Dorical - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Dorical

Para que serve Dorical

Indicações de Dorical
Polivitamínico com minerais, indicado nos estados carenciais.


Contra-Indicações de Dorical
Hipervitaminoses A e D e nos casos de insuficiência renal. Dorical não deve ser administrado por período prolongado em doses superiores às recomendadas. Também é contra-indicado em pacientes cujo hemograma apresenta hemocromatose e hemossiderose.


Princípios ativos Dorical

Composição
Cada drágea contém: vitamina A 4.000 UI;vitamina B1 4 mg; vitamina B2 1 mg; vitamina B6 2 mg; vitamina B12 2 mcg; vitamina D3 400 UI; vitamina C 50 mg; pantotenato de cálcio 2 mg; nicotinamida 10 mg; fluoreto de sódio 0,1 mg; citrato de cálcio ferroso 500 mg (ferro 25 mg, cálcio 85 mg). Cada 5 ml contém: vitamina A 5.000 UI; vitamina B1 4 mg; vitamina B2 2 mg; vitamina D3 500 UI; vitamina E 2,25 mg; pantotenato de cálcio 2 mg; nicotinamida 15 mg; fluoreto de sódio 0,1 mg; citrato de cálcio ferroso 500 mg (ferro 25 mg, cálcio 85 mg). Excipientes: aerosil, amido, estearato de magnésio, manitol, PVP K 30, dióxido de titânio, goma arábica, talco, corante vermelho, fosfato de cálcio dibásico, avicel, eudragit E, álcool, acetona, carbowax 6.000, óxido de ferro vermelho. Veículo: sorbitol, polisorbato 80, celosize QP 30 MH, EDTA Na2, hidróxido de sódio, ácido cítrico anidro, ciclamato de sódio, sacarina sódica, sorbato de potássio, essência de laranja-limão, BHT, álcool 96%.


Considerações Dorical

Como Usar (Posologia)
Drágeas: 1 a 3 drágeas diárias. Suspensão: 2 a 3 colheres de chá ao dia. Esta posologia poderá ser alterada de acordo com o critério médico. Superdosagem: devido à presença de vitamina A em sua composição, uma superdosagem por período prolongado, ou uma ingestão acidental de altas doses poderá ocasionar sintomas relacionados à superdosagem desta vitamina. O tratamento consiste em suspensão do medicamento e controle das funções cardíaca, renal, hepática, hemograma e fundo de olho. Procure orientação médica.


Laboratório
Legrand EMS Ind. Farm. Ltda.


Precauções
Como Dorical contém vitamina A, sua administração deve ser evitada no início da gravidez, a não ser que seja necessário corrigir déficit desta vitamina. Dorical deve ser administrado com cuidado às populações onde a concentração de flúor na água for maior que 0,7 p.p.m., devido ao risco de fluorose e manchas dentárias. Formulações contendo nicotinamida devem ser prescritas com cautela a pacientes asmáticos ou portadores de úlcera e gastrite. Recomenda-se determinar e tratar a causa da anemia sempre que possível, e fazer exames hematológicos de controle. - Interações medicamentosas: Dorical contém vitamina B6 e seu uso deve ser evitado em pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura. A associação de levodopa com benserazida ou carbidopa não sofre interferência desta vitamina. Deve-se evitar o uso concomitante de derivados do ácido retinóico (etretinato, isotretinoína), com produtos que contenham vitamina A devido à possibilidade de aparecimento de hipervitaminose A.


Efeitos adversos Dorical

Efeitos Colaterais de Dorical
Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. Após o uso de nicotinamida pode ocorrer, em percentuais bastante reduzidos, algum tipo de reação alérgica, náusea, vômito, diarréia, constipação e sensação de calor. Após o uso prolongado de vitamina B12 pode haver ocorrência de sensibilização alérgica.


Apresentações de Dorical

  • Dorical Apresentação
    Caixa com 50 drágeas e suspensão oral em frasco com 120 ml.


Tem perguntas sobre Dorical?

Nossos especialistas responderam 24 perguntas sobre Dorical.

Caro internauta, Dorical é um complexo de várias vitaminas e, dentre elas ele contém a vitamina C. Porém, não é recomendado o uso de complexos vitamíncos por conta própria, uma vez que tomado de forma inadequada pode causar vários desequilíbrios no organismo. Não basta seguir as recomendações da bula. É preciso avaliar o que há realmente necessidade. Vitaminas precisam estar em dosagens adequadas, sem prejudicar a saúde. Tanto o excesso quanto a carência das mesmas geram problemas. Procure um nutricionista funcional para auxiliá-lo nisso.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 11
  • 7
  • 4
Gláucia Hübner Gonçalves

Nutricionista

Belo Horizonte

Esses pacientes devem seguir uma dieta prescrita por nutricionista. De acordo com o perfil individual e os parâmetros bioquímicos, a restrição de sódio, de gorduras totais e de açúcares é determinada, bem como o complemento do consumo alimentar com fitoquímicos específicos para o controle da glicemia, hipertensão e cardiopatia.

  • 18
  • 13
  • 37
Dra. Perla Menezes

Nutricionista

Ribeirão Preto

Não. Dorical é um complexo de vitaminas e minerais. Ganho de massa muscular requer dieta rica em carboidratos e proteínas, balanceada em gorduras, vitaminas e minerais e hidratação. Disciplina na dieta e nos treinos.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 4
  • 2
  • 0
Dra. Cristiane Bottcher Evangelista Martins

Nutricionista

Campinas

Olá! Eu não recomendaria tal suplemento, mas a princípio, seria bom ver quais as razões do ferro estar baixo (histórico de anemia, baixo consumo de ferro, etc) e outros suplementos para reposição de ferro. Abçs!

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 47
  • 22
  • 34
Karen Carolina da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Brasilia

Ver as 24 perguntas sobre Dorical