Topison - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Topison

Para que serve Topison

Indicações de Topison
TOPISON (mometasona), creme ou pomada é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas das afecções dermatológicas sensíveis aos corticoesteróides.


Contra-Indicações de Topison
TOPISON (mometasona) é contra-indicado para os pacientes hipersensíveis a qualquer componente da fórmula. TOP/01/B USO ADULTO E PEDIÁTRICO Topison TOP-01-B Rev.2.indd 1 20.01.04 14:19:57


Princípios ativos Topison

Composições e Apresentações
Cada g de topison creme contém: Furoato de mometasona....................1,0 mg Excipientes: cera autoemulsifi cante, óleo mineral, triglicéride do ácido cáprico/ caprílico, Fenoxietanol com parabenos, acetamida e água.......... q.s.p. ....................1,0 g Cartucho contendo 1 bisnaga com 20 g. Cada g de topison pomada contém: Furoato de mometasona....................1,0 mg Excipientes: miristato de isopropila, fenoxietanol com parabenos e petrolato/ Polietileno............. q.s.p. ....................1,0 g Cartucho contendo 1 bisnaga com 20 g.


Considerações Topison

Como Usar (Posologia)
Aplique TOPISON (mometasona), creme ou pomada em uma fi na camada sobre as áreas afetadas uma vez por dia. Pacientes idosos: a posologia deve ser estabelecida pelo médico.


Informações ao Paciente
TOPISON (mometasona) alivia os sintomas inflamatórios e pruriginosos das afecções da pele sensíveis aos corticóides. A ação do medicamento ocorre logo após a primeira aplicação. Conserve o medicamento em sua embalagem original à temperatura entre 2 e 30 ºC. O prazo de validade é de 24 meses após a data de fabricação e encontra-se impresso na embalagem do produto. Não utilize o produto com o prazo de validade vencido, pois o efeito esperado pode não ser obtido. Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento. Informe seu médico se estiver amamentando. Siga a orientação do seu médico respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Caso ocorram reações desagradáveis como irritação, ardor, prurido, espinhas, estrias ou manchas escuras no local da aplicação seu médico deverá ser informado. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Em caso de utilização em superfícies extensas ou por tempo prolongado ou em crianças, o acompanhamento do tratamento deverá ser feito sob orientação do médico. TOPISON (mometasona) é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não faça curativos oclusivos, pois isto poderá aumentar a absorção do corticosteróide. Caso não ocorra melhora da afecção após os primeiros dias de tratamento procure a orientação do seu médico. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.


Informações Técnicas
O furoato de mometasona é um corticóide não fl uorado com propriedades antiinflamatórias, antipruriginosa e vasoconstritoras. A mometasona apresenta significativa atividade antiinfl amatória enquanto apresenta pequenos efeitos adversos como atrofia cutânea e supressão do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA) típicos desta classe de corticoesteróides tópicos. A mometasona apresenta extensa absorção percutânea e é distribuída no organismo com farmacocinética semelhante aos corticosteróides sistêmicos. A sua biotransformação ocorre principalmente no fígado e é excretada pelos rins.


Laboratório
Libbs Farm. Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Cilodex, Clob-x, Desowen, Dexametonal, Vexol


Pacientes Idosos
Topison (mometasona) poderá ser usado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contra-indicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas deste medicamento.


Precauções
A absorção sistêmica de corticóides tópicos pode produzir supressão do eixo hipotálamo- pituitário-adrenal, síndrome de Cushing, hiperglicemia ou glicosúria especialmente em pacientes com insufi ciência hepática. A absorção sistêmica é maior quando se utilizam bandagens oclusivas ou se trata áreas extensas. Pacientes pediátricos são mais susceptíveis à supressão do eixo hipotálamo-pituitárioadrenal e à síndrome de Cushing do que pacientes adultos. O tratamento de pacientes pediátricos com corticóides tópicos deve ser feito com a mínima dose efi caz e não deve se estender além do estritamente necessário. Caso ocorram sinais de irritação ou sensibilização suspenda o tratamento e informe seu médico. Caso haja infecção deve-se instituir tratamento adequado; se não ocorrer resposta satisfatória deve-se suspender o corticóide até que a infecção tenha sido controlada. A segurança do uso de TOPISON (mometasona) durante a gravidez não foi estabelecida. Corticóides tópicos só devem ser usados na gravidez se o benefício justificar o risco potencial para o feto. Não se sabe se o uso tópico deste produto pode causar uma absorção sistêmica suficiente para haver eliminação através do leite materno em quantidade para produzir efeitos danosos para os lactantes. TOPISON (mometasona), creme ou pomada não é indicado para uso oftálmico.


Superdosagem
A superdosagem pode causar supressão do eixo hipotálamo-pituitario-adrenal. Deve-se, neste caso, instituir tratamento sintomático adequado. Caso ocorra toxicidade crônica é recomendável suspender gradualmente o uso de corticóides tópicos.


Efeitos adversos Topison

Efeitos Colaterais de Topison
Ocorrem com pouca freqüência irritações, hipertricose, dermatite perioral, dermatite de contato, hipopigmentação, estrias e infecções secundárias. Raramente ocorre ardor, atrofi a cutânea, formigamento, prurido e dor. Mais raramente ocorre parestesia.


Tem perguntas sobre Topison?

Nossos especialistas responderam 44 perguntas sobre Topison. Estas são as mais populares:

Topison pode ser usado em ferimento aberto (foi um tombo de moto e ta inflamado com um pouco de puz)

Resposta de Dr. Gustavo Sartorato: deve ser usado com acompanhamento médico. pode, porém como tem pús deverá provavelmente tomar um antibiótico ou drenar este pus por um profissional medico, ok att

essa pomada serve para micose?

Resposta de Dra. Manuela Boleira: Não, este medicamento não é indicado nos casos de infecção por fungos. Além disso, a automedicação pode ser perigosa, visto que a maioria das medicações possuem efeitos colaterais. O ideal é a consulta clinica com um médico especializado para indicar o melhor tratamento.

A pomada Topison remove mancha de pelo encravado na perna , tipo cicatriz mesmo ?

Resposta de Ana Marta Atique Piovesana-Jaú: Não, ela pode tirar o aspecto da inflamação mas não tem essa propriedade de remover manchas

Sofri um atropelamento irá fazer 3 meses agora em julho, na época consultei um dermatologista que me indicou Contractubex e Topison, para passar na mão e quadril que fiquei com manchas cicatrizes da queimadura do asfalto. Usei por 1 mês, qual atuação Topison nisso? ainda estou com manchas, uso aind?

Resposta de Dra. Viviane Chehin Curi Assi: Boa tarde! O Topison creme é um corticoide tópico e portanto possui ação antiinflamatória. Se você está somente com mancha residual, o Topison não está mais indicado. Você deve procurar um dermatologista para iniciar um tratamento com ação clareadora no local. Atenciosamente,...

Ver as 44 perguntas sobre Topison

  • Pergunte gratuitamente a milhares de especialistas registrados em Doctoralia.
  • Os especialistas recibirão a sua pergunta e responderão.

A sua pergunta se publicará de forma anônima.

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Especialistas relacionados: Alergistas, Dermatologistas