Faço musculação e exercicios para as pernas onde carrego 80 kg, não te...

A musculação diminui o tecido gorduroso que esconde as veias, então é comum a sensação de aparecimento de mais vasinhos, mas o fator principal das varizes é genético. A somatória de fatores pode aumentar o risco de varizes, um fator isolado, em quem não tem predisposição, não costuma ser um problema.

Definitivamente, continue fazendo atividade física regular. Os benefícios estão muito acima dos malefícios. A principal causa de varizes é hereditária. A musculação, principalmente nas panturrilhas, fortalece o sistema de bomba muscular, facilitando o retorno venoso e diminuindo a velocidade da evolução das varizes.
Essa dúvida é muito comum nos consultórios, continue fazendo seus exercícios regularmente, evitando aumento de peso, fortalecendo a musculatura, e as consequências serão sempre positivas!!!

A prática de musculação, se praticada com postura inadequada e com sobrecarga acima do limite ideal, gerando aumento excessivo da pressão sobre o abdome pode, a longo prazo, dificultar a circulação das veias e estimular aparecimento de varizes. Porém, qualquer atividade física praticada de forma correta, em especial exercícios aeróbicos, irá melhorar o tônus muscular e, consequentemente, facilitar a circulação.

Entretanto, a origem das varizes é multifatorial, com causas "modificáveis" (sedentarismo, obesidade, excesso de peso, trabalhar por longos períodos em pé ou sentado sem movimentação, terapia de reposição hormonal, uso de calçados inadequados, entre outros) e "não modificáveis" (influência genética, sexo feminino). O ideal é evitar, ao máximo, somar as causas "modificáveis".

Ver as 137 perguntas sobre Varizes

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Varizes?

Nossos especialistas responderam 137 perguntas sobre Varizes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.