Dorical - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Dorical

Para que serve Dorical

Indicações de Dorical
Polivitamínico com minerais, indicado nos estados carenciais.


Contra-Indicações de Dorical
Hipervitaminoses A e D e nos casos de insuficiência renal. Dorical não deve ser administrado por período prolongado em doses superiores às recomendadas. Também é contra-indicado em pacientes cujo hemograma apresenta hemocromatose e hemossiderose.


Princípios ativos Dorical

Composição
Cada drágea contém: vitamina A 4.000 UI;vitamina B1 4 mg; vitamina B2 1 mg; vitamina B6 2 mg; vitamina B12 2 mcg; vitamina D3 400 UI; vitamina C 50 mg; pantotenato de cálcio 2 mg; nicotinamida 10 mg; fluoreto de sódio 0,1 mg; citrato de cálcio ferroso 500 mg (ferro 25 mg, cálcio 85 mg). Cada 5 ml contém: vitamina A 5.000 UI; vitamina B1 4 mg; vitamina B2 2 mg; vitamina D3 500 UI; vitamina E 2,25 mg; pantotenato de cálcio 2 mg; nicotinamida 15 mg; fluoreto de sódio 0,1 mg; citrato de cálcio ferroso 500 mg (ferro 25 mg, cálcio 85 mg). Excipientes: aerosil, amido, estearato de magnésio, manitol, PVP K 30, dióxido de titânio, goma arábica, talco, corante vermelho, fosfato de cálcio dibásico, avicel, eudragit E, álcool, acetona, carbowax 6.000, óxido de ferro vermelho. Veículo: sorbitol, polisorbato 80, celosize QP 30 MH, EDTA Na2, hidróxido de sódio, ácido cítrico anidro, ciclamato de sódio, sacarina sódica, sorbato de potássio, essência de laranja-limão, BHT, álcool 96%.


Considerações Dorical

Como Usar (Posologia)
Drágeas: 1 a 3 drágeas diárias. Suspensão: 2 a 3 colheres de chá ao dia. Esta posologia poderá ser alterada de acordo com o critério médico. Superdosagem: devido à presença de vitamina A em sua composição, uma superdosagem por período prolongado, ou uma ingestão acidental de altas doses poderá ocasionar sintomas relacionados à superdosagem desta vitamina. O tratamento consiste em suspensão do medicamento e controle das funções cardíaca, renal, hepática, hemograma e fundo de olho. Procure orientação médica.


Laboratório
Legrand EMS Ind. Farm. Ltda.


Precauções
Como Dorical contém vitamina A, sua administração deve ser evitada no início da gravidez, a não ser que seja necessário corrigir déficit desta vitamina. Dorical deve ser administrado com cuidado às populações onde a concentração de flúor na água for maior que 0,7 p.p.m., devido ao risco de fluorose e manchas dentárias. Formulações contendo nicotinamida devem ser prescritas com cautela a pacientes asmáticos ou portadores de úlcera e gastrite. Recomenda-se determinar e tratar a causa da anemia sempre que possível, e fazer exames hematológicos de controle. - Interações medicamentosas: Dorical contém vitamina B6 e seu uso deve ser evitado em pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura. A associação de levodopa com benserazida ou carbidopa não sofre interferência desta vitamina. Deve-se evitar o uso concomitante de derivados do ácido retinóico (etretinato, isotretinoína), com produtos que contenham vitamina A devido à possibilidade de aparecimento de hipervitaminose A.


Efeitos adversos Dorical

Efeitos Colaterais de Dorical
Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. Após o uso de nicotinamida pode ocorrer, em percentuais bastante reduzidos, algum tipo de reação alérgica, náusea, vômito, diarréia, constipação e sensação de calor. Após o uso prolongado de vitamina B12 pode haver ocorrência de sensibilização alérgica.


Apresentações de Dorical

  • Dorical Apresentação
    Caixa com 50 drágeas e suspensão oral em frasco com 120 ml.


Tem perguntas sobre Dorical?

Nossos especialistas responderam 32 perguntas sobre Dorical.

Caro internauta, Dorical é um complexo de várias vitaminas e, dentre elas ele contém a vitamina C. Porém, não é recomendado o uso de complexos vitamíncos por conta própria, uma vez que tomado de forma inadequada pode causar vários desequilíbrios no organismo. Não basta seguir as recomendações da bula. É preciso avaliar o que há realmente necessidade. Vitaminas precisam estar em dosagens adequadas, sem prejudicar a saúde. Tanto o excesso quanto a carência das mesmas geram problemas. Procure um nutricionista funcional para auxiliá-lo nisso.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 9
  • 6
Gláucia Hübner Gonçalves

Nutricionista

Belo Horizonte

É difícil responder a sua pergunta sem ver o suplemento, pode ser que tenha sido conservado em local inadequado, com temperaturas ou somente a forma de diluição. Habitualmente os suplementos tendem a serem diluídos por completo, em alguns casos podem serem observados pequenas partículas, mas não tenho como responder com segurança se esta ou não próprio para o consumo.e Sugiro que leve a farmácia que comprou mostre ao atendente e se disser que é normal peça para ver outro suplemento com o mesmo nome. Mas a propósito por qual motivo você optou por suplementar vitamina ao seu filho? A suplementação pode ser necessária nas fases de crescimentos principalmente, mas indicaria uma avaliação clinica e nutricional antes, muitas vezes a suplementação não e necessária e pode provocar hipervitaminose.

  • 7
  • 3
  • 15
Dra. Janayna Diniz Mendonça Gonçalves

Nutricionista

Taguatinga

Na verdade o Dorical não se compara ao Dayvit que é muito superior em vitaminas e minerais, apenas esqueceram de adicionar a vit.D., que é muito importante para a fase de crescimento, já que as crianças de hoje não se beneficiam do sol por ficarem muito tempo dentro de casa. Mas você poderá adquirir ela em qualquer drogaria e ministrar 2 gotinhas, logo após uma boa refeição com bastante verduras e legumes. Não condicione o seu filho a consumir sucos e sobremesas logo após as refeições, criando um hábito muito nocivo e difícil de se livrar no futuro e que só levará a obesidade e diabetes infantil. Procure orientação de um Nutricionista funcional.Boa Sorte.

  • 66
  • 27
  • 22
Dr. Eugênio Giovanni Rodrigues Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Brasilia

Marcar consulta

O Dorical, realmente solta o intestino devido a presença do sulfato ferroso na fórmula. O ideal é não usar mais que três meses seguidos, pois poderá apresentar coceira na pele, vermelhidão, náuseas. Contem flúor, que é uma substância neurotóxica, e já temos muito flúor na nossa água e creme dental, poderá haver intoxicação. Sempre procure um bom Nutricionista Funcional ou médico para prescrever suplementação. Boa Sorte.

  • 66
  • 27
  • 22
Dr. Eugênio Giovanni Rodrigues Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Brasilia

Marcar consulta

Ver as 32 perguntas sobre Dorical