Lista de guias medicas – Porto Seguro

Plano de saúde - Médicos Credenciados

Médicos credenciados Porto Seguro por cidade

Médicos credenciados Porto Seguro por especialidade

Opiniões para Porto Seguro

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a avaliar Porto Seguro

Respostas dos especialistas

Especialistas de Porto Seguro estão respondendo perguntas que os usuários enviam a Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Dr. Daniel Cezar de Andrade Gomes da Silva
Dr. Daniel Cezar de Andrade Gomes da Silva

Esse é um tema delicado, mas muito importante. Crianças podem apresentar sequelas para sua vida toda por causa do uso indevido de medicações, pela mãe, durante a gestação. No caso do tratamento para glaucoma, temos de um lado o risco de progressão de glaucoma, e de outro, o risco de malformações fetais. O único colírio que pode ser usado, sem riscos, segundo estudos é o tartarato de brimonidina, um alfa agonista. O uso de betabloqueadores, como o maleato de timolol, assim como inibidores da anidrase carbônica, como a dorzolamida, possuem contra indicação relativa, ou seja, dependem do caso. Quanto aos análogos da prostaglandina têm contra indicação absoluta. Cada caso deve ser analisado com cautela, assim como acompanhado, para ser feita a substituição sem causar grandes riscos nem para o glaucoma da mãe, nem para a saúde do feto.

Dr. Carlos Eduardo Romeu
Dr. Carlos Eduardo Romeu

Olá. A prática de exercícios físicos com a orientação de um bom profissional de educação física ou fisioterapia faz parte de programas para reabilitação de pacientes com doença degenerativa da coluna vertebral, e tal profissional também deve estar capacitado a recomendar uma modalidade para pacientes com doença degenerativa da da coluna, avaliando caso a caso.

Cabe ao médico restringir a atividade caso haja piora da dor ou instabilidade durante certos tipos de movimentos incluídos numa atividade física específica, ou caso julgue de antemão que haverá instabilidade ou risco à coluna, de acordo com sua avaliação do quadro clínico e radiológico.

Neste caso infelizmente não se pode fazer uma recomendação sem uma avaliação do quadro por um neurocirurgião ou ortopedista especializado em coluna, em conjunto com um profissional de educação física ou fisioterapeuta.