Artigos escritos por Dra. Nayara Cioffi Batagini - São Paulo

Pé Diabético

O nome pé diabético se refere ao conjunto de alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que podem ocorrer nos pés de pessoas acometidas pelo diabetes mellitus. Essas alterações envolvem neuropatia diabética com a perda de sensibilidade dos pés, problemas circulatórios, infecção e aparecimento de úlceras e feridas.
O pé diabético pode ocorrer em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2, e é algo encontrado mais comumente naqueles com níveis de glicemia descontrolados.

Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades

Na doença arterial dos membros as artérias se tornam estreitadas ou obstruem-se devido ao depósito de placas de gordura (aterosclerose) nas mesmas. Com as artérias estreitadas ou obstruídas, o sangue não consegue atingir os órgãos e tecidos de destino, causando lesões e morte dos tecidos.
No tratamento pela angioplastia são introduzidos cateteres e fio-guias que transpassam o local obstruído. É uma técnica menos invasiva onde não utilizam-se cortes.

Tratamento de varizes com laser

O Laser para tratamento das varizes é uma técnica moderna na qual não são necessários cortes. Através de uma punção, a fibra de laser é introduzida na veia acometida e promove o fechamento da mesma através de uma forma de cauterização. Posteriormente o tecido local remanescente é absorvido pelo organismo. Assim, a veia doente não é retirada, mas é excluída da circulação, eliminando as complicações causadas por ela.
Esta técnica tem a vantagem de ser menos invasiva, apresenta menos hematoma, menos dor no pós-operatório e recuperação mais rápida.

Doenças Das Artérias Carótidas

Artérias carótidas são aquelas que levam o sangue rico em oxigênio do coração ao cérebro.
A doença obstrutiva da artéria carótida é o estreitamento que ocorre principalmente por depósito de gordura (aterosclerose) e que pode ir se agravando ao longo dos anos.
O grau de obstrução das artérias e a presença ou não de sintomas definem qual tratamento deve ser indicado. Em todos os casos está indicada a mudança do estilo de vida e controle dos fatores de risco. Nos casos mais avançados está indicado o tratamento cirúrgico, que visa reduzir a chance de derrame.

Aneurisma

Aneurismas arteriais são dilatações de uma determinada artéria. Consideramos aneurisma quando a dilatação do vaso é 1,5 vezes maior que o diâmetro normal da artéria.
A grande maioria dos pacientes é assintomática e tem o aneurisma descoberto de forma incidental em um exame realizado para outra finalidade. Em alguns casos, o paciente pode sentir uma massa pulsátil nos casos do aneurisma da aorta abdominal em fase avançada.
Uma vez tendo indicação cirúrgica, o tratamento é feito através da cirurgia aberta ou através da cirurgia endovascular.

Voltar para Dra. Nayara Cioffi Batagini

Artigos escritos por Dra. Nayara Cioffi Batagini - São Paulo