Lista de guias medicas – Sinam

Plano de saúde - Médicos Credenciados

Médicos credenciados Sinam por cidade

Médicos credenciados Sinam por especialidade

Opiniões para Sinam

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a avaliar Sinam

Respostas dos especialistas

Especialistas de Sinam estão respondendo perguntas que os usuários enviam a Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Dra. Clarissa Alster Vicente
Dra. Clarissa Alster Vicente

Sim, é possível que o refluxo laringofaríngeo manifeste-se através de engasgo, rouquidão, pigarro e tosse particularmente noturna. Esse refluxo é diferente do refluxo gastroesofágico (RGE) porque a cirurgia anti-refluxo não tem bons resultados para o refluxo laringofaríngeo e é controversa.
Entretanto, caso seja diagnosticado RGE daí sim a cirurgia tem bons resultados. Há pacientes que não consegue-se diagnosticar o RGE nem por phmetria nem por manometria. Daí a impedanciophmetria tem papel importante. O tratamento do refluxo laringofaríngeo envolve restrições alimentares, parar de fumar e agentes neuromoduladores. Geralmente, não há resposta nem a remédios anti-refluxo e tampouco cirurgia. Tratar refluxo laringofaríngeo continua sendo um desafio.

Dra. Gisele Lima
Dra. Gisele Lima

Primeiro ponto: Sim você pode estar em um quadro de depressão, busque ajuda profissional de um psicólogo para depois se necessário, ele lhe encaminhe para um psiquiatra.

E quanto tempo está assim ? Geralmente isto ocorre quando se tem dificuldade em lidar com as coisas do dia a dia, situações difíceis e até mesmo ter passado por um trauma, por isso é importante buscar ajuda.