Perguntas sobre Rivotril

Tem perguntas sobre Rivotril?

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os profissionais especialistas em Rivotril receberão sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Perguntas sobre Rivotril

79Perguntas

160Respostas

67Especialistas de acordo

262Pacientes agradecidos

Pode afetar sim.

Att.

Ver as 4 respostas

No início do tratamento com fluoxetina e os outros medicamentos da mesma classe grande parte dos pacientes apresentam efeitos colaterais desagradáveis. Em pacientes com diagnóstico de transtornos de ansiedade o efeito colateral é um paradoxo, pois normalmente , no início, aumentam as sensações ruins ao invés de apresentar melhora. Entretanto com a continuidade do tratamento o efeito desagradável desaparece e o efeito terapêutico vem à tona, cerca de 14 a 21 dias.
O rivotril é um medicamento que só é paliativo no caso dos transtornos de ansiedade, ou seja, trata somente os sintomas, sem tratar a doença. Se o seu médico precreveu ambos, no início do tratamento é comum os pacientes necessitarem de um ansiolítico, como o rivotril, para tolerar assim os efeitos colaterais dos antidepressivos.Informe ao seu médico se os efeitos colaterais iniciais da fluoxetina forem intoleráveis, entretanto não interrompa o tratamento sem o conhecimento dele. Att.

Dra. Camila Passos de Souza
  • 36
  • 52
  • 27

Dra. Camila Passos de Souza

Psiquiatra

Curitiba

Ver as 3 respostas

O popularmente chamado distúrbio neurovegetativo é um tipo de Transtorno de Somatização, em que sintomas físicos tem como origem alterações emocionais. O diagnóstico é feito após afastar possíveis causas orgânicas compatíveis com os sintomas. O uso de benzodiazepínicos como o Rivotril (cujo princípio ativo é o clonazepam) tem papel sintomático, aliviando momentaneamente o sofrimento.
Na maior parte dos distúrbios neurovegetativos o tratamento de escolha é a psicoterapia, tendo as medicações um papel secundário. Por isso recomendo que busque um profissional capacitado em psicoterapia.
Além disso, se pretende engravidar, é recomendado evitar o uso de Rivotril no início e no fim da gestação.

Respeitosamente,

Dr. Fábio José Pereira da Silva
  • 189
  • 329
  • 709

Dr. Fábio José Pereira da Silva

Psiquiatra

São Paulo

Ver as 3 respostas

O tratamento padrão para transtorno de pânico é feito com antidepressivos, principalmente os inibidores da recaptação da serotonina. Entretanto, esses medicamentos demoram alguns dias para fazer efeito - mas são eles que irão manter o paciente bem a médio e longo prazo.
Por conta dessa latência inicial, muitas vezes associamos algum benzodiazepínico nos primeiros dias. Os "calmantes" (como o Rivotril) têm um efeito mais rápido e trazem um alívio momentâneo, mas não tratam o problema de base e não devem ser usados por muito tempo.
Uma analogia que podemos fazer é com a amidalite bacteriana. O analgésico traz um efeito imediato, mas quem trata de fato a infecção é o antibiótico. Mecanismo semelhante acontece no pânico.
É importante também verificar os fatores psicológicos e sociais associados ao quadro, e muitas vezes recomendamos psicoterapia.
Sugiro consultar o seu psiquiatra para uma avaliação abrangente e a prescrição de um tratamento apropriado.

Geilson Lima Santana Junior
  • 8
  • 15
  • 12

Geilson Lima Santana Junior

Psiquiatra

São Paulo

Ver as 3 respostas

Não há interferência no resultado da sorologia

Dra. Carolina Froehner
  • 31
  • 34
  • 10

Dra. Carolina Froehner

Psiquiatra

Curitiba

Ver as 3 respostas

Tremor é um sinal que pode estar associado a múltiplas causas como ansiedade, sintoma da descontinuação/redução de uma determinada medicação como o rivotril ou até distúrbios como tremor essencial, parkinson, etc... Um esclarecimento preciso só pode ser feito após a avaliação do seu médico. No entanto, é possível, sim, que a diminuição de dose de rivotril possa estar relacionada à ocorrência de tremores. À disposição,

Dr. Leandro Savoy Duarte
  • 10
  • 28
  • 7

Dr. Leandro Savoy Duarte

Psiquiatra

São Paulo

Ver as 3 respostas

O desmame deve ser supervisionado deve ser reduzida a dose gradualmente com anuência de seu médico assistente.
Att

Ver as 3 respostas

Procure seu médico e discuta as possibilidades de tratamentos medicamentosos e não medicamentosos durante a gestação.

Respeitosamente,

Dr. Fábio José Pereira da Silva
  • 189
  • 329
  • 709

Dr. Fábio José Pereira da Silva

Psiquiatra

São Paulo

Ver as 3 respostas

O tempo é variável de dias até semanas.
A duração dos sintomas de abstinência irá depender de características pessoas ligadas aos mecanismos farmacológicos de tolerância/dependência ao fármaco.

Respeitosamente,

Dr. Fábio José Pereira da Silva
  • 189
  • 329
  • 709

Dr. Fábio José Pereira da Silva

Psiquiatra

São Paulo

Ver as 3 respostas

Bom, são duas medicações completamente diferentes e que servem para patologias, sinais e sintomas diferentes.
O rivotril (clonazepam) e um ansiolitico, usado como coadjuvante em vários tipos de tratamentos, pode causar dependência e não deve ser usado a longo prazo, tem como efeito colateral, causar sonolência, deve-se a isso o fato de ser tão conhecido e usado como medicação para dormir.
O depakene ( ácido valproico), e um anticonvulsivante estabilizador de humor, sua eficácia está bem estabelecida no tratamento de transtornos de humor bipolar, em alguns transtornos de personalidade, transtornos de conduta e em algumas patologias que envolvem irritabilidade e agressividade.

Dra. Camila Kessler
  • 6
  • 7
  • 4

Dra. Camila Kessler

Psiquiatra

Curitiba

Ver as 3 respostas

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia: