Dr. Daniel Barreto de Melo

Dr. Daniel Barreto de Melo

Nutricionista

Experiência em: Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício, Nutrição Clínica, Nutrição Vegetariana e Vegana

Número de Identificação Profissional: CRN-3 e CREF/SP

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Rua Augusta, 1939 (cj. 13) 01412-000 Cerqueira Cesar São Paulo

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Opiniões para Dr. Daniel Barreto de Melo

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Baseado em 4 opiniões

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O melhor: "Dele. Atencioso"

Arildo B. marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

Marcou consulta na Doctoralia

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado!! É um prazer poder ajudar!

O melhor: "Gostei pq foi muito atencioso. Foram 2 horas de atendimento, onde esclareceu todas as minhas dúvidas. Ele fez uma avaliação completa e mostrou interesse ao longo da semana, depois de disponibilizar a dieta. O fato dele tbm ter formação e especialização em Ed Física deu mais segurança. Voltarei..."

Poderia melhorar: "Para mim, nada. Foi excelente... Além de tudo, ainda deu algumas dicas para falar com meu personal e aproveitar minhas refeições no pós-treino..."

Motivo da visita: Perder gordura e aumentar massa muscular

Paciente que marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

O melhor: "Tem profundo conhecimento sobre o que fala. É gentil e amável."

Motivo da visita: Consulta sobre nutrição

Eronildo . marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

Marcou consulta na Doctoralia

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado!

O melhor: "O dr Daniel explica em detalhes a função de cada alimento na dieta e a sua importância. Fiquei muito contente com o resultado."

Motivo da visita: Melhorar a minha alimentação

Eduardo L. marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Clínica Med Nobilli

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado. Fico feliz em poder ajudar!

Experiência

Formação

  • Intercâmbio acadêmico e profissionalIllinois State University (EUA)2012
  • Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e EnvelhecimentoUniversidade de São Paulo2015
  • Especialização em Nutrição aplicada ao Exercício FísicoUniversidade de São Paulo2016
  • Mestrado em Ciências (Alergia e Imunopatologia)Universidade de São Paulo2017

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: CRN-3 e CREF/SP

Sou Nutricionista e Profissional de Educação Física e atuo principalmente com perda de peso, ganho de massa muscular, alta performance esportiva, imunodeficiências primárias e secundárias, doenças e doenças crônico-degenerativas. Durante as graduações, realizei intercâmbio acadêmico na Illinois State University (EUA), onde cursei disciplinas de Educação Física aplicada à saúde e estagiei em instituições de saúde. Fiz uma especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido (USP) e outra em Nutrição aplicada ao Exercício (USP). Na sequência, fiz mestrado pelo programa de Alergia e Imunopatologia da Faculdade de Medicina da USP, onde acompanhei pacientes do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da USP e adquiri bastante experiência com imunodeficiências primárias e secundárias.

Minhas consultas consistem de uma avaliação nutricional completa (bioimpedância, dobras cutâneas, hábitos alimentares, exames laboratoriais e histórico de saúde e doenças) e da prescrição de um plano alimentar individualizado, que pode estar ou não associado ao uso de suplementos, conforme necessidades e objetivos do cliente. O plano alimentar costuma ser entregue em até 2 dias úteis, sendo feito o envio por e-mail, com acesso a um app de celular. Antes da primeira consulta, peço que seja preenchido um questionário online, que envio ao e-mail do cliente para aumentar a produtividade no atendimento.

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Webs


Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).

Artigos escritos por Dr. Daniel Barreto de Melo

Suporte Nutricional para Atletas

Os atletas passam por uma rotina intensa de treinos e suas necessidades nutricionais são grandes. Um bom planejamento alimentar é indispensável para que haja máximo rendimento e uma redução no risco de lesões. Em consulta, faço a avaliação nutricional completa e oriento quanto às melhores intervenções (mudanças na alimentação e uso de suplementos) para que os objetivos do atleta sejam atingidos, considerando sua periodização de treino e necessidades.

