Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Psicanalista, Psicólogo

Experiência em: Psicanálise com Adolescentes, Psicanálise com Adultos, Freudiana, Psicanalise Contemporânea, Psicoterapia Individual, Psicoterapia, Transtornos em Crianças e Adolescentes... ver mais

Número de Identificação Profissional: 06/98217

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Rua Professor Rubião Meira, 107 05409020 Pinheiros São Paulo

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

1

Opiniões para Rafael Muscalu Raicher

5

Baseado em 3 opiniões

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Rafael Muscalu Raicher?

Opinar

O melhor: "Super atencioso e prestativo, não somente aos assuntos técnicos da consulta, mas também em relação à burocracia de pagamentos, convênios e reembolsos."

Motivo da visita: Psicologia

Vinícius d. marcou consulta com Rafael Muscalu Raicher em Rua Professor Rubião Meira, 107

Marcou consulta na Doctoralia

Rafael Muscalu Raicher respondeu a esta opinião

Olá, obrigado pelas opniões. Até a próxima sessão. Abraços

O melhor: "Estou levando meu filho para o atendimento com o Rafael e tem sido muito bom. Vejo a melhora na nossa dinâmica familiar. O Rafael é muito atencioso e transmite confiança."

Motivo da visita: problemas de comportamento do meu filho

Ricardo A. marcou consulta com Rafael Muscalu Raicher em Rua Professor Rubião Meira, 107

Rafael Muscalu Raicher respondeu a esta opinião

Olá. Nosso trabalho é exatamente esse. Poder escutar as demandas daqueles que nos procuram para poder trabalhar-las de forma mais atenciosa possível. Agradeço pela opinião.

O melhor: "Rafael foi sensível às minhas angústias e pude entrar de cabeça no que denominam processo terapêutico. Ele fez apontamentos importantes sobre as questões que eu levava para terapia e dessa maneira eu consigo identificar e reavaliar eventos que são ou foram importantes, bem como os meus sentimentos."

Poderia melhorar: "Poderia atender plano de saúde, mas já ajudou de alguma forma ele me dar recibos, com os quais pude pedir reembolso no meu plano."

Motivo da visita: Ansiedade

Paciente que marcou consulta com Rafael Muscalu Raicher em Rua Professor Rubião Meira, 107

Rafael Muscalu Raicher respondeu a esta opinião

Obrigado pela opinião. Fico grato em saber que fui útil em ajudá-la em processo tão intenso e maravilhoso como a análise.

Experiência

Formação

  • Acompanhamento Terapêutico Instituto A Casa2006
  • PsicologiaPUC-SP2009
  • Saúde Mental e Saúde ColetivaUNICAMP2010
  • Extensão em Inclusão EscolarLugar de Vida2010
  • Extensão em Adicções (O Barato no Divã)Instituto Sedes2013
  • PsicanáliseInstituto SEDES2019

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: 06/98217

 Sou formado em psicologia pela PUC-SP e comecei minha prática clínica como psicólogo em 2010. Trabalho como clínico desde então, a princípio baseando-me em estudos sobre a fenomenologia existencial e com o tempo migrando meus estudos e olhar para a psicanálise. Atualmente dedico minha formação em psicanálise no Instituto SEDES e em grupos de estudos independentes.
 Antes de me formar psicólogo, me formei pelo Instituto A Casa, em 2006, como Acompanhante Terapêutico (AT) acompanhando pessoas que tem grande dificuldade de lidar com o mundo. Desde crianças autistas em inclusão escolar até jovens com dificuldade de sair de casa, psicóticos e outros sujeitos em sofrimento psíquico. Sou membro da equipe de ATs da Casa desde 2011.
 Somando a essas duas formações, em 2010 fiz minha pós graduação na UNICAMP em saúde coletiva e saúde mental. Trabalhei em CAPS Adulto e CAPS Álcool e Drogas. Também trabalhei como supervisor de Abrigos pra crianças e adolescentes.
 Essa minha formação múltipla me permite ter conhecimentos sobre áreas especificas como neurose, psicose, adicções, mas ao mesmo tempo ter maleabilidade para receber qualquer pessoa em busca de ajuda psíquica ou em busca de auto conhecimento.
 Hoje atendo adolescentes, jovens, adultos e idosos em consultório particular (com possibilidade de reembolso via convênio) e como Acompanhante Terapêutico. Atendo também grupos.
 Trabalho com entrevistas iniciais para nos conhecer cobrando um valor diferenciado combinado na hora. Após algumas sessões dessas entrevistas, paciente e eu, se decidirmos que faz sentido iniciar um processo de análise ou psicoterapia contrataremos verbalmente tal processo.  Qualquer dúvida é só me chamar.
 Possibilidade de fazer atendimentos via Skype: Perfil RafaRaicher

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Webs

Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).

