Bepantol

Tudo sobre Bepantol

Para que serve Bepantol

Indicações de Bepantol
Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves, tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais. Tratamento das inflamações da boca e da faringe. Tratamento pós-operatório de feridas cirúrgicas, enxertos cutâneos e erosões cervicais. Tratamento das estomatites (eventualmente em associação com antiinfecciosos). Prevenção e tratamento de rágadas dos mamilos, bem como de assaduras das nádegas do lactente e do eritema solar. Adjuvante no tratamento local das feridas. Adjuvante, como aerosol, no tratamento das vias respiratórias superiores (faringite, laringite, traqueíte, bronquites agudas e crônicas).


    Princípios ativos Bepantol

    Composição
    Dexpantenol ou Vitamina B5 (pomada e solução a 5%).


    Considerações Bepantol

    Como Usar (Posologia)
    Pomada Aplicar em camada fina, uma a três vezes ao dia. Nas rágadas dos mamilos, aplicar em compressas, imediatamente após cada mamada. Solução Para curativo oclusivo, irrigação ou lavagem de feridas, utilizar a solução pura ou diluída pela metade com água destilada. Para aerosol, utilizar cerca de 5-10 ml da solução pura por aplicação. Quando for o caso, pode-se associá-la a outros medicamentos.


    Como Usar Bepantol®
    Em geral, uma a três aplicações de fina camada da pomada sobre as áreas lesadas, são suficientes. Pode-se igualmente usar Bepantol® solução puro ou diluído em água. Qualquer que seja sua forma de apresentação (pomada ou solução), Bepantol® não provoca dor ao entrar em contato com a pele irritada ou inflamada. Na verdade, sua aplicação ou utilização é fácil e até agradável.


    Conduta Na Superdosagem
    Ainda não foi descrita superdosagem com este medicamento. Caso ocorra ingestão acidental, agir de acordo com a conduta padrão para os casos de intoxicação.


    Interações Medicamentosas
    Ainda não descritas.


    Laboratório
    BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA.
    Remédios da mesma Classe Terapêutica Albocresil, Bluderm, Fibrase, Fitoscar, Furacin
    Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Complevitam, Hemo-ped, Nitronasal, Protovit


    o Produto
    Este medicamento é útil para prevenir e tratar doenças da pele e das mucosas. Faz desaparecer as irritações e favorece a cicatrização de pequenas feridas. Mostra-se igualmente eficaz no tratamento de queimaduras provocadas pelo sol.


    Prazo de Validade do Bepantol®
    Bepantol® tem prazo de validade contado a partir da data de sua fabricação, impressa na parte externa da embalagem. Não é recomendável o uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.


    Precauções Com o Uso do Bepantol®
    Apesar de não existirem relatos sobre restrições de uso e efeitos colaterais com o uso do Bepantol®, é recomendável utilizar este produto somente mediante receita médica. Informe seu médico caso esteja grávida ou sofra de outras lesões da pele ou mucosas. Somente o médico poderá avaliar o melhor uso do Bepantol® para cada caso específico. Não use, não recomende e nem doe este medicamento a outras pessoas, sem o conhecimento do médico. Lembre-se que Bepantol® é um medicamento que ajuda a cicatrizar os ferimentos. Caso isso não ocorra num determinado período de tempo, informe seu médico e solicite novas orientações. Lembre-se também que este produto não é um antibiótico. Assim, ferimentos contaminados devem ser tratados com medicamentos específicos sempre de acordo com orientação médica. Bepantol® em geral é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis não previstos e dependentes da sensibilidade individual. Caso surjam reações indesejáveis no decorrer do tratamento com Bepantol® suspenda imediatamente o uso do produto e informe seu médico.


    Precauções
    Avaliação do uso de acordo com a patologia apresentada pelo paciente. Não foram descritas precauções especiais.


    Propriedades
    O dexpantenol, substância ativa do Bepantol® é rapidamente transformado, nas células, em ácido pantotênico. Este último é um componente da coenzima A, elemento essencial que, além de ser fator de acetilação, ocupa uma posição chave no metabolismo celular. O ácido pantotênico é indispensável ao bom desenvolvimento do metabolismo dos tecidos epiteliais da pele e das mucosas.


    Restrições de Uso
    Desconhecidas até o momento.


    Tolerabilidade
    Contra-indicado a pessoas sensíveis à substância ativa (Dexpantenol).


    Apresentações de Bepantol

    • Bepantol Formas Farmacêuticas e Apresentações
      Pomada bisnagas com 30 g Solução frascos com 50 ml USO ADULTO E PEDIÁTRICO


      Identificação do Produto
      Nome genérico Dexpantenol


    Tem perguntas sobre Bepantol?

    • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
    • Os profissionais especialistas em Bepantol receberão sua pergunta e responderão.

    A sua pergunta se publicará de forma anônima.

    • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
    • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
    • Seja breve e conciso.
    • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
    • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

    Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Bepantol. Estas são as mais populares:

    Qual o melhor líquido para diluir a Bepantol pomada, a fim de usá-la no rosto?

    Resposta de Dra. Isabela De Oliveira Carvalho: nao e necessario diluir o bepantol, ha disponivel ...

    Para queimadura pequena com bolha serve?

    Resposta de Dra. Evandra de Moura Rabello: Para queimaduras pequenas, usado em conjunto com a...

    Ver as 10 perguntas sobre Bepantol

    Últimas mensagens no fórum Bepantol

    Gostaria de compartir com outros usuários alguma experiência relacionada com Bepantol? Visite fórum de Bepantol ou inicie um novo tema

    Especialistas relacionados: Cirurgiões Gerais, Coloproctologistas, Otorrinolaringologistas, Dermatologistas