Síndromes De Imunodeficiência

Quando se é imunodeficiente, as falhas do sistema imunológico aumentam as chances de se desenvolverem infecções, doenças autoimunes, gastrointestinais, deficiências de vitaminas e minerais, perda de massa muscular e de gordura, osteoporose e por aí vai. As intervenções nutricionais conseguem interferir na maior parte dessas questões, ajudando a controlar melhor os sintomas e prevenindo prejuízos maiores à saúde. A partir de uma avaliação completa (massa muscular e de gordura; exames de sangue; e histórico de saúde e doença), propõe-se a melhora dos hábitos alimentares e, se necessário, o uso de suplementos, além de orientações quanto à prática de exercícios físicos.

Respostas de Dr. Daniel Barreto de Melo

3 Respostas

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Os problemas de saúde frequentemente associados ao Whey Protein, como sobrecarga dos rins e fígado, cálculo renal, câncer, entre outros, não são consequência do seu consumo, mas do excesso de proteínas no dia a dia.
O acompanhamento profissional é importante para avaliar a relevância do uso, planejar as doses e os horários, assim como auxiliar na escolha das marcas e tipos adequados aos objetivos de cada um. Além disso, o profissional capacitado examinará o paciente, avaliará seu estado de saúde e suas necessidades nutricionais para otimizar a suplementação.
Vale ressaltar que o Whey Protein é uma proteína extremamente segura e benéfica à saúde, desde que respeitados os limites individuais de ingestão, sendo indicada não apenas para ganho de massa muscular, mas também para emagrecimento e tratamento de doenças.
Portanto, o Whey Protein não tem uma indicação nem contraindicação tão óbvia, mesmo para praticantes de musculação, sendo importante avaliar cuidadosamente caso a caso.

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A creatina monohidrato é um dos suplementos alimentares com maior carga de comprovação científica em relação ao seu efeito positivo e sua segurança. No passado, acreditava-se que seu uso pudesse causar danos aos rins, fígado e músculos, porém inúmeros estudos têm comprovado o contrário. Há evidências demonstrando, inclusive, sua segurança em pessoas com diabetes e naquelas com algum grau de perda da função renal, desde que respeitadas as dosagens recomendadas. A creatina não só é segura, mas também é efetiva. Ela promove o aumento da força e massa muscular, especialmente em quem realiza treinamento de força (musculação); além disso, reduz a fadiga, melhora a função cognitiva e exerce um efeito antioxidante e anti-inflamatório. Em termos de rendimento esportivo, observa-se maior resultado nos exercícios de curta duração e alta intensidade. É importante considerar que há diferenças na resposta à suplementação entre as pessoas, que é influenciada pela alimentação, treino e genética.

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Nutricionista

São Paulo

Praticamente todo exercício físico é indicado, à exceção dos que podem causar machucados mais facilmente e possuem muito contato, como esportes de luta, futebol, hockey, etc.
Os exercícios mais indicados em todo o mundo são o treino de força (musculação), exercícios aeróbios (corrida, natação, ciclismo, treinamento funcional, etc.) e o exercício intervalado/intermitente de alta intensidade (HIIT). Eles melhoram diversos problemas de saúde comuns em pessoas com HIV: Por exemplo, melhora a glicemia, o colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a força, a massa muscular e a óssea, melhora a distribuição da gordura, aumenta a capacidade cardiorrespiratória (há menos falta de fôlego e cansaço no dia a dia), melhora sono, previne a depressão e leva a uma qualidade de vida muito maior. Recomenda-se realizar exercícios aeróbios ou HIIT de 3 a 4 vezes por semana, de 30 a 60 minutos; e musculação de 2 a 3 vezes por semana (Fontes: ACSM, 2009; O'BRIEN, K. K. et al., 2016).

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