Artigos escritos por Rafael Muscalu Raicher

Psicanálise

Na psicologia há diversas linhas de trabalho e entendimento do mundo, das pessoas e de suas questões. A psicanálise, criada no início do século XX por S. Freud é uma delas. Hoje, mesmo muito evoluída e modificada em relação ao seu início, ela não perdeu seus fundamentos básicos e por isso Freud ainda é um autor importantíssimo.
Sua ética fundamental é entender que todo sujeito, apesar de não totalmente livre e dono de seu destino, pode trabalhar para uma maior autonomia e liberdade, por menos repetições e adoecimento.
Nossa prática requer sigilo absoluto, respeito radical às diferenças e não julgamento moral de nossas ações e pensamentos.
A psicanálise tem sido minha base de atuação.

Acompanhamento Terapêutico (AT)

O AT é modo clínico que foi criado junto a reforma psiquiátrica. Com o fechamento de alguns manicômios entendeu.se que o adoecimento mental não deve ser confinado mas sim tratado em meio a sociedade. Assim o AT surgiu como uma função profissional para acompanhar e servir de "ponte", de elo, desses sujeitos que antes estavam isolados com a sociedade.
Hoje em dia, a prática do AT se expandiu para qualquer tipo de sujeito que tenha dificuldades de se relacionar e até de sair de casa, seja por uma depressão grave, psicose ou outros quadros que impedem qualquer pessoa de ter uma vida participativa na sociedade.
Sou AT desde 2006 e acompanho crianças, adultos e idosos.

Respostas de Rafael Muscalu Raicher

4 Respostas

0 Especialistas de acordo

0 Pacientes agradecidos

Rafael Muscalu Raicher está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Concordo com a maioria dos profissionais acima. A busca por profissionais é importante e a combinação entre psiquiatria que pode medicar e algum tipo de psicoterapia que pode te ajudar a elaborar as suas questões é recomendada. Caso esteja com dificuldades para sair de casa em busca de ajuda também há a possibilidade de contratar um Acompanhante Terapêutico (AT) que poderia alcança-la(o) onde você se isola para começar algum tipo de contato com a ajuda. Mas, além da busca por profissionais também é importante buscar aqueles por quais tem afeto e que poderiam te dar algum tipo de suporte.
Lembre-se de que vivemos crises na vida, elas se intensificam em alguns momentos, mas os momentos agudos são passageiros, restando angustia que ainda dói e pode ser cuidada e sentida de forma menos avassaladora.
espero ter sido de utilidade. Abraços

Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

A busca por um psicodiagnóstico pode ser importante como fator de autoconhecimento. Mas, antes disso, eu lhe perguntaria o que está passando na sua vida, e porque acha que tem esse diagnóstico. Tal exploração que você pode fazer sobre você mesmo (a), sobre quem você é, como você lida com o mundo e como foi sua infância com tais sintomas pode ser uma viagem muito mais profunda e interessante do que apenas encontrar um diagnóstico.
Obviamente um bom profissional, psicólogo ou psiquiatra, caso encontre com você tais padrões sintomáticos ligados a tal patologia, poderá apontar-los como forma de ajudá-lo a compreender a si mesmo e a partir daí tomar suas próprias decisões sobre como lidar com isso. Abraços, Rafael

Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Olá, não sei de quando é sua pergunta. Espero que um encaminhamento positivo tenha ocorrido. Essa pessoa tem vivido um momento de crise, e toda crise é importante alguma intervenção, especialmente uma como essa em que a pessoa não come e se põe em risco de morte. Infelizmente não há solução mágica como uma injeção que resolva isso. Internações são os procedimentos mais agudos possíveis e devem ser evitados ao máximo. (mas não descartados). De preferência procure por hospitais que tenham uma visão menos manicomial (isto é, que deem preferência a internações rápidas e pontuais em momentos de crise e estimulem tratamento constante após a alta). Caso queira contratar um profissional que faça essa ponte, que lhes auxiliem na família, que vá ao lugar em que ela esteja para criar um vinculo terapêutico que pode inclusive evitar a internação criando uma rede de profissionais, ou ajuda-los nesse processo, recomendo que busquem um Acompanhante Terapêutico (AT). Estou a disposição. Boa Sorte.

Rafael Muscalu Raicher

Rafael Muscalu Raicher

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Ver as 4 perguntas respondidas por Rafael Muscalu Raicher

Fotos

{0}{1}