Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Psicólogo, Psicanalista

Especialista em: Psicoterapia, Terapia de Casal, Terapia Familiar, Transtornos em Crianças e Adolescentes, Psicanálise com Adolescentes, Psicanálise com Adultos, Psicanálise com Crianças... ver mais

Número de Identificação Profissional: 06/98217

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Rua Professor Rubião Meira, 107 05409020 Pinheiros São Paulo

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

Ampliar
1

Opiniões para Rafael Muscalu Raicher

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a avaliar Rafael Muscalu Raicher

Experiência

Formação

  • Acompanhamento Terapêutico Instituto A Casa2006
  • PsicologiaPUC-SP2009
  • Saúde Mental e Saúde ColetivaUNICAMP2010
  • Extensão em Inclusão EscolarLugar de Vida2010
  • Extensão em Adicções (O Barato no Divã)Instituto Sedes2013
  • PsicanáliseInstituto SEDES2019

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: 06/98217

 Sou formado em psicologia pela PUC-SP e comecei minha prática clínica como psicólogo em 2010. Trabalho como clínico desde então, a princípio baseando-me em estudos sobre a fenomenologia existencial e com o tempo migrando meus estudos e olhar para a psicanálise. Atualmente dedico minha formação em psicanálise no Instituto SEDES e em grupos de estudos independentes.
 Antes de me formar psicólogo, me formei pelo Instituto A Casa, em 2006, como Acompanhante Terapêutico (AT) acompanhando pessoas que tem grande dificuldade de lidar com o mundo. Desde crianças autistas em inclusão escolar até jovens com dificuldade de sair de casa, psicóticos e outros sujeitos em sofrimento psíquico. Sou membro da equipe de ATs da Casa desde 2011.
 Somando a essas duas formações, em 2010 fiz minha pós graduação na UNICAMP em saúde coletiva e saúde mental. Trabalhei em CAPS Adulto e CAPS Álcool e Drogas. Também trabalhei como supervisor de Abrigos pra crianças e adolescentes.
 Essa minha formação múltipla me permite ter conhecimentos sobre áreas especificas como neurose, psicose, adicções, mas ao mesmo tempo ter maleabilidade para receber qualquer pessoa em busca de ajuda psíquica ou em busca de auto conhecimento.
 Hoje atendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em consultório particular (com o sem reembolso do convênio) e como Acompanhante Terapêutico. Atendo também casais, famílias e grupos.
 Trabalho com entrevistas iniciais para nos conhecer cobrando um valor diferenciado combinado na hora. Após algumas sessões dessas entrevistas, paciente e eu, se decidirmos que faz sentido iniciar um processo de análise ou psicoterapia contrataremos verbalmente tal processo.  Qualquer dúvida é só me chamar.
 Possibilidade de fazer atendimentos via Skype: Perfil RafaRaicher

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Webs

Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).

Artigos escritos por Rafael Muscalu Raicher

Psicanálise

Na psicologia há diversas linhas de trabalho e entendimento do mundo, das pessoas e de suas questões. A psicanálise, criada no início do século XX por S. Freud é uma delas. Hoje, mesmo muito evoluída e modificada em relação ao seu início, ela não perdeu seus fundamentos básicos e por isso Freud ainda é um autor importantíssimo.
Sua ética fundamental é entender que todo sujeito, apesar de não totalmente livre e dono de seu destino, pode trabalhar para uma maior autonomia e liberdade, por menos repetições e adoecimento.
Nossa prática requer sigilo absoluto, respeito radical às diferenças e não julgamento moral de nossas ações e pensamentos.
A psicanálise tem sido minha base de atuação.

Acompanhamento Terapêutico (AT)

O AT é modo clínico que foi criado junto a reforma psiquiátrica. Com o fechamento de alguns manicômios entendeu.se que o adoecimento mental não deve ser confinado mas sim tratado em meio a sociedade. Assim o AT surgiu como uma função profissional para acompanhar e servir de "ponte", de elo, desses sujeitos que antes estavam isolados com a sociedade.
Hoje em dia, a prática do AT se expandiu para qualquer tipo de sujeito que tenha dificuldades de se relacionar e até de sair de casa, seja por uma depressão grave, psicose ou outros quadros que impedem qualquer pessoa de ter uma vida participativa na sociedade.
Sou AT desde 2006 e acompanho crianças, adultos e idosos.

Respostas de Rafael Muscalu Raicher

1 Respostas

0 Especialistas de acordo

0 Pacientes agradecidos

Rafael Muscalu Raicher está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Muitos colegas já responderam. Com certeza cada resposta depende um pouco da visão de mundo, linha teórica e experiência de cada um. Pessoalmente entendo que se a ideia é fazer terapia de casal, se o casal está de acordo e quer isso, atendo sempre os dois juntos. Nunca em separado, pois isso poderia causar desconfianças, segredos, ciúmes e diversos outros sentimentos em relação ao terapeuta que não apareceriam na terapia do casal. Não que sentimentos assim não aconteçam com os 3 na sessão, mas o fato de garantir que naquele espaço todos participam as claras ajuda ao casal e ao terapeuta poder abordar e trabalhar tais sentimentos.
Por outro lado, nem sempre sabemos de antemão se queremos uma terapia em casal, individual ou ambas. Por isso ir sozinho para decidir isso pode ser um passo inicial para entender melhor o que busca. Espero ter ajudado.

Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Fotos

{0}{1}