Artigos escritos por Katia Vendrame - Psicóloga Porto Alegre

Terapia Comportamental Dialética (TCD)

A DBT é um tratamento especialmente desenvolvido para indivíduos que apresentam condutas auto lesivas como machucar-se, pensamentos, desejos e intenções suicidas, problemas alimentares e utilização ou abuso de psicofármacos e drogas. Muitos clientes cumprem critérios para uma desordem chamada Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline.
A DBT é uma modificação da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), pela Marsha Linehan, A DBT é um tratamento valido empiricamente, isso quer dizer que tem sido avaliado em ensaios clínico.

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é entendida como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da intersecção do indivíduo/sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos (Resolução CFP nº 007/2003)
Psicodiagnóstico
Perícia Psicológica
Avaliação Psicológica Periódica e Psicossocial
Orientação Vocacional
Avaliação Psicológica para Identidade Social

Terapia Cognitivo-Comportamental

Os atendimentos psicoterápicos em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), qual é considerada a psicoterapia mais eficaz para diversos tipos de transtornos, tem como uma de suas principais características o tempo de tratamento reduzido e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais, que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas.
Depressão
Transtornos de Ansiedade
Transtorno de Pânico
Ansiedade Social
Estresse
Alterações de Humor
Transtornos Alimentares
Problemas com álcool e Drogas
Dificuldades Sexuais e de Relacionamento
Conflitivas Familiares e de Casais

Psicoterapia

A psicoterapia, prática do psicólogo por se constituir de uma técnica e conceitualização, um processo cientifico de compreensão, analise e intervenção. Isso ocorre por meio da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional. (CRP-RS, resolução CFP 102000).

Consulta psicológica da criança

O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental na infância é mudar alguns dos comportamentos e pensamentos e, dessa forma, reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. A TCC é uma forma de intervenção estruturada e de curto prazo, que oferece a crianças e seus pais/cuidadores um método para compreenderem os problemas emocionais das crianças, assim como técnicas para manejar essas emoções, especificamente a ansiedade e a depressão. Em curto prazo, a intervenção bem-sucedida aliviará o sofrimento e minimizará o impacto de problemas secundários, como declínio do desempenho escolar.

Ataque de pânico

O transtorno de pânico (TP) é uma condição crônica e recorrente que prejudica a qualidade de vida e o funcionamento psicossocial dos portadores. O transtorno do pânico caracteriza-se pela presença de ataques repentinos de ansiedade, seguidos de sintomas físicos e afetivos, medo de sofrer um novo ataque e evitação de eventos ou situações em que os ataques de pânico ocorreram:
Medo de sensações corporais
Medo do medo e da ansiedade
Palpitações
Suor, Náuseas
Sensação de falta de ar
Medo de morrer, perder o controle, desmaiar, tem um ataque cardíaco….
Desconforto no peito
Formigamento
Ondas de calor ou frio.

Voltar para Katia Vendrame

Artigos escritos por Katia Vendrame - Psicóloga Porto Alegre