consiste na aplicação intravenosa de medicamento esclerosante para obstruir o fluxo de sangue.
Dr. Clayton de Paula
Dr. Clayton de Paula Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião vascular

|

Osasco

Varizes são veias que se tornam dilatadas e tortuosas devido a doença que acomete suas paredes. Cursam com sintomas vários, como peso, cansaço, dormência, caimbras noturnas e inchaços. Podendo chegar em casos graves a até tromboses e úlceras de perna. Os tratamento hoje são dos mais variados, sendo os que mais fazemos atualmente são as técnicas minimamente invasivas como, endolaser, laser transdérmico, injeção espuma ecoguiada e escleroterapia convencional.
Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Dr. Rodolpho Alves dos Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Brasilia

Varizes são veias dilatadas e tortuosas. Elas podem ser fininhas, e não causar problemas de saúde, apenas alteração estética - tratadas com aplicação para secagem; ou serem maiores e grandonas - ocasionando diversos problemas, como dor, inchaço, escurecimento da pele e até ocasionando feridas. Estas veias maiores já merecem mais atenção, muitas vezes, inclusive tratamento cirúrgico. A presença de veias varicosas é um fator de risco a mais para tromboses. O uso das meias elásticas é uma maneira de controlar a evolução e os sintomas.
Alex Lederman
Alex Lederman Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

São Paulo

Varizes são veias dilatadas e tortuosas com alteração na sua parede e função. O local mais frequente de aparecimento são os membros inferiores e as principais queixas são: dor, sensação de peso e cansaço que pioram ao longo do dia, inchaço nas pernas, câimbras, entre outras. O tratamento adequado depende de um diagnóstico preciso com especialista, uma vez que existem várias possibilidades de tratamento (cirurgia, laser, aplicação, espuma, etc).
Dr. Fernando Trés Silveira
Dr. Fernando Trés Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Serra

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que aparecem nas pernas. As principais causas das varizes são: Herança familiar – a fraqueza nas veias e válvulas venosas é genética. Múltiplas gestações - as mudanças nos hormônios na gestação causam enfraquecimento das veias e válvulas venosas. Excesso de peso.Lesões traumáticas nas pernas – podem danificar as válvulas venosas. Trombose venosa profunda – coágulos nas veias da perna podem causar varizes.
Dr. Martin Geiger
Dr. Martin Geiger Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Varizes?

Nossos especialistas responderam 137 perguntas sobre Varizes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Uma das causas de dores em pernas em mulheres jovens podem ser varizes. Esses sintomas podem vir acompanhados de edema, sensação de peso e até cãibras.

  • 7
  • 4
  • 26
Dr. Paulo Daenekas de Melo Jorge Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião vascular

São Paulo

Marcar consulta

Olá , existem várias modalidades de tratamento para varizes , desde conservadora com uso de meia elástica e medicamentos venotonicos como o Daflon até cirurgia e tratamentos minimamente invasivos como laser, espuma e aplicações. Não há tratamento definitivo e sim controle , pois a doença é multifatorial -de e componente genético e ambiental associados . Por isso que se você tem tendência a ter varizes o ideal é um controle com seu angiologista .

  • 31
  • 16
  • 62
Dra. Camila Ribeiro Caetano Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

Belo Horizonte

Marcar consulta

A região operada que está quente pode por: uma tromboflebite ( inflamação com coágulos ) , infecção cirúrgica, reação alérgica a alguma pomada topica, ou até mesmo um processo cicatricial que vem associado ao processo inflamatório !! Sendo assim as causas podem ser variadas com condutas especificas para cada uma delas, logo sugiro procurar brevemente o cirurgião vascular que te operou!!!

  • 17
  • 8
  • 24
Luciano Caridade Cotta Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Vitoria

Os anticoncepcionais hormonais apresentam em sua composição derivados do estrógeno e/ou da progesterona. Tanto a Noregyna quanto a Mesigyna apresentam em sua composição ambos os derivados (valerato de estradiol e enantato de noretisterona; respectivamente). Estes hormônios apresentam como efeitos colaterais alterações na parede dos vasos e vasodilatação, ou seja, os vasos aumentam de calibre. Pacientes que apresentam predisposição para varizes, o uso destes anticoncepcionais pode sim agravar o quadro de varizes; desde o aparecimento de sintomas como peso, cansaço e inchaço nos membros inferiores, como o surgimento ou intensificação de varizes. Importante a avaliação com especialista angiologista / cirurgião vascular para definir os riscos e benefícios do uso de anticoncepcionais no seu caso.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 27
  • 10
  • 34
Dr. Rodrigo Bono Fukushima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 137 perguntas sobre Varizes