Tamoxifeno - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Tamoxifeno

Para que serve Tamoxifeno

Indicações de Tamoxifeno
Tratamento paliativo do câncer avançado de mama.


Contra-Indicações de Tamoxifeno
Gravidez; hipersensibilidade conhecida ao tamoxifeno.


Princípios ativos Tamoxifeno

Composição
Cada comprimido de 10 mg contém: citrato detamoxifeno 15,2 mg (equivalente a 10 mg de tamoxifeno); excipiente q.s. (amido de milho, lactose, polivinilpirrolidona, glicolato de amido e sódio, estearato de magnésio). Cada comprimido de 20 mg contém: citrato de tamoxifeno 30,4 mg (equivalente a 20 mg de tamoxifeno); excipiente q.s. (amido de milho, lactose, polivinilpirrolidona, glicolato de amido e sódio, estearato de magnésio.


Considerações Tamoxifeno

Como Usar (Posologia)
Iniciar o tratamento com 1 comprimido de 10 mg ou 20 mg, 2 vezes ao dia. A resposta ao tratamento é geralmente obtida somente após um período de 2-3 meses. O tratamento deve ser continuado até a obtenção de uma resposta positiva. - Superdosagem: no caso de superdosagem acidental, as reações de toxicidade são semelhantes às já relatadas acima em Reações adversas. O tratamento é puramente sintomático.


Laboratório
Pharmacia & Upjohn Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Aredia, Blenoxane, Cisplatina (genérico), Cisplatyl, Citostal
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Bioxifeno, Tamoxifen, Tecnotax


Precauções
Tamoxifeno deve ser usado cautelosamente em pacientes com leucopenia e trombocitopenia preexistentes. Apesar de observações ocasionais de leucopenia e trombocitopenia durante o tratamento com Tamoxifeno, não há certeza de que tais efeitos sejam devidos à droga. Há relatos eventuais de diminuição transitória da contagem de plaquetas (com taxas de 50.000-100.000/mm3, raramente menos) em pacientes com câncer de mama sob tratamento com Tamoxifeno. Não foi registrada qualquer tendência à hemorragia, retornando ao normal à taxa de plaquetas, mesmo com a continuação do tratamento. Recomenda-se a realização de hemograma completo, periodicamente, durante o tratamento. Mulheres na pré-menopausa devem ser cuidadosamente examinadas antes do tratamento, a fim de excluir a possibilidade de gravidez. Lactação: não se sabe se a droga é excretada no leite humano. Por causa de possíveis reações adversas graves nos lactentes alimentados ao seio, deverá ser decidido ou pela suspensão da amamentação ou pela descontinuação da droga, levando-se em conta a importância do tratamento para a mãe.


Efeitos adversos Tamoxifeno

Efeitos Colaterais de Tamoxifeno
As mais freqüentes são as ondas de calor, náusea e vômitos, que podem ocorrer em até um quarto das pacientes, não sendo, no entanto, bastante graves para justificar a interrupção do tratamento. Menos freqüentes são as hemorragias ou corrimentos vaginais, as irregularidades menstruais e as erupções cutâneas. Geralmente, esses efeitos não são suficientemente graves para requerer redução ou descontinuação do tratamento. Certa proporção de pacientes na pré-menopausa, que receberam Tamoxifeno para tratamento de câncer de mama, tiveram a menstruação suprimida; policistose ovariana funcional foi observada, ainda que raramente, quando tais pacientes foram tratadas com doses de 40 mg, 2 vezes ao dia, durante curtos períodos de tempo. Foi relatado em pequeno número de pacientes com metástases ósseas, o desenvolvimento de hipercalcemia no início do tratamento. Aumento da dor óssea ou no tumor e ainda rubor e calor no local da doença, também foram relatados. Algumas vezes, estes efeitos estão associados a uma boa resposta ao tratamento. As pacientes com dor óssea ou no tumor podem necessitar de analgésicos adicionais. As que são portadoras de doenças dos tecidos moles podem apresentar um aumento súbito no tamanho das lesões preexistentes, algumas vezes associado a eritema importante na área vizinha às lesões e/ou desenvolvimento de novas lesões. Quando isso ocorre, a dor óssea ou os sinais de flogose são de curta duração, desaparecendo rapidamente. Outras reações adversas raramente observadas são: hipercalcemia, edema periférico, aversão a alimentos, prurido vulvar, depressão, tontura, sensação de desmaio e cefaléia. Alterações córneas e maculares, que resultaram em visão turva, foram descritas em pequeno número de casos tratados ininterruptamente durante 17 meses com doses 12 a 16 vezes superiores à recomendada para o tratamento inicial. No caso de reações graves, muitas vezes é possível controlá-las com simples redução da dose sem prejuízo do controle da doença.


Apresentações de Tamoxifeno

  • Tamoxifeno Apresentação
    Frascos com 30, 100 e 250 comprimidos.


Tem perguntas sobre Tamoxifeno?

Nossos especialistas responderam 123 perguntas sobre Tamoxifeno.

NÃO USE !!! A Tetraciclina é PROIBIDA na gravidez, pois causa malformação dos ossos e dos dentes do bebê . Toda grávida que precise usar antibiótico deve consultar com seu obstetra antes, para checar qual antibiótico é mais seguro.

  • 251
  • 117
  • 991
Prof. Maurilio Batista Palhares Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Maringá

O tratamento quimioterápico pode estar associado a amenorréia (ausência de menstruaçoes) e até infertilidade (incapacidade para engravidar). O uso de tamoxifeno não associa-se a estes problemas. De toda forma é importante discutir com seu médico o risco de engravidar usando tamoxifeno, caso voce apresente condiçoes, visto ser esta uma droga não segura para ser usada na medicação, com risco para o feto. Além disto é preciso que se avalie o risco de suspender a medicação diante do benefício que voce pode ter com seu uso. Tudo deve ser bem individualizado, para que voce tenha as informaçoes adequadas Att Eduardo Millen

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 10
  • 4
  • 8
Eduardo Millen Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Mastologista

Rio de Janeiro

Ola. Não existe nenhum relato de interação entre remédios para emagrecer com tamoxifeno. Alguns antidepressivos não podem ser usados com tamoxifeno pois impedem a ação do mesmo, como a fluoxetina, paroxetina, por isso deve-se avaliar bem a necessidade, a indicação e principalmente orientação médica para o uso dessas medicações com segurança. Obrigado

  • 26
  • 19
  • 8
Dr. Belmiro Jose Santos de Siqueira

Mastologista

Jacareí

A medicação Tamoxifeno raramente causa formigamento (parestesia) nas mãos ou pés. Se a sua mãe foi submetida à quimioterapia anteriormente ao uso de Tamoxifeno é mais provável que estas alterações estejam relacionadas à quimioterapia ( principalmente se tiverem sido utilizados quimioterápicos do grupo dos Taxanes como Paclitaxel e Docetaxel). O formigamento (parestesia) após o uso de quimioterapia tende a melhorar ao longo dos meses após a suspensão deste tratamento. É importante conversar com o oncologista que a acompanha para confirmar a causa desta queixa.

  • 13
  • 12
  • 11
Dra. Elayne Bittencourt Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista

Rio de Janeiro

Ver as 123 perguntas sobre Tamoxifeno