Para que serve Gonol

Indicações de Gonol
Tratamento específico da gonorréia em dose única.


Contra-Indicações de Gonol
Para pacientes hipersensíveis a quaisquer penicilinas e à probenecida, mulheres grávidas ou em fase de aleitamento, portadores de discrasias sangüíneas, cálculos renais ou insuficiência renal grave.


Profissionais relacionados

Ver mais profissionais relacionados com Gonol em Brasil

Princípios ativos Gonol

Composição
Cada frasco contém (após reconstituição comágua filtrada para 60 ml): ampicilina 3,5 g; probenecida 1,0 g; excipientes: amido de milho, sílica precipitada amorfa, parabenos e essência de morango.


Considerações Gonol

Como Usar (Posologia)
O medicamento deve ser administrado após a reconstituição (para 60 ml), em uma única dose, por via oral, cerca de 30 minutos antes de uma refeição. - Superdosagem: obedecendo-se a posologia da dose única, a superdosagem é evitada. Em casos de ingestão acidental de maior quantidade do que a preconizada, e nos casos de hipersensibilidade recomenda-se: relativo à ampicilina: ao primeiro sinal de reação alérgica deve se administrar de 0,3 a 1 ml de adrenalina por via intramuscular, ou 0,2 ml intravenosa nos casos mais graves; a urticária pode ser tratada com corticosteróides orais; relativo à probenecida: fazer esvaziamento do estômago por aspiração e/ou lavagem; para controlar eventuais convulsões deve ser administrado diazepam (5 a 10 mg) por via intravenosa.


Laboratório
Lab. Neo Quím. Com. e Ind. Ltda.


Precauções
Recomenda-se o uso de antibiogramas para a definição da sensibilidade do(s) microorganismo(s) antes de qualquer tratamento com antimicrobiano. Antes do tratamento com ampicilina deve ser realizado anamnese completa para buscar histórico alérgico do mesmo tanto às penicilinas como cefalosporinas e outros agentes alergênicos. O uso em mulheres grávidas é contra-indicado, porém se não houver outro medicamento de escolha deve se fazer uma prévia avaliação médica dos fatores riscos/benefícios. Paciente idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso de Gonol sob rigoroso critério e acompanhamento médico. - Interações medicamentosas: o uso concomitante com alopurinol pode levar ao surgimento freqüente de erupções cutâneas. Quimioterápicos bacteriostáticos que inibem a síntese protéica (clindamicina, cloranfenicol, eritromicina, sulfonamidas, tetraciclinas) podem interferir com o efeito bactericida da ampicilina. A ampicilina pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais contendo estrogênio. A probenecida reduz a excreção e aumenta os níveis plasmáticos do ácido pantotênico, cetoprofeno, clofibrato, dapsona, indometacina, naproxeno, nitrofurantoína e rifampicina; além de aumentar e prolongar os efeitos anticoagulantes da heparina.


Efeitos adversos Gonol

Efeitos Colaterais de Gonol
As mais comuns relatadas são náuseas, vômitos, diarréia e anorexia. Existem relatos de casos raros de pacientes que apresentaram alterações hematológicas (anemia, trombocitopenia, eosinofilia, leucopenia). Podem ocorrer reações de hipersensibilidade que vão desde erupções cutâneas até o choque anafilático.


Apresentações de Gonol

Gonol Apresentação
Caixa com 1 frasco de vidro âmbar com pó para suspensão oral extemporânea em dose única de 60 ml após reconstituição.


Tem perguntas sobre Gonol?

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os profissionais especialistas em Gonol receberão sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

Últimas mensagens no fórum Gonol

Gostaria de compartir com outros usuários alguma experiência relacionada com Gonol? Visite fórum de Gonol ou inicie um novo tema
Especialistas relacionados: Ginecologistas, Urologistas