1

Consultório

Rua Marinho Lobo 80, Ed. Centro Médico Sala 404, Centro (Centro) 89202020 Joinville, Santa Catarina SC | mapa

Opiniões para Dr. Ronaldo Bezerra Silva

Recomendável

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Dr. Ronaldo Bezerra Silva?

Opinar

O melhor: "Há muitos anos sofria com depressão, transtornos de ansiedade e toc, fui a varios profissionais, nenhum resultado. Há 2 anos, fui indicada ao dr. Ronaldo, pela dra. Roberta (gastro), e estou feliz, imensamente agradecida, pois com o tratamento, orientações, hoje sou outra pessoa, não tenho depressão."

Motivo da visita: depressão

Paciente que marcou consulta com Dr. Ronaldo Bezerra Silva em Rua Marinho Lobo 80, Ed. Centro Médico Sala 404, Centro

Experiência

Carreira

Número de Identificação Profissional: 11551

Experiência em

Idiomas

  • Português

Respostas de Dr. Ronaldo Bezerra Silva

37 Respostas

16 Especialistas de acordo

21 Pacientes agradecidos

Dr. Ronaldo Bezerra Silva está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Concordo com o colega; só acrescentando à sua pergunta, que o lítio é um medicamento antigo utilizado largamente nos transtornos de humor - principalmente bipolaridade. Infelizmente tem o preconceito de muitos médicos psiquiatras - por ser antigo e do trabalho que é achar a dose ideal de cada paciente que o utiliza. Para isso fazemos um exame de sangue chamado "litemia"; mais frequente no inicio do tratamento, depois semestrais ou anuais, estando o quadro emocional estabilizado. O lítio ainda também é usado para potencializar a ação de certos antidepressivos quando o paciente é meio que resistente ao tratamento. Avaliando também funções renais e tireoideanas, como já referido. Mas é um excelente medicamento sabendo usá-lo.

Dr. Ronaldo Bezerra Silva

Psiquiatra

Joinville

Olá; Na verdade é o contrário: o lítio PROLONGA os efeitos dos relaxantes musculares. Portanto é só reduzir a dose dos relaxantes mas não mexer por conta própria na dose do lítio. Reza o bom tratamento que nenhum medicamento deve ser alterado sem a prévia autorização do seu médico. Pelo lítio ser excretado por via renal, basicamente ele estará aumentado no sangue se o paciente tiver doenças renais - como p. ex. insuficiência renal (dificuldade na correta filtração do sangue); ou se houver ingesta maior que deveria.
A propósito: o lítio não é uma substância química (mineral) que normalmente se tenha no sangue. O lítio não é detectável no exame de sangue a não ser que o paciente esteja ingerindo-o. Por conta disso não acredite nos falsos enunciados que alguém possa estar depressivo por que falta lítio no sangue deste...
abç

Dr. Ronaldo Bezerra Silva

Psiquiatra

Joinville

Complementando a resposta já dada, o comportamento agressivo por si só, independente de uso de drogas, pode ser considerado como um dos sintomas de transtornos mentais. Mas pode ser tb considerado como uma reação "normal" de defesa em determinada situação. Havendo um transtorno mental, as drogas piorariam o que já existe - ou por assim dizer "trariam à tona", este comportamento que outrora estaria velado, pela "desinibição" que determinada droga poderia causar.Portanto, a meu ver, se aquela pessoa se torna agressiva SOMENTE quando usa droga, tem um transtorno "oculto", não visto não tratado, Deve ser investigado melhor. Pois outras pessoas usando a mesma droga que essa pessoa usou, nem por isso vão se apresentar agressivas...Como tem aquele ditado que "onde tem fumaça tem fogo", raciocino da mesma forma: se ela se torna agressiva, ou com pensamentos suicidas, ou com atitudes perversas de matar, etc...é altamente suspeito de um transtorno "oculto" não identificado, não tratado.

Dr. Ronaldo Bezerra Silva

Psiquiatra

Joinville

Ver as 37 perguntas respondidas por Dr. Ronaldo Bezerra Silva

{0}{1}